Quem não pode tomar leite devido a um problema de saúde, como a intolerância à lactose, por exemplo, precisa evitar uma série de receitas que pedem a bebida como ingrediente. Mas, isso não significa necessariamente ter que abandonar tudo o que gosta de comer.
Isso porque é possível encontrar versões sem leite de diversos pratos saborosos. Por exemplo, sabe a deliciosa coxinha, que é uma das rainhas da culinária brasileira quando falamos em salgados de lanchonete?
Então, existem alternativas de coxinha sem leite e nós vamos conhecer uma delas bem hoje! A massa da preparação é feita com farinha de trigo, óleo, caldo de frango e sal a gosto.
Já o seu recheio é bem temperado. Ele traz o clássico peito de frango desfiado, que não pode faltar nas coxinhas, ao lado de ervilhas, azeitonas, cebola, alho, orégano salsinha, molho de tomate e mais um pouquinho de sal.
Chegou a dar até água na boca, não é mesmo? Então, aproveite que o passo a passo de como preparar a coxinha sem leite estão logo a seguir e experimente já essa delícia!
Coxinha sem leite
Equipamento
- Panelas
- Tigelas
- Travessas
Ingredientes
- 860 gramas farinha de trigo
- 1 litro caldo de frango com baixo teor de sódio
- 2½ xícaras óleo de milho
- sal a gosto
- 1 colher de chá azeite de oliva
- 1 quilo peito de frango sem pele, sem osso, cozido e desfiado
- 1 lata ervilha (opcional)
- 1 xícara azeitona (opcional)
- 1 cebola picadinha
- 2 dentes alho amassados
- 1 xícara salsinha fresca e picadinha
- 1 xícara molho de tomate
- orégano a gosto
- 1 clara de ovo
- 2 xícaras farinha de rosca (ou mais, se precisar)
Instruções
- Juntar o alho e a cebola com o azeite em uma panela e levar ao fogo para refogar. Quando estiver ficando transparente, acrescentar o frango, um pouco de sal e o orégano. Refogar mais um pouco.
- Adicionar o molho de tomate, as ervilhas, a azeitona e a salsinha. Mexer bem, desligar o fogo e reservar.
- Em uma panela grande, colocar a água do cozimento do frango, uma xícara de óleo e um pouco de sal. Levar ao fogo alto até ferver.
- Quando ferver, abaixar o fogo e adicionar a farinha de trigo toda de uma vez. Misturar vigorosamente com uma colher de pau em fogo baixo até toda a farinha absorver o líquido e começar a desprender do fundo da panela. Deverá ser formada uma grande bola de massa macia e lisa.
- Transferir a massa para uma travessa e esperar alguns minutos até você conseguir mexer na massa com as mãos. O ideal é usar a massa ainda quente, pois isso evita que as coxinhas rachem.
- Colocar a massa em uma travessa levemente untada com óleo. Modelar e rechear 30 coxinhas.
- Bater ligeiramente a clara de ovo em uma tigela onde você consiga colocar as mãos. Mergulhar as mãos na clara batida e lambuzar uma coxinha com as mãos, sem mergulhar na tigela da clara.
- Colocar a coxinha em uma travessa com farinha de rosca. Repetir o mesmo procedimento com o restante das coxinhas. Sacudir bem a travessa para que as coxinhas fiquem bem envolvidas com a farinha de rosca.
- Recomenda-se levar a massa à geladeira e fritar no dia seguinte, mas você também pode fritar na hora, no restante do óleo de milho. Esperar esfriar um pouquinho para comer.
Notas
- Leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes usados na receita (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para garantir que eles realmente não têm lactose.
- Após cozinhar o frango, reserve a água do cozimento porque ela será necessária na receita.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?