Água tônica na gravidez faz mal?

atualizado em

A água tônica é uma bebida muito popular em nosso país, mas será que ela pode ser consumida na gravidez? Faz mal?

Essa dúvida se deve às especificidades desse período da vida da mulher, onde ela tem que controlar o que comer e o que beber, para garantir a saúde do bebê.

Então, nesse artigo vamos descobrir se a água tônica pode causar algum problema para mulheres grávidas, além de entender melhor do que é feita essa bebida.

Aproveite para conhecer se água tônica faz mal para qualquer pessoa em geral, se o consumo de água tônica engorda de alguma forma e ainda conferir alguns alimentos perigosos para grávidas, que caso seja seu caso, você deve evitar.

Cuidados de saúde na gravidez

Quando a mulher fica grávida, ela precisa tomar uma série de cuidados para manter e melhorar a própria saúde e assim garantir que o desenvolvimento do seu filho aconteça da melhor maneira possível.

Por isso, o acompanhamento profissional é de extrema importância, e deve incluir médico obstetra, nutricionista e outros profissionais específicos, a depender das condições de saúde da futura mamãe.

Mas, mesmo com acompanhamento profissional, algumas dúvidas certamente vão aparecer, principalmente com relação a alimentos e bebidas.

Grávida pode tomar água tônica?

Água tônica
O quinino é um componente que merece atenção na água tônica

Esse é um assunto que causa algumas divergências entre os profissionais, uma vez que a água tônica contém quinino, uma substância que pode afetar o desenvolvimento do bebê.

Isso ocorre porque o quinino pode passar através da placenta da mãe para o feto, e existem evidências, ainda que limitadas, de que a substância pode provocar malformações congênitas.

Por isso, a especialista em fitness e doutoranda em biologia celular e molecular, Maria Hoven, destacou em seu artigo que a ingestão da água tônica na gravidez faz mal, ou seja, não é segura. 

Entretanto, é importante destacar que a quantidade de quinina presente na água tônica é mínima, muito menor do que as que são encontradas no medicamento.

Mas isso não quer dizer que a água tônica esteja liberada: como não existe uma quantidade segura do quinino para a gestante ou o neném, a água tônica realmente deve sim ser evitada durante a gestação.

O que é o quinino exatamente?

O quinino, ou quinina, é uma substância que possui várias ações no organismo, e por muitos anos foi utilizado como um dos principais tratamentos da malária.

Além disso, o quinino é usado para dar sabor à água tônica, um refrigerante bastante consumido no Brasil. E já que se trata de um refrigerante, por si só ela não pode ser considerada uma bebida saudável. Nesse sentido, conheça os 10 motivos que comprovam porque o refrigerante faz mal para a saúde

Entretanto, a concentração máxima de quinino que as bebidas gaseificadas podem apresentar é de 85 mg por quilo, que não é o suficiente para causar efeitos colaterais em pessoas saudáveis.

Efeitos colaterais do quinino

Grávida enjoada
Um dos possíveis efeitos colaterais é a náusea

Além do risco para gestantes, o quinino pode ainda causar outros prejuízos para a saúde, principalmente quando utilizado em doses mais altas. 

Entre as reações adversas associadas ao quinino, podemos citar: 

  • Náusea e vômito
  • Sensação de mal estar
  • Cólica estomacal
  • Diarreia
  • Confusão mental
  • Nervosismo
  • Zumbido no ouvido
  • Aumento do risco de sangramentos
  • Trombocitopenia, que é a diminuição da quantidade de plaquetas no sangue
  • Dano aos rins
  • Batimento cardíaco anormal 
  • Diminuição da concentração de açúcar no sangue, um problema conhecido como hipoglicemia
  • Reação alérgica severa

Além disso, como todos os refrigerantes, a água tônica reduz a absorção de cálcio pelo sistema digestivo, o que pode causar a diminuição da densidade dos ossos, e com isso, fraturas podem ocorrer.

Porém, como mencionado anteriormente, o quinino da água tônica é diluído ao ponto de ser improvável sofrer com seus efeitos colaterais, que são mais comuns quando a substância é utilizada na forma de remédio.

Contraindicações da água tônica

Além de ser contraindicado para mulheres grávidas, a água tônica deve ser evitada por alguns grupos de pessoas, como:

  • Pessoas que têm histórico de má reação à água tônica ou ao quinino.
  • Pessoas com diagnóstico de arritmias cardíacas.
  • Diabéticos, devido ao risco de hipoglicemia.
  • Pessoas alérgicas ao quinino.
  • Pessoas com problemas gástricos, como gastrite ou úlcera.

Outro ponto importante é que pessoas que utilizam alguns medicamentos, como anticoagulantes, antiácidos, antidepressivos e estatinas (medicamentos para reduzir o colesterol) devem conversar com um médico sobre os riscos de consumir água tônica regularmente.

Vídeo: 10 alimentos perigosos para grávidas

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que água tônica na gravidez faz mal? Tem costume de tomar essa bebida e pretende parar agora? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário