Algumas pessoas almejam ter uma vida longa e de qualidade, procurando manter hábitos saudáveis que possam lhe adicionar anos de vida. Já para outras, o objetivo é manter-se jovem por mais tempo e retardar o envelhecimento.
Pois bem, há uma notícia que pode ser animadora para os que sonham com os últimos! Trata-se de um suplemento chamado GlyNAC, que está sendo estudado e que poderia auxiliar em relação ao antienvelhecimento.
A saber, GlyNAC é a abreviação de glycine (glicina) e N-acetylcysteine (N-acetilcisteína), dois componentes essenciais do antioxidante glutationa.
Já associou-se a glutationa ao combate aos radicais livres e ao estímulo da produção de energia em um nível celular. Acredita-se que esses dois efeitos possam contribuir com o antienvelhecimento.
Estudo avaliou a suplementação com GlyNAC
Em um teste clínico piloto da Bayllor College of Medicine, instituição que fica no Texas, nos Estados Unidos, pesquisadores analisaram os efeitos da suplementação com GlyNAC ao longo de nove meses em pessoas na faixa etária dos 70 e 80 anos.
Os participantes tomaram o suplemento durante 24 semanas e deixaram de usá-lo pelas 12 semanas restantes, para que os cientistas pudessem investigar as mudanças que poderiam ocorrer com e sem GlyNAC.
Assim, os pesquisadores observaram melhorias gerais em termos de antienvelhecimento para essas pessoas mais velhas que tomaram o suplemento. Por exemplo, redução da inflamação, diminuição da resistência à insulina, melhoria da função cognitiva e aumento da força muscular.
Embora ainda estejam avaliando o que exatamente gerou esses resultados, os cientistas acreditam que as pessoas experimentam uma deficiência de glutationa conforme envelhecem.
Então, a ideia é que ao fornecer ao organismo os componentes necessários para formar o antioxidante, as células seriam capazes de produzir energia com mais eficiência e de combater compostos perigosos como os radicais livres, que se tornam mais presentes com o avanço da idade.
Os pesquisadores vão ainda mais longe e têm a esperança de que um futuro suplemento como GlyNAC poderia prevenir problemas como demência e doença de Alzheimer e até mesmo desacelerar ou reverter os sintomas em pessoas que já têm essas condições.
Mas, vamos com calma
Isso porque os testes clínicos com GlyNAC ainda estão em andamento, especialmente aqueles relacionados aos seus potenciais benefícios para o cérebro. Portanto, o suplemento ainda não está disponível no mercado.
Antes disso, é necessário que os estudos sejam finalizados para confirmar se GlyNAC realmente é eficiente e traz esses efeitos para a população em geral. Além disso, é preciso que as pesquisas garantam que o suplemento é seguro.
Vídeo
Um envelhecimento saudável é uma preocupação para você? Então, conheça os piores alimentos para quem já passou dos 50 com o vídeo da nossa nutricionista: