Quem tem doença celíaca, algum tipo de sensibilidade ao glúten ou resolveu excluir a proteína da dieta sabe como pode ser difícil encontrar produtos sem glúten. Por isso, este pão sem glúten é uma verdadeira mão na roda.
Além de ser fácil de preparar, ao fazê-lo em casa dá para garantir que o pão seja realmente sem glúten. Afinal, com os pães industriais há sempre o risco de uma contaminação cruzada.
Isto é, do produto sem glúten ter resquícios de glúten porque sua produção, armazenamento ou transporte ocorreu perto de alimentos com glúten.
Outra vantagem é que dá para combinar o pão sem glúten com receitas de doces sem glúten em um delicioso café da tarde!
Não perca tempo e aproveite para aprender agora mesmo como fazer um pão sem glúten fácil:
Pão sem glúten fácil
Equipamento
- Tigela grande
- Forma de pão
Ingredientes
- 1 xícara farinha de arroz (130 gramas)
- 1 xícara água morna (240 ml)
- ½ xícara polvilho doce (60 gramas)
- 2 colheres de sopa azeite de oliva (30 ml)
- ½ xícara aveia em flocos sem glúten (55 gramas)
- 1 colher de sopa fermento biológico seco sem glúten (12 gramas)
- ½ colher de chá sal (2,5 gramas)
- 1 colher de sopa açúcar mascavo (12 gramas)
- ½ colher de chá rasa goma xantana
Instruções
- Juntar todos os ingredientes secos em uma tigela grande e misturar.
- Despejar o azeite por cima. Aos poucos, adicionar água, mexendo com o auxílio de uma colher de pau, até conseguir uma massa grossa, grudenta e homogênea.
- Distribuir a massa em uma forma de pão untada e polvilhada com farinha de arroz. Como a massa é grudenta, na hora de espalhar para nivelá-la, use a parte traseira de uma colher molhada.
- Deixar a massa descansar para crescer em um ambiente quente, como dentro do micro-ondas desligado, junto de uma xícara de água quente.
- A massa deve dobrar de tamanho em 30 minutos. Então, quando passar 15 minutos do descanso da massa, pré-aquecer o forno em 200° C.
- Após a massa dobrar de volume, levar ao forno para assar durante cerca de 25 minutos ou até o pão dourar. Esperar esfriar completamente antes de cortar o pão.
Notas
- Recomenda-se usar uma forma de 22 cm (comprimento) x 6 cm (altura) x 8 cm (largura).
- A farinha de arroz pode ser substituída por farinha de sorgo ou de painço. Já o polvilho doce pode ser trocado por araruta.
- Não exagere na quantidade da goma xantana. Ou o pão pode ficar duro e não crescer.
- A goma xantana pode ser substituída pela mesma quantidade de goma Guar ou GMC.
- O açúcar mascavo pode ser substituído por qualquer outro açúcar, mas não por adoçante. O azeite também pode ser trocado por qualquer outro tipo de óleo ou gordura.
- A água não pode estar muito quente ou matará o fermento. Pode ser necessário adicionar mais água na massa para chegar à textura desejada. Se for o seu caso, acrescente uma colher extra de água por vez até chegar ao ponto ideal.,
- Leia todas as informações na embalagem da aveia, inclusive as letrinhas bem pequenas, para garantir que o produto é realmente sem glúten. Para garantir, faça o mesmo com os demais ingredientes da receita.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?