De vez em quando, quem está de dieta pode ficar sem ideias de receitas light para seu almoço ou jantar. Então, a pessoa acaba recorrendo aos mesmos pratos de sempre. O problema é que comer quase sempre a mesma coisa pode enjoar e desanimar da dieta, não é mesmo?
Por isso, hoje resolvemos sugerir uma deliciosa receita que você pode preparar para o seu próximo almoço ou jantar: o risoto light. Sabe o arroz de couve-flor? Então, em vez de levar o arroz tradicional de risoto, este prato light é feito com a couve-flor.
Isso torna a preparação uma receita com menos carboidratos. No entanto, mesmo quem não segue uma dieta low carb pode se dar bem com o prato, uma vez que existe a preocupação de que o arroz engorda.
Como leva a companhia de bastante queijo, a receita passa longe de ser sem graça! Além de ser uma forma de ter um risoto mais compatível com a dieta, o prato é uma maneira bem gostosa de aproveitar os benefícios da couve-flor no dia a dia.
Que tal aprender como fazer o risoto light para a sua próxima refeição? Então, aproveite, pois o passo a passo da receita está logo a seguir:
Risoto light
Equipamento
- Frigideira
- Processador de alimentos
Ingredientes
- 1 colher de sopa manteiga
- ½ cebola bem picadinha
- 2 dentes alho amassados
- 1 cabeça couve-flor sem os talos
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- 4 colheres de sopa requeijão
- ½ xícara queijo parmesão ralado
- ½ xícara queijo muçarela ralado
Instruções
- Levar a frigideira ao fogo e adicionar a manteiga para derreter. Acrescentar a cebola e o alho e deixar refogar.
- Enquanto isso, colocar a couve-flor no processador e triturar no modo pulsar, para que os pedaços fiquem grossinhos como grãos de arroz.
- Transferir a couve-flor para a frigideira e refogar novamente, mexendo sempre, ao longo de três a quatro minutos até a couve-flor dar uma amolecido.
- Temperar com sal e pimenta-do-reino. Adicionar o requeijão e misturar bem. Acrescentar os queijos.
- Após os queijos derreterem, desligar o fogo, finalizar com a salsinha e misturar bem.
Notas
- Para garantir uma receita sem glúten, leia detalhadamente todas as informações presentes nas embalagens de todos os ingredientes usados na receita (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas). Mesmo que os produtos originalmente não tenham glúten, eles podem ser contaminados pela substância durante a fabricação. Quando isso ocorre, um aviso é colocado no rótulo.
- Acompanhe o seu risoto com os legumes, verduras e a proteína que se encaixem na sua dieta.
- Se quiser, use a cebolinha no lugar da salsinha.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?