O anticoncepcional Gestinol 28 é uma pílula oral de uso contínuo, justamente por conter baixa dosagem, portanto não há o intervalo de sete dias da menstruação. Além de ser utilizado obviamente para prevenir a gravidez, é indicado muitas vezes na redução de cólicas e sintomas da TPM.
A combinação do gestodeno com etilinestradinol inibe a ovulação e evita a liberação da gonotrofina, suprimindo a penetração do espermatozoide no útero. Cada cartela desse medicamento possui 28 comprimidos que devem ser ingeridos ininterruptamente.
Durante o primeiro mês de uso é natural que o corpo ainda esteja em fase de adaptação ao medicamento, por isso algumas reações adversas podem ocorrer. Mas será que dentre os efeitos colaterais está o fato de que o anticoncepcional Gestinol 28 engorda? Ou pode ser que ele emagreça? Acompanhe abaixo para mais detalhes.
O anticoncepcional Gestinol 28 é indicado para mulheres que querem interromper a menstruação por um período determinado ou para tratamento dos sintomas da menstruação, como cólicas intensas, enxaqueca e outros sintomas inconvenientes advindos da TPM.
Além da prevenção da gravidez, este anticoncepcional tem como destaque reduzir os incômodos da menstruação, bem como diminuir doenças como endometriose e câncer de ovário. Também ajuda na prevenção da endometriose, uma doença que vem se tornando frequente em mulheres ao redor do mundo. É um anticoncepcional de uso contínuo que contém apenas progesterona.
Para portadoras de endometriose, esta pílula é indicada para o controle da doença ou para prevenção da doença. E em geral é usada após cirurgias e após o uso dos análogos. No caso de miomas, espera-se que sejam reduzidos com o uso da pílula.
Uma das usuárias não recomenda o Gestinol 28, pois ao invés de tratar a cólica como promete, o anticoncepcional aumentou as dores, além de aumentar também o fluxo de sangue. Porém, ela conta que já usou o Gestinol 28 anteriormente por três anos e nunca teve efeitos indesejados. Ela possui dois cistos no ovário e que irá procurar a ginecologista para uma nova orientação.
Uma outra usuária relata que possui um mioma de 3 cm e por isso foi orientada a ingerir o medicamento para o tratamento, mas ela conta que desde que iniciou a ingestão de hormônios ela engordou 10 kg. Entretanto, ela não especifica se o problema advém apenas do Gestinol 28 ou de todos medicamentos com hormônios que ela vêm tomando.
Um dos efeitos colaterais relatados é o ganho de peso. Isso pode ocorrer devido ao inchaço e retenção de líquidos que os hormônios presentes na fórmula geram no organismo. Apesar de cada pílula da cartela de uso contínuo conter menos hormônio do que os anticoncepcionais tradicionais que são ingeridos com uma pausa de sete dias, a ingestão diária e ininterrupta pode contribuir para esse inchaço, pois as mulheres que dão a pausa para menstruar podem ver o inchaço diminuir após passarem pela menstruação.
Entretanto, isso varia de corpo para corpo e está diretamente relacionado ao metabolismo de cada mulher, sendo difícil prever as reações que determinado anticoncepcional gera sobre cada pessoa. Por isso, dizer que o anticoncepcional 28 emagrece também é muito relativo, pois varia de acordo com a predisposição aos hormônios de cada mulher.
Na dúvida, consulte um ginecologista para uma avaliação específica, mas tenha em mente que o anticoncepcional Gestinol 28 engorda sim em determinados casos, e quando isso ocorre basta solicitar a troca de medicamento junto ao especialista.
Por conter baixas dosagens hormonais, as pílulas devem ser ingeridas sem a pausa das versões tradicionais. Bata tomar um comprimido por dia, iniciando no primeiro dia da menstruação, completando a ingestão das 28 pílulas presentes na cartela, e quando a cartela acabar, já iniciar a nova no dia seguinte, sem interrupção.
Este medicamento foi desenvolvido para uso contínuo e, por isso, não acarreta nenhum problema quanto a isso, diferente dos anticoncepcionais normais que não devem ser ingeridos continuamente por conta de doses mais altas de hormônios. O Gestinol associa progestogênio e estrogênio sintético.
Se uma mulher iniciou a ingestão do anticoncepcional no primeiro dia da menstruação, o Gestinol 28 já estará fazendo efeito desde a primeira pílula. Vale lembrar que a primeira cartela é de adaptação do corpo ao hormônio, por isso podem ocorrer sangramentos de escape até o uso da terceira cartela. Outros efeitos colaterais podem ser o ganho de peso, dor de cabeça, náuseas, inchaço das mamas, distúrbios gástricos, depressão, cloasma e alterações na libido – que pode aumentar ou diminuir.
O uso contínuo do Gestinol 28 pode levar à amenorréia, que nada mais é do que a falta de menstruação. Trata-se de mais uma opção contraceptiva, especialmente indicada para aquelas mulheres com sintomas intensos de TPM e que desejam se livrar desses problemas.
Antes de iniciar o tratamento, deve ser realizado exame clínico, que incluirá, entre outros: medida de pressão arterial, pesquisa da glicosúria e, se necessário, hepatograma, além de minucioso exame ginecológico das mamas e citologia cervical oncológica. A possibilidade de gestação deve ser excluída, pois é completamente contraindicada a ingestão de anticoncepcional por mulheres grávidas.
Em tratamento prolongado recomenda-se o controle médico semestral. Durante o tratamento com esteróides, têm-se observado, algumas vezes, alterações hepáticas benignas e outras mais raras também malignas, que em casos isolados podem provocar hemorragias intra-abdominais graves. A mulher deve informar ao ginecologista quaisquer reações adversas e indesejadas, pois dependendo da gravidade do problema a administração da pílula deve ser interrompida imediatamente.
A pílula Gestinol 28 deve ser observada com cuidado em mulheres com diabetes, hipertensão arterial, varizes, otosclerose, esclerose múltipla, epilepsia, porfiria, tetania, coréia menor, antecedentes de flebite ou tendência para diabetes
Veja Todos Comentários
Boa noite, tenho uma prima que começou o uso desse medicamento, e por incrível que pareça, ele está causando muita dor e sangramento nela, não entendo pq os médicos indica um medicamento, onde o mesmo não faz o efeitos que os médicos falam que faz.
Sim engorda e muito o meu ganho de peso foi enorme e não consigo emagrecer
Eu amei o resultado porq ganhei peso ?tomava tantas vitamina e nada já esse não troco por nada .
gostaria de saber se alguém adquiriu diabetes ou ficou pré diabetes tomando gestinol 28, pq já faz 3 meses que tomo e tenho sentido depressão picos de ansiedade e uma fome que não passa, passo mal com muita dor no estômago mesmo estando de barriga cheia, mesmo depois de uma boa refeição passo maldade fome,, e isso predispõe uma pré diabete, tô com medo
Com apenas 3 cartela de gestinol,,, engordei 5 kg,,,o fluxo de sangue aumentou muito, comecei a ter cólicas náuseas dor de cabeça com frequência ,vou voltar a tomar meu anticoncepcional de antes,,,além de ser bem mais em conta
Ele me fez emagrecer 14kilos mais incha meusx seios tenho depressão quando esqueço de tomar sangro muito
Eu tive perda de peso perdi 11 kl nós primeiros meses depois estabeleceu .
Gestinol 28 engorda eu tenho que tomar ele direto e quero saber se ele engorda?
Olá! Tenho 32 anos, dois miomas pequenos e suspeita de endometriose, por isso meu ginecologista recomendou Gestinol e estou tomando há duas semanas. Pra mim está sendo bem difícil entender se minhas alterações são efeitos colaterais dele, pois tenho me sentido mais triste, mas estou de luto pela minha mãe há pouco tempo, tenho sentido dor de cabeça, mas acho que é a vista, perdi peso nas últimas semanas e estou com menos apetite, mas também estou tentando reeducar minha alimentação e fazendo mais exercícios... Enfim, a única coisa que sei que é efeito colateral são as espinhas nas costas e no ombro, pois nunca tive tantas. No demais, é um alívio ler outros depoimentos, caso eu me lembre, voltarei após a terceira tabela pra contar como foi.
Olá,Boa noite.
Eu tenho 51 anos, fiz em março deste ano, e fazia uso há 3 meses do Elani 28 indicada para cessar sangramentos persistentes causados pela pré menopausa (não tenho outra causa evidente) e a anemia profunda que estava. No entanto,os sangramentos não cessaram com o anticoncepcional optado pela ginecologista. Neste período, de três meses, ganhei quase seis quilos.
Em abril a minha médica trocou o Elani 28 pelo Gestinol 28,ambos do mesmo laboratório,e os sangramentos cessaram porém o ganho de peso em pouquíssimo tempo foi ainda maior, de mais de sete quilos.
Como eu já estava com sobrepeso ao iniciar o anticoncepcional no início do ano agora estou com obesidade leve e fui diagnosticada com resistência insulínica, ou seja, pré diabética.?
Eu não fazia ideia da bomba que era tomar anticoncepcional na minha idade em que o metabolismo está super desacelerado e as taxas hormonais totalmente descontroladas.
Tenho três filhos adultos e só fiz uso de anticoncepcional por um ano após me casar.
A médica sugeriu colocar um Diu, Mirena, mas somente após este período de pandemia. Parei de tomar o Gestinol por conta própria há três semanas e Graças a Deus o primeiro sangramento veio dentro do meu normal e estou aguardando o primeiro ciclo depois disso tudo.
Estou mais depressiva, com crises de fibromialgia e faço fisioterapia três vezes por semana para controle da dor além de terapia e medicamentos para depressão.
O médico que fez os partos da minha mãe, que me trouxe ao mundo, fez também os partos dos meus dois filhos mais velhos, me disse uma vez: " Vivemos num mundo em que se tem a consciência de proteger o meio ambiente, a vida dos animais, como as baleias, e a mulher é o "animal" menos protegido. A mulher é feita estéril antes mesmo do auge da fecundidade, entre os 20 e 30 anos, pois não ovula (anticoncepcionais são anovulatórios) e os efeitos desta "esterilidade forçada" virá não daqui a dez anos mais daqui a trinta, quarenta anos. Uma paciente morreu que atendi recentemente morreu por problemas cerebrais devido ao uso durante anos de anticoncepcional."
Este médico, hoje falecido, fez parte do Conselho de Ética do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro. Ainda que este grande médico tenha sido bastante conservador, defendia o método natural (bilings), mantinha firme suas convicções de que a saúde da mulher e a preservação da vida humana como a vida em todas as suas espécies, têm que fazer parte dos diálogos e discussões sobre formas menos agressivas e mais naturais de contracepção.
Maristela.
Quem puder jamais tome
Tomo gestinol 28 há 8 anos e só notei que retenho liquidos mais que o normal, não tenho escapes e nem cólicas menstruais ou sinais da TPM..
Boa noite, você toma no mesmo horário corretamente todos os dias ?