Os últimos números oficiais, da manhã de terça-feira, 24 de março, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde indicam mais de 394 mil casos e aproximadamente 17 mil mortes em todo o mundo e 1.891 casos e 34 mortes no Brasil da pandemia do novo coronavírus que nasceu na China e se espalhou por países de todo o mundo.
A essa altura, você já deve saber que precisa lavar muito bem as mãos com água e sabão por 20 segundos ou com álcool em gel e que deve evitar ter contato direto com outras pessoas, como beijos, abraços e apertos de mão para se prevenir contra a doença causada pelo vírus, que recebeu o nome de COVID-19, entre tantas outras medidas para se manter saudável e imune durante a epidemia.
Você também deve estar ciente da importância de evitar aglomerações e permanecer em casa o máximo de tempo possível para limitar o contágio do novo coronavírus. Essa é uma medida que tem sido obedecida por muita gente ao redor do mundo e alguns tem sido criativos em seu modo de passar o tempo durante os dias de confinamento.
Enquanto uns trabalham de casa, outros aproveitam para colocar os estudos em dia e há quem faça transmissões ao vivo do seu isolamento nas redes sociais.
Existem ainda aqueles que assistem a filmes e séries o dia inteiro, os que zeram os joguinhos do celular e os que reveem as partidas do time do coração. Já os adeptos do mundo fitness podem passar o tempo realizando os seus treinos em casa – sim, é possível manter-se ativo em casa durante o surto do novo coronavírus.
Foi isso o que um corredor amador de maratonas da China fez: o terapeuta de medicina chinesa Pan Shancu completou impressionantes 6.520 voltas – correspondentes a aproximadamente 50 quilômetros – ao redor do seu apartamento em menos de cinco horas.
Em uma postagem na rede social chinesa Weibo, que por sinal viralizou, Shancu escreveu: “Faz muitos dias que eu não saio, eu não suporto mais ficar sentado! Então, vamos correr em volta das duas mesas de massagem na sala”.
Ficou inspirado a imitar o homem? Só tome cuidado para evitar lesões na sua corrida em casa.
Para comprovar o seu feito, o corredor amador de maratonas compartilhou prints do seu aplicativo de corridas no celular. O terapeuta de medicina chinesa ainda postou: “Sim, uma volta tem aproximadamente 8 metros – eu corri 50 quilômetros e fiz isso em 4h48min44s, todo suado, me sinto ótimo”.
E olha que ele não foi o único morador da China a aderir às corridas para passar o tempo durante o isolamento por conta do COVID-19. Uma mulher comentou na rede social chinesa que pegou o seu cartão de corrida e começou o trajeto na cozinha, passou pela sala e continuou no quarto da filha.
“A pista de corridas com menos de 20 metros tem um lindo cenário à minha esquerda, o ronco do meu marido torcendo por mim. O veredito do meu marido é que eu tenho problemas psicológicos”, acrescentou a mulher.
Difícil não perder a cabeça nem que seja um pouquinho em meio a um confinamento, não é mesmo? Provavelmente deve ter sido uma maneira de se concentrar em outra coisa além de toda a tensão trazida pelo perigo do novo coronavírus por algumas horas.
Shancu é da cidade de Hangzhou, capital da província chinesa de Zheijang, que foi colocada em confinamento no dia 5 de fevereiro, como estratégia para conter a disseminação do COVID-19.
Nunca é demais frisar as recomendações de prevenção contra o novo coronavírus
As histórias dos chineses são engraçadas, mas infelizmente o COVID-19 não é brincadeira. Por isso, vamos relembrar com mais detalhes as recomendações da OMS e do Ministério da Saúde para a prevenção contra o novo coronavírus:
- Lavar as mãos com frequência, usando água e sabonete ao longo de pelo menos 20 segundos;
- Quando não tiver acesso à água e sabonete, higienizar as mãos com um desinfetante próprio para as mãos à base de álcool – o famoso álcool em gel;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, o que previne que as mãos contaminadas transfiram o vírus para os olhos, nariz e boca;
- Não ter contato próximo com pessoas que estiverem doentes;
- Manter pelo menos dois metros de distância de alguém que esteja tossindo ou espirrando – isso serve para diminuir os riscos de respirar gotículas respiratórias que contenham vírus, caso a pessoa esteja doente;
- Certificar-se de que tanto você quanto as pessoas próximas a você praticam uma boa etiqueta respiratória: cobrir a boca e o nariz com o cotovelo dobrado ou com um lenço de papel ao tossir ou espirrar – no caso do lenço, ele deverá ser jogado fora depois da tosse ou espirro;
- Limpar e desinfetar os objetos e superfícies tocados com frequência, como corrimões de escada, mesas, telefones e utensílios compartilhados de escritório, por exemplo. Sim, até o seu smartphone pode ser responsável pela infecção do vírus!
- Ficar em casa se estiver sentindo-se mal e procurar o atendimento médico se apresentar febre, tosse e dificuldade para respirar;
- Evitar aglomerações de pessoas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter-se informado sobre os últimos desdobramentos acerca do coronavírus e seguir as instruções das autoridades locais e mundiais de saúde.