A gastrite é uma inflamação do revestimento do estômago que pode ser causada pelo uso prolongado de anti-inflamatórios, pelo consumo excessivo de álcool e cigarro, estresse crônico, por uma infecção causada pela bactéria Helicobacter pylori, ou qualquer outra causa que afete o funcionamento deste órgão.
Às vezes, a gastrite pode ser uma condição autoimune em que o sistema imunológico ataca erroneamente as células que revestem o estômago. A seguir, vamos conferir alguns dos sintomas e como modificar sua dieta, evitando os alimentos ruins para gastrite.
Sintomas da gastrite
- Desconforto abdominal;
- Pouco apetite;
- Dor abdominal;
- Inchaço, arroto ou sensação de estar satisfeito que piora ao comer;
- Náusea e às vezes vômito.
A gastrite grave pode levar à erosão do revestimento do estômago, provocando o surgimento de úlceras dolorosas e fezes escuras, que são um sinal de sangramento no estômago. Além disso, também pode causar anemia ou redução dos glóbulos vermelhos na circulação sanguínea, levando à falta de ar quando a pessoa pratica atividades físicas, e consequentemente à fadiga.
Nem sempre é suficiente diagnosticar essa condição com uma simples análise dos sintomas. As vezes é necessário fazer um exame chamado endoscopia. Neste procedimento o médico insere um tubo flexível bem fino com uma câmera em sua extremidade, pela garganta da pessoa para que possa capturar imagens do sistema digestivo.
Modificar a dieta para tratar gastrite
Embora existam vários tratamentos médicos para gastrite, há alguns alimentos que pioram os sintomas. O recomendado é manter um diário alimentar e acompanhar quais deles fazem mal. Se notar uma conexão entre certos alimentos e sintomas, é recomendado suspender o consumo por um tempo e observar uma possível melhora desta inflamação.
Tipos de alimentos ruins para gastrite
Alguns alimentos favorecem a secreção de ácido gástrico e devem ser ingeridos com maior cuidado, pois agridem as paredes do estômago. A seguir veja a lista dos 4 principais alimentos ruins para gastrite.
1. Alimentos picantes
Alimentos picantes são mais propensos a atacar o revestimento do estômago e podem intensificar os sintomas da gastrite, por isso, os pratos preparados com pimenta, molhos picantes, curry e mostarda por exemplo, podem causar refluxo ácido, ou agravá-la ainda mais.
2. Determinadas bebidas
Todas as bebidas alcoólicas e aquelas que são ricas em gordura, como os leites e achocolatados, e também os sucos de frutas cítricas, são extremamente prejudiciais à mucosa estomacal e por tal razão, os médicos recomendam a interrupção imediata do seu consumo.
A cafeína, presente no café, nos chás, no mate, e nos refrigerantes à base de cola, também deve ser evitada porque produz um efeito direto na mucosa do estômago, provocando irritação.
3. Vegetais crus
Quando uma pessoa está lidando com a gastrite crônica, é aconselhável evitar vegetais crus. Para muitas pessoas, os alhos e cebolas podem causar a sensação de queimação e dor, enquanto que para outras, os tomates podem ser alimentos ruins para gastrite.
As pessoas que sofrem de gastrite podem comer legumes, mas de preferência cozidos e/ou cortados em pedaços pequenos, para que eles possam ser digeridos mais facilmente. Além disso, especialistas em saúde recomendam a pessoas com gastrite que mastiguem bem os alimentos antes de engolir para evitar a irritação no estômago.
4. Comidas gordurosas
Alimentos gordurosos são ruins para gastrite, pois podem iniciar um processo de inflamação do revestimento do estômago.
Não é recomendado o consumo de alimentos que contêm gorduras trans, como por exemplo ovos fritos, anéis de cebola, doces fritos, batatas fritas, frango frito, pão branco, massas, frutos do mar e carne à milanesa, pois além de irritar a mucosa gástrica, eles também podem elevar a pressão arterial ou levar à doenças cardiovasculares e obesidade.
Além dos alimentos citados acima, outros também são prejudiciais para a gastrite:
- Alimentos com glúten;
- Soja;
- Grãos;
- Batatas;
- Laticínios (com exceção do iogurte orgânico);
- Alimentos processados;
- Chocolate;
- Milho;
- Bebidas energéticas.
Por meio de uma alimentação equilibrada, os nutrientes absorvidos pelo nosso organismo podem ajudar a diminuir o desconforto causado pela gastrite, facilitando o processo de digestão ou “acalmando” os estômagos mais sensíveis.
Além disso, comer em intervalos regulares também é uma maneira de ajudar a tratar o problema. A dica é dividir as três maiores refeições em seis menores e ver se os sintomas diminuem.
Vídeo: 10 piores alimentos para gastrite
Assista aos vídeos abaixo e aprenda mais sobre os alimentos que atrapalham e os que ajudam quem sofre com a gastrite.
Vídeo: Melhores alimentos para gastrite
Fontes e referências adicionais
- Gastritis, Harvard Medical School
Fontes e referências adicionais
- Gastritis, Harvard Medical School
Eu evito alimentação que faz mal.pra minha gastrite porque tenho crises de muita dor abdominal a dor vai de zero a 10 em segundos, junto passo muito mal a dor é tão intensa que não consigo deitar é nem ficar sentada, tem um valor subindo que vem de dentro , suor , vomito eu fico muito mal,mas é difícil comer sem nenhum tempero ou cebola, tomate, pimentão para dar gosto, o pior é o peixe para fazer de molho sem tempero não dar , frito não dar fica muito difícil, como arroz , integral é macarrão também, pão integral, e feijão só o caldo muito difícil.
Boas dicas. Obrigado!