Laranja Dá Gases?

publicado em

Confira se é verdade que comer laranja dá gases ou se esse não é um efeitos causado pela fruta do suco tão comum no dia a dia de muitos.

Quando pensamos em frutas saudáveis, já lembramos logo da laranja, bastante conhecida como uma das boas fontes de vitamina C para nossa dieta.

Entretanto, o alimento ainda é fonte de nutrientes como a vitamina B1, carboidratos, fibras, potássio e vitamina B9.

A laranja também carrega substância com efeito antioxidante como os compostos fenólicos e os carotenoides – esses últimos são, inclusive, os responsáveis pela coloração vibrante do alimento. Por conta de todos esses nutrientes existem tantos benefícios da laranja para a saúde e boa forma.

Mas será que uma fruta benéfica para a saúde do nosso organismo como a laranja pode trazer efeitos desagradáveis como deixar uma pessoa mais flatulenta depois de consumi-la?

Ou não é verdade que a laranja dá gases?

A laranja faz parte do grupo de frutas conhecidas como produtoras de gases. Veja alguns motivos que sustentam que a laranja dá gases.

– A questão da má absorção da frutose

A frutose é um tipo de açúcar que é encontrado naturalmente na composição de frutas como a laranja. Algumas pessoas podem apresentar uma condição conhecida pelo nome de má absorção da frutose, em que o organismo não dá conta de absorver esse açúcar natural.

Um dos sintomas associados à má absorção da frutose é justamente o surgimento de gases.

– A questão das fibras

Conforme já aprendemos acima, a laranja é um dos alimentos que fornecem fibras para o nosso organismo.

Uma pessoa necessita tomar cuidado ao adicionar mais fibras às suas refeições, devendo aumentar a quantidade do nutriente que é ingerida gradualmente.

Mas por que isso é necessário? A ingestão de quantidades elevadas de fibras de maneira rápida pode provocar sintomas como flatulência exagerada, inchaço e outros tipos de desconforto intestinal.

Também é recomendável acompanhar o consumo de alimentos com fibras da ingestão de uma quantidade apropriada de água.

Por outro lado

Entretanto, isso não significa necessariamente que a laranja dá gases para todo mundo – isso porque os alimentos que provocam a flatulência podem variar de indivíduo para indivíduo.

Permita que deixemos um conselho

Além disso, atenção: não exclua de vez um alimento saudável e nutritivo como a laranja das suas refeições simplesmente porque acredita que ele esteja te deixando com um nível maior de flatulência.

Se desconfiar disso, procure o auxílio do médico e do nutricionista para saber se a exclusão do alimento é realmente necessária. Os profissionais podem ensinar uma maneira de consumir a fruta sem sofrer com tantos gases.

No entanto, se for realmente o caso de precisar tirar a laranja, eles ensinarão como substituir o alimento, de maneira que você não fique sem oferecer ao seu organismo os nutrientes encontrados na fruta e que são importantes para o funcionamento apropriado do corpo.

A culpa não pode ser jogada somente nos alimentos que consumimos

Mais do que saber se a laranja dá gases, é importante que se conheça quais outros fatores – não apenas aquilo que comemos e bebemos durante as refeições – podem interferir na produção de gases no organismo.

O PhD e professor clínico associado de nutrição da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, Charles Mueller explicou que os gases que soltamos não são produzidos somente pelos alimentos que consumimos, mas também pelo ar que engolimos, que acaba passando pelo trato gastrointestinal.

No mesmo sentido, o gastroenterologista, professor clínico associado de medicina da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e PhD David Poppers esclareceu que os gases são uma combinação entre dois fatores: o ar que engolimos, ao comermos muito rapidamente, e o alimento que consumimos.

A nutricionista Abby Langer explicou ainda que doenças gastrointestinais sérias também podem ser a principal causa dos gases. Eles ainda podem estar relacionados ao uso de alguns medicamentos e a problemas na flora intestinal, completou a especialista.

“Para aqueles que não têm um problema de fundo (para provocar os gases, como as doenças gastrointestinais), a quantidade de gases que nós temos está diretamente relacionada com a quantia de alimento e/ou ar não digerido no nosso cólon. Se estamos comendo coisas que o nosso corpo não está decompondo, nós vamos ter gases”, completou Langer.

Ainda que seja constrangedora, a flatulência é uma função normal do corpo, completou o PhD Charles Mueller. Ele alertou ainda que devemos nos preocupar mais quando não estivermos soltando gases do que quando a flatulência aparecer.

Mueller orientou também a procurar o auxílio médico quando ocorrerem mudanças nos hábitos intestinais que não se resolvem sozinhas como cólicas, inchaço, prisão de ventre, diarreia, não ter flatulência alguma ou o aparecimento de muitos gases

Referências Adicionais:

Você já tinha percebido que comer ou tomar suco de laranja dá gases para você? Consome com frequência? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

Deixe um comentário

2 comentários em “Laranja Dá Gases?”

  1. Oi. Percebi que é a terceira vez que me da cólica intestinal depois que consumo laranja. Quando tomo o suco não ocorre reação, mas a fruta sim. Muita cólica

    Responder
  2. Acabei de chupar 2 laranja e minha barriga estufou.
    Fiquei preocupada, pois quase não solto gazes…pum rsrsrs…

    Responder