Engana-se quem pensa que não consumir farinha branca, por questões de saúde, por escolhas em sua dieta ou por entender que a farinha de trigo faz mal, impede de comer uma torta saborosa.
Atualmente, existe uma série de opções para substituir a farinha de trigo, que permitem fazer receitas sem o ingrediente. Por exemplo, a farinha de arroz integral. Ela dá origem a um prato gostoso e bem fácil de fazer: a torta de liquidificador com farinha de arroz integral.
Em comparação à farinha branca, a farinha de arroz integral tem mais fibras, um nutriente importante para a saciedade. Na receita, o ingrediente aparece na massa e pode receber recheios variados.
Mas, para fazer a torta realmente saciar e não sentir fome tão cedo, aposte em recheios fontes de fibras e fontes de proteínas. Vale lembrar que as proteínas também ajudam a saciar.
Com tudo isso em mente, vamos aprender como fazer a receita? Então, aproveite que o passo a passo de como fazer a torta de liquidificador com farinha de arroz integral está logo abaixo e coloque a mão na massa:
Torta de liquidificador com farinha de arroz integral
Equipamento
- Assadeira
- Liquidificador
- Tigela
Ingredientes
- 1 xícara farinha de arroz integral
- 1 colher de sopa amido de milho
- ½ xícara azeite de oliva
- 3 ovo
- 1 dente alho amassado
- 1 colher de chá sal
- 1 colher de sopa fermento em pó sem glúten
- 250 ml água
- 2 latas atum em água
- 1 cenoura ralada
- 3 colheres de sopa azeitona picadas
- 45 gramas milho enlatado
- ½ cebola picada
- cebolinha picada, a gosto
- salsinha picada, a gosto
- 1 pitada pimenta-do-reino moída
- 2 colheres de sopa queijo parmesão light ralado
Instruções
- Juntar a farinha, o amido de milho, o azeite, os ovos, o alho, o sal, o fermento e a água no liquidificador. Bater bem até formar uma massa homogênea. Reservar.
- Despejar em uma tigela o atum, as azeitonas, a cenoura, o milho, a cebola, a salsinha, a cebolinha e a pimenta. Misturar bem. Reservar.
- Em uma forma untada com azeite e polvilhada com farinha de arroz integral, despejar metade da massa.
- Completar com o recheio de atum. Despejar o restante da massa por cima e polvilhar com o queijo ralado.
- Levar ao forno para assar até dourar.
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten.
- Você pode trocar o recheio por outras fontes de proteínas como queijo, frango ou carne moída e outras legumes e verduras que são fontes de fibras.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?
Muito boa! Massa sequinha!
O dente de alho na massa faz toda a diferença. Coloquei um pouquinho de calorífico para a massa não ficar tão branca e ficou bem bonita!