Após transplantes, Faustão “pega firme” na ginástica, filho comenta se apresentador tem restrições alimentares

publicado em

Faustão, 74 anos, vem usando o tempo livre da aposentadoria para se dedicar à ginástica após realizar dois transplantes. O apresentador precisou ficar um período a mais na internação devido a complicações e recebeu alta médica em abril.

Faustão
Reprodução: Instagram

O primeiro transplante foi de coração, realizado em agosto de 2023. Alguns meses depois, Faustão foi submetido a um transplante de rim. Veja mais: Faustão: saiba como é a recuperação pós-transplante de coração.

João Silva, um dos filhos do consagrado apresentador, entrou em mais detalhes sobre o atual estado de saúde de Faustão.

“Ele está bem, graças a Deus. Agora está em um momento onde as coisas estão evoluindo. Ele está pegando firme na ginástica. Falo que eu sou muito parecido com ele e a gente não é muito forte na ginástica, mas agora ele está pegando firme, está dedicado e isso faz uma diferença enorme”, celebrou o também apresentado, em entrevista à Quem.

Faustão e família
Faustão e sua família – Reprodução: Instagram

Faustão está sob acompanhamento nutricional com foco em alimentos proteicos para a recuperação muscular.

  Continua Depois da Publicidade  

“Pode comer de tudo, mas quanto mais comer proteína, acho que ajuda. Ele está falando com a nutricionista sempre. Uma pessoa fantástica que trabalha no Hospital Albert Einstein. Não é uma dieta específica, mas a proteína faz parte para ganhar massa e ficar bem para poder sair andando e curtindo a vida”, explicou.

Máquina de hemodiálise portátil

Mesmo após receber o novo rim, Faustão ainda tem que utilizar uma máquina de hemodiálise portátil, que permite a realização do procedimento em casa. Embora seja menor, a máquina tem um funcionamento parecido com a convencional e promove o tratamento com a mesma eficácia.

A duração e frequência do procedimento varia de três a cinco horas, a depender do estado clínico do paciente, podendo ser realizada de duas vezes a até todos os dias da semana.

No caso de Faustão, o órgão foi doado por um paciente falecido, portanto, o rim demorou um período para começar a funcionar e o apresentador ainda lidou com rejeições, por isso, houve a necessidade de permanecer com a diálise.

  Continua Depois da Publicidade  

O aparelho traz praticidade, mas também desafios, já que exige o treinamento adequado tanto do paciente, quanto da pessoa responsável.

Isso porque ela precisa trocar o cartucho utilizado para filtrar o sangue, acessar o sangue, normalmente por uma fístula arteriovenosa ou um cateter, monitorar os sinais vitais, administrar medicamentos e saber o que fazer em casos de emergência. Essa pessoa pode ser um cuidador, enfermeiro ou até mesmo um familiar.

A hemodiálise é o processo de limpar e filtrar o sangue, liberando substâncias prejudiciais à saúde, como excesso de líquidos e sal, necessária quando o rim do paciente não consegue realizar a sua função de maneira adequada.

Você tem acompanhado o caso de Faustão? Precisa ou conhece alguém que necessita de hemodiálise? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário