Benefícios da noz moscada, para que serve e receitas

atualizado em

A medicina tradicional já conhece os benefícios da noz moscada há décadas.

Mas só nos últimos anos é que ela tem atraído a atenção de pesquisadores de todo o mundo, devido a suas propriedades medicinais.

Além disso, ela é comumente usada como ingrediente na culinária do mundo todo, em pratos quentes, molhos e saladas.

Propriedades nutricionais

Entre os minerais essenciais encontrados na noz moscada estão potássio, cálcio, ferro e manganês, que é um catalisador para quebrar gorduras e colesterol, favorecendo assim a perda de peso.

A semente contém ainda vitaminas do complexo B, incluindo o ácido fólico, riboflavina e niacina, além das vitaminas A e C, e muitos antioxidantes flavonoides, como betacaroteno e criptoxantina, que são essenciais para uma boa saúde.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios da noz moscada, além de aprender como usá-la no dia a dia.

Benefícios da noz moscada

Noz moscada
Sementes de noz moscada

1. Pode melhorar o humor e tratar a insônia

Alguns estudos com modelos animais, como este, publicado no periódico Journal of medicinal food em 2006, mostram que a noz moscada tem um efeito antidepressivo importante. Mas estudos mais detalhados, com humanos, ainda são necessários para confirmar esse efeito.

Outra propriedade interessante da noz moscada é o relaxamento, que pode ajudar no tratamento da insônia, como demonstrado em um estudo publicado no periódico Alternative and Complementary Therapies.

Então, para quem tem dificuldades para dormir, um copo de leite com pó de noz moscada pode ajudar a relaxar e induzir ao sono.

2. Tem efeito digestivo

O óleo de noz moscada também é indicado para quem tem problemas relacionados à digestão, como diarreia, desconforto e constipação intestinal.

3. Ajuda a tratar o mau hálito

Devido a seu efeito antibacteriano, a noz moscada combate as bactérias que causam o mau hálito. Por isso, muitas pastas de dente e enxaguantes bucais também a utilizam como ingrediente.

Além disso, ela também pode ser útil no tratamento de problemas na gengiva e outras infecções bucais.

4. Efeito anti-inflamatório e antienvelhecimento

A noz moscada, devido a seu alto teor de antioxidantes, tem propriedades anti-inflamatórias, como demonstrado no estudo publicado no Phytochemistry reviews em 2017.

Isso faz dela uma ótima aliada na prevenção de problemas relacionados ao sistema imunológico, como as doenças autoimunes e as inflamações. Além disso, o efeito anti-inflamatório pode ajudar a melhorar dores e inchaço de problemas como a artrite.

Não só isso, mas o seu consumo moderado pode ajudar a evitar o envelhecimento precoce da pele, que é causado pela ação dos radicais livres.

5. Ajuda a melhorar os problemas respiratórios

A noz moscada é ingrediente de muitos xaropes para a tosse, devido ao alívio da congestão e demais sintomas presentes em gripes e resfriados.

6. Afrodisíaco

O uso da noz moscada como afrodisíaco é comum na medicina tradicional de alguns povos, onde utiliza-se ela para tratar disfunções sexuais.

E esse efeito já vem sendo estudado há um bom tempo, com resultados que indicam que o uso de altas doses pode ajudar a aumentar a libido, como demonstrado em um artigo publicado no periódico BMC complementary and alternative medicine.

Mas é preciso ter cuidado, uma vez que o uso exagerado pode causar uma série de sintomas neurológicos e psiquiátricos, conforme concluiu um estudo publicado na revista Complementary therapies in medicine.

Como usar?

Usa-se a noz moscada ralada, como tempero. Além disso, ela é ingrediente para alimentos e bebidas, como o chá por exemplo. Mas é preciso ter cuidado com as quantidades, uma vez que o excesso pode causar alguns sintomas desagradáveis.

E ainda existem suplementos de noz moscada, em cápsulas ou pó. Mas seu uso deve ser feito com extremo cuidado, devido a altas doses contidas neles.

Receita: Chá de noz moscada

Masala chai tradicional chá indiano
Masala chai tradicional chá indiano com canela, cardamomo, anis e noz moscada

Uma boa forma de incluir a noz moscada no cardápio é como chá, que é fácil e rápido de preparar.

Ingredientes:

  • Um litro de água;
  • Meia noz moscada;
  • Mel ou melaço a gosto.

Modo de preparo:

  1. Rale a noz moscada;
  2. Em seguida ferva a água;
  3. Então, quando a água estiver fervendo, desligue o fogo e acrescente a noz moscada ralada;
  4. Deixe a mistura descansar por cerca de 5 minutos;
  5. Por fim, adoce com mel ou melaço.

Contraindicações

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem consumir a noz moscada, devido ao risco de toxicidade para o bebê.

Além disso, crianças, pessoas com problemas cardíacos ou neurológicos devem consultar um profissional de saúde para avaliar os riscos do uso.

Cuidados

O uso exagerado de noz moscada pode causar overdose, com sintomas bastante graves, como:

  • Náusea e vômitos;
  • Tontura;
  • Arritmias;
  • Boca seca;
  • Confusão mental;
  • Alucinações;
  • Convulsões.

Vídeo: Benefícios da noz moscada

Confira também o que a nossa nutricionista tem a dizer sobre a noz moscada!

E aí, gostou das dicas?

Qual desses benefícios da noz moscada te chamou mais atenção? Você já a consumiu com esse propósito? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

155 comentários em “Benefícios da noz moscada, para que serve e receitas”

  1. Minha mãe teve início de avc,como ela está muito esquecida eu penso em fazer o uso de noz moscada,mas gostária de saber a quantidade,ela tem diabetes e é impertença.

    Responder
  2. Boa noite! Meu pai sofreu umAVC, e tem algumas pessoas manda do ele tomar o chá dela p melhorar a falar e o cérebro voltar. Li algumas coisas aq q me deixou preocupada. Alguém sabe me falar alguma coisa?

    Responder
    • O chá eu nunca tomei, mas eu costumo comer um pedacinho por dia ou usar como tempero. Minhas crises de enxaqueca diminuíram muito com esse hábito.

      Responder
  3. Eu gosto muito do sabor e comecei a roer um pedacinho todo dia, e percebi que minhas crises de enxaqueca diminuíram.

    Responder
  4. Olá fiz cirurgia no meu tornozelo já faz mais de 30 dias tem pontos que cicratizaram mais tem um que está com secreção. Posso usar nos moscada?

    Responder
      • Olá, tive problemas de gastrite, o pediatra do meu filho me ensinou a fazer o chá.
        Uma colher de café da semente ralada para 1 xícara de água, ferver por alguns min deixar abafado até ficar morno e tomar sem açúcar e com o pó sem coar.
        Fiz todos os dias por uns 30 dias, foi o alívio ou a cura pq nunca mais tive problemas de estômago.
        Ele tbm me aconselhou a criar o hábito de consumo pelo menos uma vez por semana por toda a vida.
        Pois ajuda na defesa do organismo. E faço até hoje e já tem uns 10 anos. Dificilmente fico doente. E qdo surge algum sintoma de resfriado faço o chá todos os dias.

        Responder
    • estou fazendo uso pra aliviar os sintomas da laberintiti tem me ajudado muito faço cha do nos salada e uma folha de louro alivia as tonturas e o mal estar causado pelo laberintiti

      Responder
  5. Sempre uso no risoto, na sopa, coloco na mesa junto o pequeno ralador cada um usa a quantia que gosta e fica muito bom!!!

    Responder
  6. Indicado por minha cunhada,comecei fazer uso de noz moscada,sentí melhoras na infecção de garganta e tbm estava com forte dor no nervo ciático,e dia após dia tomando o chá feito do pó,fiquei bem.Deus é maravilhoso.

    Responder
  7. Descobri a noz moscada recentemente por curiosidade ; e tenho usada a noz moscada em pequenas quantidades tipo uma pitada em toda comida que preparo tanto doce quanto salgadas ! Existe algum perigo do jeito que estou usando a noz moscada ?

    Responder
  8. Descobri a noz moscada recentemente por curiosidade ; e tenho usada a noz moscada em pequenas quantidades tipo uma pitada em toda comida que preparo tanto doce quanto salgadas ! Existe algum perigo do jeito que estou usando a noz moscada ?

    Responder
  9. Sempre tive muita enxaqueca.Basta iniciar os sintomas utilizo,e o remédio que me salva.
    Não tiro da minha bolsa.Recomendo.

    Responder