Você sabe dizer se o Alface Engorda ou se o Alface Emagrece?
“Coma essas verduras!” Você provavelmente ouviu isso sua vida inteira, e se você é como a maioria das pessoas, você ainda tem problemas para comer todas as “verduras” que você deveria. Com isso em mente, pode ser difícil imaginar comer muito de um vegetal, como a alface, para se preocupar com o equivalente a uma overdose de alface. Entretanto, como sempre, muito de uma coisa boa pode ser ruim. Embora haja diferentes tipos de alface, sua composição básica é a mesma, e se consumida em excesso, ela pode exacerbar certas condições cardíacas.
Há seis tipos principais de alface cultivadas para consumo humano: manteiga, iceberg, romana, crespa, batávia e chinesa. Todas as alfaces são quase inteiramente feitas de água, contêm poucas calorias e são fontes de vitamina A e betacaroteno, que também é uma fonte de vitamina A. A alface também tem outras vitaminas e minerais, mas eles são encontrados em pequenas quantidades. A alface é cultivada há séculos, desde o Egito antigo.
Por ser feito principalmente de água, você tem que comer muito alface para que ele tenha um efeito negativo no seu corpo. Por conter betacaroteno, é possível comer tanto alface a ponto de adquirir carotenodermia. Carotenodermia se manifesta como uma coloração amarelada na pele, mas desaparece rapidamente se você diminui seu consumo de betacaroteno.
Pessoas que entram em competições de quem come mais geralmente comem grandes quantidades de alface para se prepararem para seus eventos. Por ter pouca gordura, açúcar e calorias, esses indivíduos usam a alface como uma maneira “saudável” de expandir seus estômagos. Uma vez que a alface fez seu trabalho, a pessoa está pronta para encher seu estômago aumentado na competição.
Para a grande maioria das pessoas, a alface emagrece, é saudável e pode ser consumida como parte de uma dieta balanceada. Uma salada grande te deixará satisfeita, mas é preciso uma grande quantidade de alface, ingerida ao longo do tempo, para oferecer riscos para uma pessoa. Se você tem problemas digerindo alface ou tem uma condição que você acha que pode ser afetada pela alface, consulte seu médico, pois, se o alface engorda devido a isso, você precisa saber.
Quase todos os alimentos podem causar ganho de peso quando ingeridos em quantidades grandes o bastante. Se você está tentando perder peso, poucos alimentos oferecem tão poucas calorias que você pode comê-los em quantidades ilimitadas (a não ser, é claro, os suplementos para perder peso). Aqueles que contém poucas calorias também oferecem pouca nutrição. Entretanto, quando você só quer alguma coisa para mastigar, alguns alimentos pouco calóricos podem ajudar a te satisfazer, pelo menos temporariamente, sem adicionar quilos extra.
Poucos alimentos são completamente livres de calorias, mas alguns, incluindo alguns tipos de alface e vegetais como repolho, couve flor, aipo, brócolis, alface e rabanete, chegam perto. Seria quase impossível ter uma overdose desses alimentos porque eles oferecem volume e podem causar desconforto se você comer muito deles. Alguns vegetais pouco calóricos podem causar gases; grandes quantidades de vegetais crus pode causar dor de estômago. Uma pimenta verde grande contém apenas 45 calorias, então 10 pimentas verdes por dia equivaleria a aproximadamente o mesmo número de calorias de dois doces. Você provavelmente acharia 10 pimentas verdes um pouco difícil de comer, entretanto.
Muitas das frutas e vegetais com menos calorias também contém calorias indigeríveis na forma de fibras. Já que seu corpo não pode absorvê-las, as calorias contidas nas fibras passam pelo trato digestivo essencialmente indigeridas. Seu corpo também tem dificuldade para quebrar açúcares alcoóis, encontrados em muitos alimentos como um substituto do açúcar. Além de serem indigeríveis, açúcares alcoóis geralmente causam diarreia, o que acelera os alimentos pelo seu trato digestivo antes que seu corpo possa absorver os nutrientes deles.
Dietas ocasionalmente aparecem alegando os benefícios quase milagrosos de alguns alimentos como repolho, frutas cítricas ou aipo. Entusiastas alegam que comer esses alimentos queima mais calorias do que eles contém, então comer grandes quantidades pode te ajudar a perder peso. Infelizmente, não existe qualquer prova científica para validar qualquer dessas alegações, diz a Dra. Nancy Snyderman, chefe médica da NBC News, em um artigo em maio de 2009 na Time Magazine.
Se você come mais calorias do que queima, você ganha peso, sendo assim, não importa se o alface emagrece. Nesse caso, o alface engorda por estar com todo o resto que ajudou a somar para você ultrapassar os seus limites. Enquanto isso é uma simplificação exagerada e algumas pessoas tolerem um tipo de alimento melhor do que outras, isso geralmente é verdade. Mesmo que você não coma nada além de vegetais ou frutas, ingerir calorias demais pode levar a ganho de peso. O que também é verdade, entretanto, é que é muito mais difícil comer demais de alguns alimentos que de outros, e esse é o segredo para emagrecer de vez. Se comer grutas ou vegetais pouco calóricos te satisfaz e te impede de ingerir alimentos mais calóricos, eles podem te ajudar a perder peso.
Veja Todos Comentários
Alface é substantivo feminino.