Propriedades dos Alimentos

Água com Calcário Faz Mal à Saúde?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

A superfície da Terra é composta por 2/3 de água, porém apenas 1% é água potável, que parcialmente está poluída, e entre esse 1% está a água calcária. Mas afinal, água com calcário faz mal à saúde?

A água é essencial para a hidratação, e consequentemente para a vida. Ela também é muito importante na preparação e cozimento de alimentos, saneamento e higiene, entre vários outros usos essenciais para uma vida saudável.

continua depois da publicidade

Estima-se que aproximadamente 17% da população mundial utiliza água de fontes desprotegidas e remotas, 32% de alguma forma de fontes protegidas e 51% de algum tipo de sistema centralizado (encanado), de acordo com uma pesquisa realizada por Pallav Sengupta, do departamento de Fisiologia da Faculdade de Vidyasagar para Mulheres, Universidade de Calcutá, Índia.

Destes 52%, uma pequena proporção crescente de pessoas aplica alguma forma de tratamento dentro de casa e 884 milhões de pessoas não têm acesso a fontes de água potável (uma em cada 8 pessoas), e dentre elas, boa porcentagem consome água calcária, de acordo com a pesquisa realizada por Pallav.

Efeitos do calcário para a saúde

Enquanto a água está no solo, ela “pega” pedaços solúveis de tudo que a atravessa. Embora isso possa significar contaminação, que pode tornar a água imprópria para beber, em muitos casos significa simplesmente que a água contém minerais encontrados na terra, como é o caso do calcário.

Há um grande debate sobre se a água com calcário faz mal à saúde das pessoas. A Organização Mundial da Saúde relata que “não parece haver nenhuma evidência convincente de que a água dura (como também é chamada a água com calcário) causa efeitos adversos à saúde em humanos”.

continua depois da publicidade

O Conselho Nacional de Pesquisa do Reino Unido relata que “a água dura pode satisfazer parcialmente as necessidades dietéticas de cálcio e magnésio”. Nos casos em que o cálcio e o concentrado de magnésio são muito altos, este pode ser o principal contribuinte de magnésio e cálcio para a dieta humana.

“Por outro lado, alguns argumentam que alguns estudos mostraram uma relação inversa fraca entre esse tipo de água e doenças cardiovasculares, particularmente em homens, com base em um nível de 170 mg de carbonato de cálcio por litro de água. No entanto, a Organização Mundial da Saúde revisou as evidências e chegou à conclusão de que eram inadequadas para provar a teoria.”

A origem do calcário a partir da água que as pessoas bebem consiste principalmente em cristais de sal de cálcio, o que é bom para as pessoas e contribui para a saúde em geral. No entanto, embora pareça haver alguns benefícios para a saúde, a água prova ser prejudicial para aqueles com problemas de pele e cabelos sensíveis, e também pode afetar eletrodomésticos, aparelhos em geral e restringir o fluxo de água em canos.

O tratamento é necessário?

O tratamento não é recomendado, a menos que o calcário exceda 3 grãos a cada 4,400 litros de água ou um 1 galão, que é igual a 17ppm (partes por milhão). Pequenas quantidades de minerais dissolvidos não causam problemas e inclusive podem melhorar o sabor da água. Eles também revestem tubulações e acessórios para ajudar contra a corrosão.

Outro efeito desta água é que detergentes e sabões perdem alguma eficácia, já que menos sabão é dissolvido, além de que a água que é baixa em minerais pode ser muito agressiva e causar corrosão rápida nos encanamentos e acessórios, mesmo que o pH seja neutro.

continua depois da publicidade

Ainda não há uma quantidade bem definida máxima de calcário permitida, contudo, a 30 grãos por galão (cerca de 500 ppm), a água é tão dura (como costuma ser chamada a água com calcário) que tem um gosto desagradável e pode ter um efeito laxante caso haja uma grande quantidade de sulfato de magnésio.

Água dura vs Água mole

A diferença entre água dura e água mole é que a conhecida como “dura” possui uma maior concentração de cátions cálcio e magnésio do que a outra.

Como visto, há mais coisas na água da sua casa do que apenas H2O, e a qualidade irá variar de acordo com o local em que você mora, se recebe água de um município ou de um poço particular. Ambas as fontes são conhecidas por conterem minerais de dureza que fazem com que certas águas sejam consideradas “duras”.

Cálcio e magnésio são os mais comuns, e normalmente chegam até ela porque a água subterrânea dissolve rochas como o calcário ou metais como ferro, e seus remanescentes viajam com a água até chegar à sua casa.

Como visto, pesquisas realizadas até agora demonstram que não é verdade que a água com calcário faz mal à saúde em geral, apenas para a pele e cabelos sensíveis e para outros fatores que não estão relacionados à saúde, como canos, dissolver sabões, etc.

continua depois da publicidade

O filtro para água calcária remove os minerais duros, facilitando a limpeza da sua casa e da sua roupa, enquanto que prolonga a vida útil de aparelhos que usam água.

Filtro para água calcária

O filtro para água calcária usa um processo chamado de troca iônica para remover coisas como magnésio, cálcio, ferro e manganês, substituindo-os por íons de sódio.

Íons são átomos ou moléculas que carregam uma carga positiva ou negativa porque há um desequilíbrio entre elétrons e prótons. Os cátions têm uma carga positiva e os ânions, uma carga negativa. A solução para este problema é se livrar do cálcio e do magnésio, e embora existam tratamentos químicos que fazem isso, a resposta mais popular é o filtro ou purificador de água.

O coração destes filtros é um tanque mineral que é preenchido com pequenos grânulos de poliestireno, também conhecidos como resina ou zeólita, e suas contagens carregam uma carga negativa.

Cálcio e magnésio na água carregam cargas positivas, o que significa que esses minerais se agarram aos outros à medida que a água dura passa pelo tanque mineral. Os íons de sódio também têm cargas positivas, embora não tão fortes quanto às do cálcio ou magnésio.

Quando uma solução de salmoura muito forte é lavada através de um tanque que tem contagem já saturada de cálcio e magnésio, o volume dos íons de sódio é suficiente para expulsar os íons de cálcio e magnésio.

Em uma operação normal, a água dura se move para o tanque mineral e os íons de cálcio e magnésio se movem para as esferas, substituindo os íons de sódio que entram na água.

Como conclusão, a resposta à pergunta inicial se a água com calcário faz mal à saúde é negativa, mas isso não é um consenso. Os estudos não conseguiram provar categoricamente que ela é um perigo para à saúde, mas muitos profissionais buscam mostrar que o alto consumo desta água pode causar sim problemas de saúde a longo prazo.

Além disso, lidar com ela em casa pode ser um incômodo. Por isso, se você sofre com este problema, como solução poderá usar um filtro para água calcária ou amaciantes de água em pó ou líquido.

Você já tinha ouvido falar que a água com calcário faz mal à saúde? Em sua região, a água possui calcário junto? Que tipo de filtro usa? Comente abaixo!

4.3 de 5 (13 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Olá, Allah abençoe a Todos. Moro em Aydın, regiao do Mar Egeu na Turquia e a nossa Agua é de poço muito profundo. quado fervo a Agua pra fazer café, forma uma crosta branca e dura na chaleira,tem um leve sabor de şal, meus cabelos estão caindo exponencialmente, meus pés estão grossos de calosidades. usamos Dessa Agua pra tudo menos pra beber. Você acha que Essa Agua é ruim pra saude?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Olá Dra Patrícia,
    Me mudei recentemente para Portugal e aqui a água é bastante dura. Inclusive meus cabelos já começam a sentir o efeito e estão caindo bastante, mas minha dúvida é se esse tipo de água pode trazer algum malefícios para os rins uma vez que minha família sofre com rins policisticos. Obrigada

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Boa noite!
    Onde eu moro a água que consumo é de um poço artesanal,e nessa água contém muito calcário, qual filtro devo usar para eliminar boa parte do calcário?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Morei no MS e lá tinha muito problema com pedras nos rins. E na cidade de Coxim havia muito tratamento de hemodiálise, câncer e cisto nos rins. Um médico disse q era normal ter problemas nos rins devido a água ser calcária. ..Melhor usar um filtro e tomar magnésio na água.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu acho um abuso dizer que faz mal eu estou com 64 anos tomo água do meu poço artesiano fiz análise e falaram que não presta tô aqui com saúde eu e minha familha e netos são as operadoras de tratamento de água que querem que cada um não tenha um poço claro tem problemas tem nas tem solução

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • BOM DIA.
    MORO EM LAGOA SANTA MG.USO O FILTRO DE BARRO,SERA QUE ESTA CORRET?
    E ME FALE DESTE AMACIANTE DE AGUA.
    Att:Lydia.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • O mito de que o calcário na água provoca cálculo renal ainda é enorme na minha região, as pessoas não sabem e não procuram saber a verdadeira causa dos cálculos renais.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • PEDRAS NOS RINS.Tenho um sítio num bairro/vila-Montes Claros,o Campos Elísios,em que a água é amarela de tanto calcáreo.Usamos filtro.As caixas têm pedras/crostas nas saídas.Poço tubuular.Moradores relatam casos de pessoas com pedras nos rins.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Interessante no Brasil eu sofria c calculos renais e infecção renal por anos, mandei cavar um poço com 42m e nunca mais tive problemas. agora moro em Londres com água com calcário e tudo blz fui passar 2 meses no Brasil fiquei mal com infeccao renal de novo pois onde fiquei nao tinha água do meu poço..

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • uma amiga que é enfermeira na upa está impressionada com a quantidade de pacientes com problemas renais na cidade( Pará de Minas) ela é de BH , ela crer ser devido á água com calcário

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite