O androgel é a testosterona em gel utilizada em terapias de reposição hormonal em homens, que estão com seus níveis de testosterona baixos no sangue. O gel é uma das formas de reposição da testosterona, que também pode ser feita por via oral ou com injeções.
O androgel pode ser encontrado em farmácias e drogarias, sendo vendido em caixas com sachês individualizados. A venda só é permitida com prescrição médica e a dose, bem como o tempo de uso, são definidos pelo médico ou médica responsável.
Veja para que serve o androgel, como usá-lo, os cuidados necessários e os possíveis efeitos colaterais.
A baixa produção de testosterona pelo organismo pode ser resultante de dois problemas de saúde principais: o hipogonadismo primário, que é a baixa produção de testosterona por problemas nos testículos, ou hipogonadismo secundário, quando a origem do problema é na hipófise, estrutura no cérebro importante para a produção de testosterona.
Os sintomas mais comuns de baixa produção de testosterona são oscilações de humor, depressão, cansaço e sono durante o dia, aumento da gordura abdominal, perda de massa muscular e óssea, libido baixa e disfunção erétil.
Esses problemas podem começar a se manifestar a partir dos 30 anos, sendo mais comum após os 40.
Dessa forma, o uso do androgel para reposição hormonal é indicada para homens acima dos 35 anos de idade que tenham o diagnóstico comprovado de baixa produção de testosterona, e para homens mais idosos.
A reposição hormonal com o androgel aumenta os níveis de testosterona circulante no sangue, contribuindo para a melhora dos sintomas.
Os resultados do uso do androgel são rápidos, já no primeiro mês de tratamento o paciente sente melhora no humor, na disposição física e sexual.
Antes de usar o androgel como tratamento, o médico ou médica andrologista/urologista solicitará exames laboratoriais de dosagem de testosterona no sangue. Com o resultado do exame, será possível saber o quanto de testosterona não está sendo produzida e, assim, o quanto deve ser reposta com a terapia.
O conceito do tratamento de reposição hormonal é repor a quantidade de hormônio que não está sendo produzida naturalmente pelo corpo, para que os níveis fiquem normalizados e o homem não sofra com os sintomas.
Dependendo da situação, a terapia pode ser iniciada com uma dosagem maior do que a necessária, como uma forma de suprir as necessidades do organismo de forma mais rápida. Esse tipo de abordagem é chamada de “dose de ataque“, cujo tempo de uso é bem estabelecido e controlado.
A partir disso, um outro exame é realizado para mais uma dosagem do hormônio no sangue. Uma vez que este primeiro tratamento tenha dado bons resultados, se inicia a fase de manutenção, com doses menores.
Em alguns casos, você poderá sair com a receita médica e comprar o androgel diretamente em farmácias convencionais, que vendem o androgel com base hidroalcoólica a 1%, em sachês de 5g, contendo 50 mg de testosterona em cada. Uma caixa com 30 envelopes é o suficiente para 1 mês de tratamento.
Se a concentração necessária for menor ou maior do que 50 mg, é necessário manipular o androgel em farmácias de manipulação, que fará a formulação com a concentração exata que foi prescrita pelo médico ou médica.
O primeiro passo é a escolha do local de aplicação, que deve ser uma região com pele mais fina, intacta e livre de pelos. Geralmente, se aplica o androgel na pele do ombro, barriga, braço ou pescoço. A aplicação deve ser feita uma vez ao dia, pela manhã.
Alguns cuidados importantes, para que o androgel seja completamente absorvido e faça o efeito desejado:
Outro cuidado muito importante é evitar a transferência do gel através do contato com crianças e mulheres. O androgel é indicado para reposição hormonal em homens, sendo prejudicial para mulheres e crianças. Se ocorrer um contato acidental, deve-se lavar a região imediatamente com água e sabão.
O androgel pode irritar a pele de alguns pacientes, causando:
Além desses efeitos na pele, o uso do androgel pode provocar dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, aumento da pressão arterial, ginecomastia, queda de cabelo e aumento na quantidade de glóbulos vermelhos no sangue.
Ao perceber qualquer efeito colateral, converse com seu médico ou médica, para uma reavaliação, pois, às vezes, é necessário reajustar a dose.
O uso da testosterona em gel afeta a produção natural desse hormônio pelo corpo, pois a concentração hormonal normalizada no sangue faz com que a hipófise (no cérebro) emita uma mensagem para os testículos produzirem menos testosterona e espermatozóides, a fim de não haver excesso.
Como resultado, a testosterona em gel impacta diretamente na fertilidade masculina, então, se você deseja ter filhos, é preciso comunicar ao médico ou médica, para que isso seja levado em consideração na prescrição do hormônio.
Por este motivo, também, o androgel não é indicado para tratamento de infertilidade ou impotência masculina, nem para aumento de performance física (fins estéticos).
Veja Todos Comentários
Androgel faz crescer Pelos no corpo e piora o sono...!