A apresentadora Adriane Galisteu, 51 anos, passou por uma cirurgia de emergência após descobrir uma pielonefrite. A famosa precisou retirar um cálculo renal da uretra provocado por uma infecção bacteriana que afeta os rins.

Ela entrou em mais detalhes sobre sua condição: “Eu tive uma pielonefrite, que é uma infecção urinária alta. A infecção urinária cistite é aquela em que você faz xixi com ardência e sente uma dorzinha. Eu não tive cistite, eu tive febre, que é uma infecção urinária alta, com uma tal de uma pedrinha, um cálculo renal que já estava no canal da uretra. Ele impedia o xixi de passar. Basicamente, eu tive isso, mas não tive dor”, contou em um post nas redes sociais.
A pielonefrite é uma infecção bacteriana que ocorre quando uma bactéria entra no trato urinário e afeta os rins. De acordo com o Manual MSD, ela pode ser causada por uma obstrução do fluxo de urina, por um cálculo renal ou pelo aumento da próstata.
Os sintomas da condição são: calafrios; febre; dor nas costas; náusea; e vômito. Ela pode ser mais grave em pessoas com diabetes ou com um sistema imunológico debilitado.
Para prevenir este tipo de problema de saúde, é indicado manter-se sempre bem hidratado, com o consumo de água indicado diariamente; urinar com frequência e não segurar xixi por períodos longos; adotar uma dieta equilibrada, rica em fibras e pobre em sódio; evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em oxalato, como espinafre e beterraba; e fazer exames regulares.
Adriane Galisteu sentiu o mal-estar em meio a uma viagem à Europa. Ela contou que ficou com febre e, assim que desembarcou no Brasil, foi direto para o hospital averiguar. “Eu acabei fazendo um procedimento de emergência ontem mesmo. Tive uma noite média, mas agora estou um pouquinho melhor. Estou super bem tratada, super medicada. Mas foi um susto, né?”, detalhou em seu Instagram.
A cirurgia foi realizada no dia 6 de fevereiro, mas Adriane Galisteu só falou sobre o assunto depois. “Me preparando para ir para casa, gente! Eu vou ter alta! Ai, meu Deus do céu, está tudo melhorando… Menos a olheira”, disse, em tom bem-humorado.