A abobrinha é um alimento cheio de benefícios que podemos consumir das mais diversas maneiras. Sabia que além de comer abobrinha recheada ou refogada no almoço e jantar, dá para usá-la no café da manhã ou no lanche?
Isso mesmo! Uma maneira de incluir o vegetal nessas refeições é por meio de uma panqueca de abobrinha light. O legume raladinho faz parte da massa da receita, ao lado da farinha de aveia, do azeite de oliva, dos ovos, do queijo ralado e de temperos gostosos.
Sim, isso significa que a panqueca não leva nada de farinha de trigo branca. O que é uma excelente notícia para quem não consome o ingrediente devido a problemas de saúde como a alergia ao trigo ou porque se preocupa se a farinha de trigo faz mal.
Sabe outro ponto bem bacana sobre a preparação? É que ela é muito fácil de fazer! Assim, o prato é uma excelente opção para quando bater a vontade de comer algo diferente, mas você estiver sem vontade de fazer algo mais trabalhoso e não quiser sair muito da dieta.
É por tudo isso que vale muito a pena aprender como preparar a panqueca de abobrinha light. Então, aproveite que o passo a passo da receita está logo a seguir e coloque já a mão na massa!
Panqueca de abobrinha light
Equipamento
- Liquidificador
- Frigideira
Ingredientes
- 1½ xícaras abobrinha ralada
- 1 ovo batido
- ½ xícara farinha de aveia sem glúten
- ½ xícara queijo parmesão ralado
- 2 colheres de sopa azeite de oliva
- 2 colheres de sopa cebola picada
- ½ colher de chá orégano
- sal a gosto
- pimenta a gosto
Instruções
- Juntar o ovo, a abobrinha, a cebola e uma colher de sopa de azeite de oliva no liquidificador. Bater ligeiramente.
- Acrescentar a farinha de aveia, o queijo parmesão ralado, o orégano, o sal e a pimenta. Bater outra vez até ficar homogêneo.
- Levar uma frigideira ao fogo e adicionar uma colher de sopa de azeite de oliva. Colocar uma concha da massa e cozinhar um lado. Após a massa firmar, virar e cozinhar o outro lado.
- Repetir o procedimento até acabar com toda a massa.
Notas
- Para garantir que a farinha de aveia usada na receita realmente não contém glúten, leia atentamente tudo o que estiver escrito no rótulo do produto (inclusive as letrinhas pequenas). Caso faça a sua farinha de aveia em casa, cheque com o mesmo cuidado o rótulo da aveia que utilizar no preparo da farinha caseira. Isso é necessário porque embora a aveia seja naturalmente livre de glúten, ela pode ser contaminada pelo glúten quando produzida, processada, embalada, armazenada ou transportada no mesmo ambiente em que alimentos que têm glúten.
- Além disso, leia minuciosamente a embalagem dos outros ingredientes da receita para checar se eles não podem apresentar algum teor de glúten.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?