Como anda a sua audição? Você tem dado a devida atenção à sua saúde auditiva? Sabia que é possível prevenir a perda auditiva? Pois, então, é sobre a audição que falaremos neste artigo, mais precisamente, como determinados alimentos podem ajudar a prevenir a perda auditiva.
Sensação de zumbido no ouvido, se esforçar muito para poder ouvir e acompanhar as conversas, ouvir errado o que lhe falam: estes são só alguns dos sinais de que você pode estar apresentando perda auditiva.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de pessoas, entre 12 e 35 anos, correm o risco de perder a audição, mesmo que não seja perceptível inicialmente. Isso ocorre devido a vários fatores, desde exposição prolongada à música muito alta até (acredite), o uso errado dos cotonetes.
Principais causas da perda auditiva

Dentre as principais causas da perda auditiva, podemos destacar as seguintes:
- Barulhos muito altos e frequentes: Existe o risco de dano às pequenas células ciliadas quando elas são expostas a um barulho muito alto Se destruídas, elas não podem ser substituídas.
- Umidade: O excesso de umidade nos ouvidos pode facilitar a entrada de bactérias e um possível ataque ao canal auditivo, resultando em complicações, como infecções, que afetam a capacidade de audição.
- Infecções no ouvido: É preciso muita atenção aos sinais de gripes e resfriados que causem dores no ouvido, para evitar possíveis complicações na saúde auditiva.
- Cotonetes: Ao colocar qualquer objeto dentro do canal auditivo, como cotonetes, por exemplo, existe o risco de perfurar o tímpano, causando a perda auditiva.
- Determinadas doenças: Algumas doenças podem contribuir para perda como otites, labirintites, doença de Ménière, colesteatoma, Síndrome de Usher, entre outras.
- Medicamentos: Alguns remédios, como a aspirina, por exemplo, se mal usados, podem causar variados graus de perda auditiva.
Alimentos para prevenir a perda de audição
É possível contar com a ajuda de alguns alimentos para tentar prevenir a perda de audição. Na lista de produtos que não podem faltar para quem quer garantir mais saúde auditiva, estão os alimentos ricos em magnésio, potássio e zinco. Dentre os principais, podemos destacar: ´
- Abacate
- Amêndoas
- Banana
- Batata doce
- Beterraba
- Espinafre
- Feijão preto
Entretanto, embora alguns alimentos possam prevenir o problema, quando já existe a perda auditiva, a dieta balanceada não é capaz de reverter o problema, o indicado é que se procure um profissional para o uso do aparelho auditivo indicado para cada caso e grau de surdez.