Como Fazer Exercícios de Yoga em Casa

atualizado em

Se você pode respirar, você pode fazer yoga”, segundo o professor BKS Iyengar. Ouvindo dessa forma, parece simples, mas também não é impossível. Fazer exercícios de yoga em casa, como todo exercício, vai exigir determinação, foco e disciplina.

Para os praticantes habituais, conhecidos por yogis, basta trazer para dentro de casa o que se pratica fora dela. Os iniciantes, como qualquer pessoa que está começando a se familiarizar com algo novo, vão ficar um pouco mais perdidos.

Os Prós e os Contras de Fazer Exercícios de Yoga em Casa

Tudo na vida tem seu lado yin e yang, principalmente no yoga, ou seja, as vantagens e desvantagens.

Entre as vantagens da prática em casa estão a economia com as aulas, não enfrentar trânsito, não ter que achar uma vaga para seu carro, evitar a perda de tempo entre o deslocamento casa/academia, afinal, não é preciso ir quando já se está no lugar.

Outra coisa positiva é a privacidade. O medo de passar vergonha não conseguindo executar algum movimento mais difícil fica restrito a quatro paredes. Algum familiar também pode se sentir estimulado a começar a fazer exercícios de yoga em casa.

A desvantagem: não ter contato com outros praticantes, não mudar de cenário, dificuldade em manter a disciplina, não ter um professor presente para tirar as dúvidas. Mas se o objetivo é realmente fazer yoga em casa, a adaptação é totalmente possível.

Uma vez resolvida a questão, há algumas exigências a seguir:

Local Adequado

A primeira coisa a se pensar é o local. Yoga não é um exercício comum: exige silêncio, tranquilidade, concentração. Não dá para começar a prática onde tem muita gente circulando, telefone tocando, panela de pressão chiando…

Qual o recanto de paz em sua casa? Reflita. É o lugar onde você se sente melhor. Não precisa ser espaçoso demais, basta caber seu colchonete e lhe trazer paz. Deve ser bem limpo, bem ventilado, iluminado e longe de móveis ou objetos cortantes ou pontiagudos.

Com o passar do tempo, esse local emitirá vibrações positivas, trazendo a sensação de conforto, harmonia e paz a todos que ali passarem. Uma vez encontrado esse local, vamos adiante.

Horários

Agora que o local da prática foi escolhido, vamos ver se ele está livre “full time”.

O momento do yoga tem que ser só seu. Veja quais são os horários mais tranquilos do seu dia. É neles que se deve fazer os exercícios de yoga em casa.

Os melhores horários são pela manhã. Quem pratica nessa hora, mantém altos níveis energéticos para atravessar o dia. Os que preferem fazê-lo à noite, terão oportunidade de se desestressarem dos aborrecimentos do dia. Para os que não puderem praticar nesses horários, escolha outro. O importante é não deixar de fazer.

Roupa Adequadas

Use roupas confortáveis, evite coisas que apertem o corpo. Não é porque os exercícios estão sendo realizados em casa que o uso de chinelos durante a prática está liberado. Nesse caso, é melhor ficar descalço.

Alimentação

Para realizar as posturas do yoga, é recomendável que o estômago esteja relativamente vazio.

Nada de alimentos pesados antes da prática. Yoga não é somente exercício físico, mas principalmente mental, geralmente acompanhado de meditação e exercícios respiratórios; portanto, deixe para comer depois.

Aquecimento

Essa é uma regra que não pode ser descartada, de forma alguma. Antes de iniciar os movimentos do yoga, faça exercícios de relaxamento e alongamento, para que a musculatura responda positivamente e não sofra lesões durante as posturas.

Disciplina

Estabelecer metas será fundamental para o êxito. Continuar praticando nos mesmos dias e horários estabelecidos, com a mesma carga horária de quem frequenta uma escola.

As pessoas têm uma tendência a ficar indolentes quando desempenham tarefas em ambiente doméstico. Isso acaba desestimulando o praticante, que vai desistindo aos poucos.

Posturas

Hoje em dia, fica extremamente simples iniciar a prática do yoga. Basta acessar a internet e procurar vídeos que tratem do assunto. Há yoga para todos, desde os iniciantes até os praticantes habituais.

No caso dos iniciantes, convém procurar posturas específicas para essa fase. Aos poucos, o grau de dificuldade vai sendo aumentado.

Quem já pratica há mais tempo vai encontrar novas propostas, e poderá incorporá-las às posturas que já executa.

Damos, a seguir, o básico para quem quer iniciar. É somente um dos caminhos possíveis, há muitos outros, basta pesquisar.

Como Fazer Exercícios de Yoga em Casa

É uma série bastante simples, de aproximadamente 10 minutos. A partir dela, o praticante poderá criar uma dinâmica própria, à medida que adquirir vigor físico.

São somente cinco movimentos. Não adianta querer iniciar com uma série completa e complexa. Vá com calma.

Não se assuste com os nomes. O importante são os movimentos.

  • Supta padangusthasana I

 Supta padangusthasana I - artigo yoga

Deite-se de costas. Enganche um cinto ao redor do seu pé direito. Levante o pé na vertical, em direção ao teto, enquanto força as omoplatas. Conte 5 respirações e alterne as pernas.

  • Supta padangusthasana II

Supta padangusthasana II - artigo yoga

Repita a posição anterior, mas, desta vez, ao expirar, abra a perna para o lado. Novamente, conte 5 respirações e realize o movimento com a outra perna.

  • Adho Mukha sukhasana

 Adho Mukha sukhasana - artigo yoga

Sentado no chão. Pernas cruzadas na posição de Lótus. Dobre os quadris para frente. Ir andando com a ponta dos dedos no chão até sentir que os braços estejam bem estendidos. Respire cinco vezes. Volte à posição inicial. Mude o cruzamento das pernas e repita o movimento.

  •  Anjaneyasana

Anjaneyasana - artigo yoga

Levar o seu pé direito para a frente entre as mãos. Soltar o seu joelho esquerdo no chão. Trazer as duas mãos para o seu joelho direito. Depois de 5 respirações, alternar as pernas.

  • Balasana

Balasana - artigo yoga

Ajoelhe-se. Os dedões dos pés devem tocar o chão. Realize uma abertura ampla dos joelhos. Dobre-se para a frente. Descanse sua testa no chão. Esticar os braços para frente. Conte novamente 5 respirações. Volte à posição inicial e repita o movimento.

Essas são cinco posturas iniciais. Caso encontre dificuldade em entender os movimentos, basta procurar por seus vídeos na internet.

Dicas

  • Sem pressa: Por ser uma prática de relaxamento, os exercícios de yoga em casa devem ser feitos lentamente. Se os movimentos estão sendo realizados rapidamente é porque há ansiedade, e nesse caso, os objetivos não estão sendo atingidos. Preste atenção a isso.
  • Constância: Yoga é benéfico quando há constância. Não adianta praticá-lo uma vez por semana, ocasionalmente, durante duas horas. Seus resultados serão mais visíveis quando praticado diariamente, mesmo que somente 15 ou 20 minutos.
  • Variações: Procure aprender outras posturas para poder variar, dessa forma, a prática diária não se tornará monótona.

Considerações Finais

Além de ser totalmente possível, é bastante recomedável fazer exercícios de yoga em casa.

Com o passar do tempo, convide algumas pessoas para formar um grupo. Isso tornará a prática mais estimulante e divertida, mas não a abandone. Ela só lhe trará benefícios.

Você tem vontade de fazer exercícios de yoga em casa? Por que essa preferência de local? Você já praticou yoga alguma vez? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

2 comentários em “Como Fazer Exercícios de Yoga em Casa”