Já percebeu que no mundo de hoje parecem que existem alternativas para diversos tipos de alimento? Estamos falando, por exemplo, das versões light, diet, sem glúten, sem lactose, veganas, vegetarianas e com baixo teor de carboidratos para uma série de comidas e ingredientes que encontramos no mercado.
Mas e quanto ao açúcar? Sabemos que existem alternativas em relação à tradicional versão branca de mesa do ingrediente, como açúcar demerara ou mascavo, que apresentam diferenças em relação ao gosto, composição nutricional e coloração.
Entretanto, será que elas fazem tanta diferença assim? E como saber qual é melhor entre as alternativas, o açúcar demerara ou mascavo?
Antes de começarmos a entender se o açúcar demerara ou mascavo é o mais indicado, primeiro vamos conhecer cada uma dessas versões do ingrediente.
– O açúcar mascavo
Trata-se de um açúcar que apresenta uma coloração bastante escura que também é úmido. É o chamado açúcar bruto, que é extraído depois do cozimento do caldo de cana.
Como ele não passa por processos de refinamento, que é a última etapa do processo de fabricação do açúcar, é submetido a um menor número de etapas de filtragem e centrifugação e nem ganha aditivos químicos, seus valores nutricionais são preservados.
Em uma porção de 100 g de açúcar mascavo, são encontrados 85 mg de cálcio, 29 mg de magnésio e 346 mg de potássio. Em contrapartida, o sabor desta versão do ingrediente pode desagradar o paladar de algumas pessoas, tendo em vista que é bastante similar ao do caldo de cana.
Ainda assim, o açúcar mascavo pode ser utilizado como açúcar de mesa e na preparação de pratos como bolos e biscoitos.
– O açúcar demerara
Apesar de passar por um processo de refinamento leve durante a sua produção, o açúcar demerara também não recebe nenhum tipo de aditivo químico em sua composição e apresenta uma coloração marrom-claro.
Justamente pelo fato de não ganhar os aditivos, que são os responsáveis por roubar os nutrientes do açúcar, é que o açúcar demerara apresenta valores nutricionais bastante similares ao do açúcar mascavo.
O ingrediente é utilizado na preparação de doces, pães e biscoitos, porém, é um dos tipos mais caros de açúcar e sua dissolução é apontada como mais difícil ao ser comparada com outras versões do ingrediente.
A partir de um ponto de vista nutricional, o açúcar mascavo é apontado como o mais saudável entre todos os açúcares, já que, por não passar por tantos processamentos quanto as outras alternativas do ingrediente, não perde os seus nutrientes.
Ainda assim, é importante ter em mente que ele não é considerado uma fonte exemplar de nutrientes, apenas que é melhor em comparação aos outros tipos de açúcar.
Por outro lado, o açúcar demerara pode ganhar no quesito sabor, já que ele apresenta um gosto similar ao do caramelo, que costuma agradar mais que o sabor do caldo de cana encontrado no açúcar mascavo.
Tudo isso aliado ao fato de que o demerara possui valores nutricionais bastante parecidos com o açúcar mascavo. Porém, ainda não iguais e que não deixam de ser em menores quantidades. O teor nutricional do açúcar mascavo não pode ser considerado eficiente o suficiente para ser apontado como um benefício.
Além disso, vale a pena lembrarmos que o açúcar demerara não apresenta boa dissolução, ou seja, não dissolve bem, enquanto o açúcar mascavo pode ser utilizado como açúcar de mesa.
Qualquer versão que você escolha para utilizar no seu dia a dia, seja o açúcar demerara ou mascavo, é fundamental ter em mente que mesmo sendo submetidos a menos processamentos em sua fabricação, eles ainda são açúcar.
Portanto, vale a pena lembrarmos da importância de não exagerar em seu consumo. Um dos motivos pelo qual o controle é necessário é o fato do excesso da ingestão do ingrediente estar associada à elevação do peso.
Quando consumimos muito açúcar, o fígado, que é o órgão do organismo humano que cumpre a responsabilidade de armazenar o açúcar, fica sobrecarregado. Por conta disso, o excedente da substância é transformado em ácidos graxos, que são enviados para a corrente sanguínea.
O problema é que esses ácidos graxos não permanecem na corrente sanguínea e são armazenados no formato de gordura em diversas regiões do corpo como a barriga, as mamas, os quadris e o bumbum.
Ainda que você não se preocupe tanto assim em engordar, vale a pena saber que ingerir muito açúcar também afeta outros aspectos da saúde. O hábito aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares, diminui a habilidade dos órgãos, enfraquece o sistema imunológico e faz a pressão arterial crescer.
Sabe por que isso acontece? É que quando as regiões para onde os ácidos graxos que antes eram açúcar foram enviados ficam lotadas de tecidos de gordura, eles partem para órgãos como o coração, o fígado e os rins.
A nutricionista Tânia Rodrigues explicou que a recomendação é que o consumo diário de açúcar não ultrapasse os 10% da quantidade de calorias que a pessoa precisa ingerir em um dia.
Ou seja, se o indivíduo em questão tem a necessidade de consumir 2 mil calorias diariamente, o máximo de calorias provenientes do açúcar que ele deve ingerir é de 200 calorias. Isso corresponde a 50 gramas de açúcar demerara ou mascavo, independente da sua escolha.
Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais sobre o açúcar demerara e aproveite para se inscrever no nosso canal com um rápido clique no botão a seguir:
Gostou das dicas!?
Veja Todos Comentários
Muito bom o artigo.