Propriedades dos Alimentos

Adoçante quebra jejum?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Se você faz algum tipo de jejum, é provável que você já tenha se perguntado se usar adoçante em bebidas quebra o jejum. 

A verdade é que isso depende de vários fatores, inclusive do tipo de jejum que você está fazendo e de qual adoçante você usa.

Para quem consegue tomar um café puro, sem açúcar nem adoçante, essa não é uma preocupação durante o jejum. Mas se você precisa adoçar esse tipo de bebida, veja a seguir como usar um adoçante sem quebrar o seu jejum.

Tipos de jejum

Quando precisamos realizar um exame e ficar em jejum por algumas horas, é mais fácil deixar o cafézinho para mais tarde e nem se preocupar com o uso de adoçantes. Até porque, mesmo sem açúcar, tomar café antes de fazer um exame de sangue pode interferir nos resultados.

No entanto, nos jejuns voltados para o emagrecimento ou para obter benefícios para a saúde como o jejum intermitente, por exemplo, bebidas sem calorias como o café e alguns chás são permitidos. 

Neste último cenário, existem dois tipos principais de jejum. No jejum calórico, por exemplo, o objetivo é não ingerir nada que contenha calorias, enquanto que no jejum metabólico a meta é não alterar os níveis de insulina no sangue.

Sendo assim, alguns alimentos permitidos no jejum metabólico são proibidos no jejum calórico, pois não geram alterações significativas nos níveis de insulina mesmo contendo calorias.

É por isso que em um jejum metabólico, é possível ingerir alimentos extremamente calóricos, como o óleo de coco, a manteiga e o TCM, que são gorduras que não alteram a glicemia.

Por outro lado, no jejum calórico é importante cuidar da ingestão calórica. Dessa forma, só são permitidos bebidas como água, chá e café, desde que não sejam adoçados com açúcar. 

Adoçante quebra o jejum?

SacarinaSacarina
Sacarina é um dos tipos de adoçantes mais consumidos

O açúcar com certeza quebra o jejum, mas e os adoçantes? De fato, qualquer adoçante sem calorias pode ser usado no jejum calórico. 

Por outro lado, mesmo sem conter calorias, alguns adoçantes podem alterar os níveis de insulina e invalidar o jejum metabólico.

De acordo com alguns estudos em andamento, certos adoçantes ativam as papilas gustativas devido ao seu sabor doce e isso é suficiente para aumentar a insulina, quebrando o jejum.

Esse pode ser o caso de adoçantes como o aspartame, sacarina, acessulfame K e a sucralose.

Sendo assim, durante o período de jejum, o ideal seria não consumir nenhum tipo de adoçante artificial ou natural. Mas se isso não for possível para você, tenha em mente o seu objetivo de evitar calorias ou de evitar picos de insulina e selecione um adoçante adequado para cada caso.

A saber, adoçantes como stévia, xilitol e eritritol são adoçantes naturais considerados as melhores opções para consumir durante uma dieta, já que contêm quase zero calorias e não alteram os níveis de insulina de modo significativo.

Stevia é um adoçante natural que é uma das melhores opções para a dieta

De qualquer forma, estando ou não em jejum, é importante usar o adoçante com moderação. Além disso, sempre que possível opte por não adicionar açúcares em suas bebidas ou receitas e prefira os alimentos naturais no lugar dos artificiais para o bem da sua saúde.

Vídeo relacionado:

Aproveite para conferir esse vídeo da nossa nutricionista mostrando 5 formas de adoçar seu café sem usar açúcar e com isso cortar calorias da alimentação e ter mais saúde. Inscreva-se também no nosso canal para mais dicas com o botão a seguir:

Vídeo: Jejum intermitente para emagrecer e saúde

Quem se pergunta se o adoçante quebra jejum também vai gostar do vídeo abaixo sobre jejum intermitente.

Qual adoçante você usa? Você já sabia que alguns adoçantes podem quebrar o jejum? Comente abaixo!

4 de 5
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite