Os Fisiculturistas Antigamente e Hoje – Que Mudança!

atualizado em

Quando acompanhamos alguma competição de fisiculturismo, como o Mr. Olympia ou o Arnold Classic, é bem provável que fiquemos assustados com o físico de competidores como os americanos Phil Heath e Jay Cutler.

Entretanto, o corpo desses atletas nem sempre foi assim. Nos primórdios do fisiculturismo, os competidores eram um pouco diferentes e foi somente com o passar dos anos que eles alcançaram os corpos que vemos atualmente, como podemos observar nas imagens a seguir:

bodybuilders 1 - Texto 8

Nessa imagem de 1905, época em que surgiram competições de fisiculturismo para homens e mulheres que chegavam a durar vários anos, é possível observar como os músculos dos fisiculturistas ainda não eram tão definidos e desenvolvidos como os que vemos nos dias de hoje e que a roupa de apresentação usada por eles também era um pouco mais comportada.

Um pouco mais tarde, na década de 1930, as competições de fisiculturismo começavam a se consolidar, mesmo que não contassem apenas com a participação de fisiculturistas, mas também boxeadores, ginastas e nadadores.

Nesse período, o halterofilismo ainda não era considerado um esporte e os competidores buscavam alcançar o físico ideal com a prática de outras modalidades.

bodybuilders 2 - Texto 8

A foto acima apresenta um fisiculturista do ano de 1938.

Nos anos 50, o grande nome do fisiculturismo foi o americano Steve Reeves (na foto abaixo), que além de se dedicar ao esporte também tinha uma carreira de ator.

bodybuilders 3 - Texto 8

Como na época poucas pessoas conheciam o fisiculturismo e as competições, os filmes estrelados por Reeves ajudaram na popularização da prática. Ele foi campeão do Mr América em 1947, do Mr. World em 1948 e do Mr. Universo no ano de 1950, é considerado o “Arnold Schwarzenegger de sua época” e representou o papel de Hércules no cinema.

Falando no nome dele, o grande ícone que surgiu no fisiculturismo na década de 70 foi o austríaco Arnold Schwarzenegger. Além de ser o competidor mais novo a levar o título de Mr. Olympia, aos 23 anos de idade em 1970, ele alcançou o título por mais seis vezes – foi o campeão consecutivo até 1975 e ganhou novamente em 1980.

bodybuilders 4 - Texto 8

Schwarzenegger também conseguiu fazer bem a transição da carreira de fisiculturista para a de ator, já que estrelou diversos filmes como “O Exterminador do Futuro” e “Os Mercenários”. Ele ainda foi o governador do estado da Califórnia nos Estados Unidos entre os anos de 2003 e 2011.

bodybuilders 5 - Texto 8

Após anos de evoluções das competições e técnicas nos treinamentos de musculação, a imagem acima do americano Phil Heath, campeão do Mr. Olympia deste ano, mostra como o físico dos atletas sofreu modificações ao longo das décadas.

Heath, que nasceu em Seatlle e tem 34 anos de idade, vem se consolidando como um dos grandes nomes atuais do esporte, após ganhar o Mr. Olympia quatro vezes seguidas – de 2011 a 2014.

Em que fase do fisiculturismo você acha o corpo dos atletas mais bonito, independente da evolução demonstrada? Qual é o seu fisiculturista preferido de todos os tempos? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

10 comentários em “Os Fisiculturistas Antigamente e Hoje – Que Mudança!”

  1. na minha opinião , acho horríveis a musculatura de fisioculturistas , pois são muito exacerbadas , muito demasiada , sou mais malhação do modo natural , treino descanso e boa alimentação só isso !!

    Responder
  2. Com o uso na década de 60 do esteróide anabolizante, o fisiculturismo se marginalizou e os marombeiros começaram a morrer mais cedo .
    Acabou a simetria, e a beleza grega, como a de Steve Reeves, Clarence Ross, George Eiferman,John Grimek e o nosso João Leal Filho e surgiram físicos monstruosos e nada saudáveis.

    Responder
  3. Vejo os anos 70 e 80 o auge da densidade muscular,(Franco Collumbu,Lou Ferrigno,Arnold), nos 90 /2000 o enriquecimento foi melhor (Ronnie Coleman,Jay Cutler)…no atual nao consigo ver uma analise sobre o culto ao musculo, e sim o climax da exaustao do proprio,trazendo uma ideia de “Touro enraivado enjaulado”,………..Sem sombra de duvida, atualmente,Kai Grenne demonstra a melhor performance cultista muscular, nao forçando sua aparencia, ao contrario de Phill Heat, msm tendo uma genetica bem propicía.Logo Em opiniao pessoal: Kai Grenne atualmente,Franco Columbu 80 ((70 considero o Arnold), e imbutido ao propio esporte, o lendario Mike Mentzer

    Responder
  4. Na primeira foto logo no início da página, dos fisiculturistas Arnold foi o único que esqueçeu as pernas em casa, então mesmo eu gostando dele, acho que houve muita máfia ou naquela época os caras não olhavam muito os musculos inferiores, bizarro isso vai entender.

    Responder
    • Salvo engano, na categoria mens phisique até hoje as pernas não entram no critério.
      As pernas só não podem ficar muito murchas por causa da simetria, mas só são analisados os músculos superiores RS

      Responder