Anticoncepcional engorda?

atualizado em

Um dos maiores medos das mulheres ao iniciar um tratamento com anticoncepcional é engordar. 

Quando foi lançada na década de 60, as pílulas anticoncepcionais contavam com doses muito altas de hormônios, o que promovia fortes efeitos colaterais, como aumento do apetite e ganho de peso. 

Embora esses e outros efeitos colaterais tenham sido consideravelmente reduzidos com o desenvolvimento das pílulas modernas, muitas mulheres relatam um ganho de peso devido ao uso do anticoncepcional. O assunto ainda é um pouco controverso e não há como dar uma resposta simples para esta pergunta, pois cada organismo reage de uma forma.

Veja como entender os efeitos do anticoncepcional no seu corpo, para saber se o seu ganho de peso tem relação direta com a pílula.  

O que é o anticoncepcional?

Mão segurando anticoncepcional
Muitas mulheres se queixam dos efeitos colaterais das pílulas anticoncepcionais

A pílula anticoncepcional fornece hormônios sintéticos ao organismo da mulher, para impedir a ovulação. Esses hormônios são análogos (parecidos quimicamente) com o estrogênio e a progesterona, naturalmente produzidos pelos ovários. 

A hipófise, uma glândula presente no cérebro, detecta que os níveis hormonais estão elevados e inibe a produção de FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante), pois “entende” que não é necessário que os ovários produzam mais hormônios. Dessa forma, a ovulação é impedida e, consequentemente, a fertilização e o desenvolvimento de uma gestação. 

Há ainda as pílulas simples, que contêm apenas um hormônio, geralmente derivado da progesterona. Recentemente, foram desenvolvidas as pílulas de hormônios bioidênticos, uma reprodução química e molecular idêntica aos hormônios encontrados no corpo. 

Há vários tipos de pílulas que são indicadas de forma individualizada para cada mulher. A eficácia do método contraceptivo não depende exclusivamente do tipo de pílula prescrita pelo seu médico ou médica ginecologista, mas também de sua adesão ao tratamento, tomando a pílula todos os dias, no mesmo horário. Veja o que fazer se esquecer de tomar o anticoncepcional

O anticoncepcional engorda?

Há duas respostas para esta pergunta, uma curta e outra longa. A curta é: o anticoncepcional não engorda. A longa é a de que o anticoncepcional engorda dependendo de uma série de fatores e também do que você entende por “engordar”.

As pílulas anticoncepcionais usadas atualmente têm uma concentração de hormônios até 10 vezes menor do que os primeiros anticoncepcionais orais. 

Essa carga hormonal elevada aumentava a tendência à retenção de líquidos, como a que ocorre naturalmente na fase pré-menstrual. O acúmulo de líquido nas células leva, sim, ao aumento de peso na balança, porém isso não é o mesmo que engordar, o que implica em ter o percentual de gordura corporal aumentado.

Ainda hoje, com as pílulas anticoncepcionais atuais, muitas mulheres notam um ganho de peso, algo em torno de 2 kg, após começarem o tratamento. 

Este efeito tende a ser mais intenso nos 3 primeiros meses de uso, variando conforme os hábitos de vida de cada mulher, como a quantidade de sal ingerida, prática de exercícios físicos, ingestão de água, entre outros. 

Outro efeito possível de ser observado é o aumento das celulites, provocada pela retenção de líquido nas células. Então, mulheres que já têm uma região do corpo com celulites, podem observar o seu aumento. 

É mais difícil, no entanto, haver um ganho de peso real – aumento do percentual de gordura corporal – por conta do anticoncepcional. Em geral, o anticoncepcional alivia os sintomas da TPM, então é provável que a ansiedade, o desejo por doces e a fome emocional sejam controlados durante o uso do anticoncepcional. Nesse caso, se você é uma mulher que sofre com estes sintomas da TPM, é possível que o anticoncepcional te ajude inclusive a emagrecer.

O anticoncepcional pode atrapalhar o emagrecimento

O uso da pílula anticoncepcional não altera apenas a produção natural dos hormônios femininos, mas também o importante pico de testosterona que ocorre no corpo da mulher na fase ovulatória.

Evolutivamente, esse pico de testosterona ocorre para aumentar a libido e, consequentemente, as chances de ocorrer uma gravidez nessa fase do ciclo, que é propícia para a fecundação. 

Contudo, esse hormônio tem outros efeitos no corpo feminino, como o aumento da disposição, a facilitação de perda de gordura e ganho de massa magra e diminuição da ansiedade. 

Sem essa ação da testosterona, a mulher sente-se menos disposta para treinar e gastar energia, tem mais dificuldade para ganhar músculos e perder gordura e tem seu apetite mais aumentado ou descontrolado, por questões emocionais. Este cenário é muito propício para o ganho de peso, um efeito indireto do uso do anticoncepcional. 

Para ilustrar, em 2009 a Universidade do Texas publicou um estudo intrigante. Os pesquisadores acompanharam 73 mulheres que praticavam musculação e descobriram que as praticantes que não tomavam a pílula conseguiam desenvolver 60% mais músculos do que as mulheres que tomavam. 

Isto pode dificultar a perda de peso por mulheres que estão enfrentando um quadro de sobrepeso ou obesidade e, ainda, causar uma frustração naquelas mulheres que mantêm uma rotina disciplinada de exercícios físicos e ainda assim não conseguem obter resultados no nível esperado. 

Como saber se o meu anticoncepcional engorda?

Primeiramente, você tem que ter em mente que o ganho de peso pode ser algo temporário. Em geral, o tempo de adaptação à pílula é de 3 meses. Isto quer dizer que você precisa esperar ao menos este tempo para saber se o seu anticoncepcional realmente te fez engordar ou se foi apenas uma retenção de líquidos passageira.

Entenda também que pequenas flutuações de peso de um mês para o outro acontecem normalmente e é difícil apontar com segurança o motivo. É provável que seu médico insista com a medicação por mais 3 meses, mesmo que você perceba, depois dos 3 primeiros meses de uso, que o anticoncepcional te fez ganhar peso.

Em segundo lugar, você precisa ser honesta consigo mesma. Você está mantendo um plano alimentar saudável, sem muitas escapulidas e assaltos à geladeira? Está praticando exercícios físicos regularmente ou ficou mais sedentária após o tratamento? Não adianta culpar o anticoncepcional se seu excesso de peso está vindo de outra fonte.

Por último, você precisa ter um controle de peso. Pese-se quando iniciar a cartela e pese-se novamente no mês seguinte. Houve um aumento significativo? Repita o procedimento. 

Se você está mantendo sua rotina alimentar e de exercícios e está engordando, talvez seja bom esclarecer suas dúvidas com seu médico ou médica ginecologista. 

Somente ele ou ela poderá avaliar se é o caso trocar a pílula ou tentar um outro método anticoncepcional. Em alguns casos, pode ser indicada até uma reposição de testosterona, para equilibrar os níveis hormonais.

Como escolher um anticoncepcional que não engorde?

Mulher com anticoncepcional
É importante informar ao ginecologista o que acontece no seu organismo

Esta escolha será feita pelo seu médico ou médica ginecologista, mas você pode e deve contribuir com informações para que ele ou ela faça a melhor escolha. 

O médico ou médica que irá te acompanhar nesse tratamento precisa conhecer seu histórico, então é válido saber responder às seguintes questões que podem ser levantadas na consulta: 

  • Você tem tendência à retenção de líquido? 
  • Você tem histórico de ganho, repentino ou não, de peso? 
  • Você toma algum outro medicamento? 

Tudo isso são questões pertinentes para discutir com seu médico antes de sair do consultório com a receita em mãos. Mas não é só isso.

Entenda que a noção de que alguns anticoncepcionais engordam, e outros não, é um tanto equivocada. Vale repetir: as pessoas são diferentes e o que funciona para algumas, não funciona para outras. Portanto, para saber se uma determinada pílula anticoncepcional engorda ou não, só fazendo o teste.

Dessa forma, se você estiver pensando em tomar anticoncepcional, procure um/uma ginecologista, faça todos os exames, converse e, então, inicie o tratamento. Se não der certo, não se preocupe: seu/sua médico(a) te ajudará a encontrar algo que funcione bem para você, sem provocar tantos efeitos colaterais.

Você toma ou já tomou anticoncepcional com regularidade? Você notou alguma diferença no seu peso? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Akemi Martins

Dra. Akemi Martins Higa é bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Doutora na área de Medicina Tropical e Saúde Internacional, com ênfase em doenças neurodegenerativas, pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de nanotecnologia e imunologia aplicada ao diagnóstico de neuromielite óptica e esclerose múltipla. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário

3 comentários em “Anticoncepcional engorda?”

  1. Eu tomo ciclo 21 a 7 anos e sempre tive efeito sofona emagreco depois engordo tenho uma pele oleosa mancha na face e Dores de cabeca tenho espinhas cravos celulites Não sei se tudo isso e causado pelo remedio mais gostaria de novas opcoes de algum anticoncepcional que nao cause tanto efeito colaterais.

    Responder
  2. Eu tomo esse anticoncepcional faz 8 meses mais me arrependi eu engordei de mais. não engordei tanto na minha gravidez mais quanto comecei a tomar esse anticoncepcional engordei muito vou parar de tomar

    Responder