Saúde na Mídia

Adolescente tem colapso pulmonar devido ao uso de vape

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Uma adolescente de 17 anos sofreu graves consequências pelo uso excessivo de cigarros eletrônicos. Kyla Blight sofreu um colapso pulmonar e teve parte do órgão removido.

Kyra BlightKyra Blight
Reprodução

A jovem estimou que tragava até quatro mil vezes por semana, o equivalente a 400 cigarros convencionais. Ela foi levada às pressas para um hospital de Newcastle, na Inglaterra, na madrugada de 11 de maio, após desmaiar e ficar pálida enquanto estava na casa de uma amiga.

O pai da adolescente, Mark Blight, decidiu compartilhar a história da filha no Facebook, a fim de alertar outros jovens sobre os riscos do vape. Veja também: Jovem fica com buraco no pulmão devido ao uso de vape.

Os médicos teriam informado à família de Kyla que uma bolha de ar se desenvolveu na parte superior dos pulmões da jovem. O uso de cigarros de eletrônicos pode ter feito com que a bolha estourasse, levando a jovem a um quadro de colapso pulmonar.

A adolescente passou por uma cirurgia de cinco horas e meia, com o objetivo de remover uma parte do pulmão. Kyla ficou internada por duas semanas.

Kyla escondeu vício em vape da família

Segundo Mark, Kyla começou a usar vape escondido a partir dos 15 anos. A família só descobriu o problema em 2023. Na época, a jovem foi levada a um hospital, apresentando sintomas semelhantes ao de um ataque cardíaco.

VapeVape
Os vapes estão sendo associados a diversos problemas de saúde

Em fevereiro deste ano, Kyla voltou a ser hospitalizada para fazer exames e os médicos disseram que a situação estava controlada. No entanto, em maio, a bolha estourou, causando o colapso pulmonar.

“Ela estava na casa de uma amiga quando recebi um telefonema às quatro da manhã informando que ela havia desmaiado e ficado azul. Foi assustador para mim, chorei como um bebê. Estive no inferno e voltei nas últimas semanas”, desabafou Mark.

Após o susto, a jovem prometeu ao pai que nunca mais usaria cigarros eletrônicos. “Sinceramente, pensei que eles eram inofensivos e não fariam nada a ninguém, embora já tivesse visto tantas coisas sobre isso, sentia que todos tinham a mesma opinião. Mas agora não vou mais chegar perto deles. A situação realmente me assustou”, contou Kyla ao tabloide The Sun.

O uso de cigarros eletrônicos pode trazer muitos riscos à saúde, sendo os principais: câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, como infarto, morte súbita e hipertensão arterial.

Ainda existe a chance de contrair uma doença pulmonar chamada Evali, sigla em inglês para lesão pulmonar que causa tosse, dor torácica e dispneia, além de dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, febre, calafrios e perda de peso.

Você já fez uso de cigarros eletrônicos? Percebeu os efeitos negativos? Comente abaixo!

5 de 5
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma