Uma adolescente de 17 anos sofreu graves consequências pelo uso excessivo de cigarros eletrônicos. Kyla Blight sofreu um colapso pulmonar e teve parte do órgão removido.
A jovem estimou que tragava até quatro mil vezes por semana, o equivalente a 400 cigarros convencionais. Ela foi levada às pressas para um hospital de Newcastle, na Inglaterra, na madrugada de 11 de maio, após desmaiar e ficar pálida enquanto estava na casa de uma amiga.
O pai da adolescente, Mark Blight, decidiu compartilhar a história da filha no Facebook, a fim de alertar outros jovens sobre os riscos do vape. Veja também: Jovem fica com buraco no pulmão devido ao uso de vape.
Os médicos teriam informado à família de Kyla que uma bolha de ar se desenvolveu na parte superior dos pulmões da jovem. O uso de cigarros de eletrônicos pode ter feito com que a bolha estourasse, levando a jovem a um quadro de colapso pulmonar.
A adolescente passou por uma cirurgia de cinco horas e meia, com o objetivo de remover uma parte do pulmão. Kyla ficou internada por duas semanas.
Segundo Mark, Kyla começou a usar vape escondido a partir dos 15 anos. A família só descobriu o problema em 2023. Na época, a jovem foi levada a um hospital, apresentando sintomas semelhantes ao de um ataque cardíaco.
Em fevereiro deste ano, Kyla voltou a ser hospitalizada para fazer exames e os médicos disseram que a situação estava controlada. No entanto, em maio, a bolha estourou, causando o colapso pulmonar.
“Ela estava na casa de uma amiga quando recebi um telefonema às quatro da manhã informando que ela havia desmaiado e ficado azul. Foi assustador para mim, chorei como um bebê. Estive no inferno e voltei nas últimas semanas”, desabafou Mark.
Após o susto, a jovem prometeu ao pai que nunca mais usaria cigarros eletrônicos. “Sinceramente, pensei que eles eram inofensivos e não fariam nada a ninguém, embora já tivesse visto tantas coisas sobre isso, sentia que todos tinham a mesma opinião. Mas agora não vou mais chegar perto deles. A situação realmente me assustou”, contou Kyla ao tabloide The Sun.
O uso de cigarros eletrônicos pode trazer muitos riscos à saúde, sendo os principais: câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, como infarto, morte súbita e hipertensão arterial.
Ainda existe a chance de contrair uma doença pulmonar chamada Evali, sigla em inglês para lesão pulmonar que causa tosse, dor torácica e dispneia, além de dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, febre, calafrios e perda de peso.
Deixe um comentário