Xarope de beterraba: o que é, para que serve, como fazer e tomar

atualizado em

O xarope de beterraba é um remédio natural muito utilizado para aliviar os sintomas de tosse, gripe, pneumonia, gripe e anemia.

Ele possui em sua composição nutricional, vitamina C e do complexo B, além de propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a promover o relaxamento dos vasos sanguíneos, auxiliam a redução dos processos inflamatórios, além de contribuir para a melhoria do funcionamento do sistema imunológico.  

Confira abaixo, para que serve, como tomar e como fazer esse xarope caseiro.

O que é e para que serve o xarope de beterraba?

xarope

Esse xarope pode ser feito usando apenas a beterraba, ou adicionando, mel, canela e gengibre. A receita também pode ser complementada por outros ingredientes como açúcar, limão e especiarias.

Xarope de beterraba para tosse

Acredita-se que o xarope de beterraba possa funcionar como uma alternativa caseira de remédio para a tosse devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Entretanto, é importante mencionar que a tosse pode ser um sintoma ou sinal de uma série de problemas de saúde.

O uso do xarope não substitui um tratamento médico. Se você perceber que após a ingestão deste xarope caseiro, a tosse não passou, deverá procurar rapidamente ajuda médica.

Xarope de beterraba para gripe

A gripe é uma infecção viral que não possui cura e o xarope de beterraba, pode ajudar a aliviar os seus sintomas.

Segundo a Mayo Clinic, organização da área de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares dos Estados Unidos, geralmente uma pessoa saudável que pega uma gripe não precisa fazer nada além de descansar bastante e ingerir muitos líquidos para tratar a doença, embora ela também possa utilizar analgésicos de venda livre para ajudar em relação aos sintomas.

Xarope de beterraba para bronquite

A bronquite é uma inflamação aguda ou crônica no revestimento ou mucosa dos tubos bronquiais, que pode resultar em pneumonia para algumas pessoas. Além disso, ataques repetidos de bronquite podem significar que a pessoa possui uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Em outras palavras, a bronquite é uma doença séria, portanto, o xarope de beterraba não vai curar a doença. Mas será que ele não pode ajudar a amenizar seus sintomas como a tosse?

Bem, quem foi diagnosticado com a condição precisa continuar a seguir todas as instruções que foram passadas pelo médico para o tratamento da bronquite e deve consultar o profissional a respeito da ideia de incluir o remédio caseiro nesse grupo de estratégias.

Uma pessoa com bronquite jamais deve substituir o tratamento prescrito pelo médico somente pelo uso do xarope de beterraba porque isso poderá ser muito perigoso para a sua saúde.

xarope

Xarope de beterraba para pneumonia

A tosse faz parte da lista de sintomas da pneumonia, então, talvez esse seja o motivo para algumas pessoas associarem o uso do xarope de beterraba com a doença. Entretanto, precisamos ressaltar que a pneumonia é uma doença grave, que não pode ser tratada somente de modo caseiro.

Além da tosse, que pode vir acompanhada de muco, a pneumonia pode gerar sintomas como dor no peito ao respirar ou tossir, fadiga, febre, transpiração, calafrios com temor, náusea, vômito, diarreia, dificuldade em respirar, confusão ou mudanças no nível de consciência e temperatura mais baixa que o normal nas pessoas com 65 anos ou mais.

Além disso, pode causar inquietação, cansaço, falta de energia e dificuldade para comer em recém-nascidos ou crianças pequenas.

Quem apresentar um ou mais desses sintomas e desconfiar que está com a doença deve procurar o médico imediatamente para receber o tratamento efetivo e adequado.

Só use o xarope de beterraba como integrante do tratamento da pneumonia quando o médico autorizar e jamais utilize o remédio caseiro como substituto do tratamento prescrito pelo profissional porque isso poderá ser muito perigoso para a sua saúde.

Xarope de beterraba para anemia

De acordo com a nutricionista e mestre em nutrição Adda Bjarnadottir, a beterraba é um dos principais alimentos ricos em ferro e por conta disso, algumas pessoas acreditam que o uso do xarope pode ser útil em relação à doença.

No entanto, precisamos ponderar a respeito de alguns fatores. Um deles é que existem dois tipos ferro disponíveis na alimentação: o heme e o não-heme. Enquanto o primeiro é encontrado somente em produtos de origem animal, o segundo está presente apenas nos alimentos de origem vegetal (como as frutas).

Outra diferença entre os dois é que é mais difícil para o organismo absorver o ferro não-heme do que o ferro heme. Isso significa que o corpo humano pode ter dificuldades para absorver o ferro da beterraba, exigindo a aplicação de estratégias para melhorar a absorção de ferro.

Mas esse não é o único dilema: é fundamental lembrar que a anemia por deficiência de ferro não é o único tipo de anemia que uma pessoa pode desenvolver. Existem outros tipos de anemia como:

  • Anemia causada pela falta de vitaminas (B12 e B9);
  • Anemia causada por doenças crônicas;
  • Anemia aplástica (originada por infecções, alguns medicamentos, exposição a metais tóxicos e doenças autoimunes);
  • Anemia associada a uma doença na medula óssea;
  • Anemia hemolítica (em que os glóbulos vermelhos são destruídos mais rapidamente do que repostos);
  • Anemia falciforme (em que os glóbulos vermelhos têm um formato anormal e morrem prematuramente, resultado em uma escassez crônicas desses componentes do sangue);
  • Talassemia (forma crônica de anemia, em que um problema genético gera a diminuição na produção de uma das cadeias que formam a hemoglobina).

Portanto, quem desconfia que tem a condição ou já foi diagnosticado com a doença necessita do acompanhamento médico para receber o tratamento completo e apropriado para o seu tipo de anemia em particular, mesmo no caso de uma anemia por deficiência de ferro.

Só use o xarope de beterraba como complemento para o tratamento da sua anemia por deficiência de ferro quando o médico autorizar e jamais substitua o tratamento prescrito pelo profissional apenas pelo uso do remédio caseiro porque isso poderá ser bastante perigoso para a sua saúde.

Uma anemia não tratada pode resultar em fadiga severa, complicações gestacionais, problemas cardíacos e até levar a óbito, no caso de algumas anemias hereditárias como a anemia falciforme.

Como fazer – 3 receitas de xarope de beterraba

xarope

1. Receita de xarope de beterraba simples

Ingredientes:

  • 1 beterraba;
  • 2 colheres de sopa de açúcar.

Modo de preparo:

  1. Corte a beterraba em fatias e misture com o açúcar;
  2. Transfira a mistura para um recipiente de vidro esterilizado e tampe;
  3. Deixe descansar ao longo de 24 horas.

Passado esse tempo, separe o suco que foi formado a partir da mistura, transfira para outro recipiente de vidro esterilizado e tampe.

2. Receita de xarope de beterraba com mel

Ingredientes:

  • 1 beterraba;
  • 2 colheres de sopa de mel.

Modo de preparo:

  1. Corte a beterraba em fatias e misture com o mel;
  2. Transfira a mistura para um recipiente de vidro esterilizado e tampe. Deixe descansar ao longo de 24 horas;
  3. Passado esse tempo, separe o suco que foi formado a partir da mistura, transfira para outro recipiente de vidro esterilizado e tampe.

3. Receita de xarope de beterraba com gengibre

xarope de mel e gengibre

Ingredientes:

  • 1 beterraba média;
  • 1 limão grande com casca, cortado em cruz;
  • 3 dentes grandes de alho;
  • 1 cenoura grande com casca;
  • 1 cebola grande em pedaços (preferencialmente deve ser da variedade roxa);
  • 3 folhas de louro;
  • 5 cravos-da-índia;
  • 1 pedaço de canela em pau;
  • 1 pedaço de gengibre com casca, mais ou menos do tamanho do dedo polegar;
  • 1 ½ litros de água;
  • 500 g de açúcar.

Modo de preparo:

Corte todos os ingredientes e coloque-os em uma panela de pressão. Adicione água e leve ao fogo. Deixe no fogo até 20 minutos depois da panela pegar pressão. Então, desligue o fogo e espere sair a pressão. Cuidadosamente, abra a panela e retire o limão e o louro.

Sem descartar a água, que deverá ser incorporada ao xarope posteriormente, separe os ingredientes da água, transfira-os para o liquidificador e bata até formar um líquido parecido com uma sopa batida.

Na sequência, encha outra panela grande com o açúcar e leve ao fogo para fazer uma espécie de calda, mexendo sempre para não grudar. Despeje a água da panela de pressão no açúcar e misture.

Após, acrescente o líquido obtido no liquidificador e deixe a mistura cozinhar em fogo baixo ao longo de 30 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo, espere esfriar e armazene o xarope em um recipiente esterilizado de vidro e tampe.

O xarope não pode ser ingerido ainda quente e deve ser guardado na geladeira, durando até 30 dias. Ele deverá ser retirado da geladeira 30 minutos antes de ser consumido e guardado novamente logo depois de ser utilizado.

Você também pode adicionar canela a este xarope, pois ela possui efeitos anti-inflamatórios, analgésicos, além de ser uma expectorante natural, ajudando a combater os sintomas de tosse, gripes e resfriados.  

Como tomar o xarope de beterraba?

A indicação para os casos de tosse é ingerir duas colheres de sopa do xarope de beterraba três vezes ao dia. Entretanto, para as crianças essa dosagem deve ser reduzida pela metade.

No caso do xarope de beterraba com gengibre, a orientação é que os adultos tomem uma colher de sopa do remédio caseiro três vezes ao dia e que as crianças tomem uma colher de chá de xarope três vezes ao dia.

Entretanto, por questões de segurança, utilize apenas a dosagem do xarope de beterraba que for aprovada pelo médico e consulte o profissional a respeito de quanto tempo máximo pode durar o tratamento.

Cuidados ao utilizar o xarope de beterraba

Um bom conselho que vale a pena ser seguido é o de consultar o médico antes de começar a usar o xarope de beterraba para qualquer finalidade. Ora, mas a beterraba não é um alimento saudável? Sim, mas existem receitas do remédio caseiro em que ela aparece ao lado de outros ingredientes como folhas e especiarias como louro, canela e gengibre, por exemplo.

Embora esses ingredientes sejam naturais, eles podem ter contraindicações, provocar efeitos colaterais ao ser usados ao mesmo tempo em que determinados medicamentos, suplementos e outras plantas.

Essa recomendação é especialmente importante para as crianças, os adolescentes, os idosos, as mulheres grávidas, as mulheres que amamentam e as pessoas que sofrem com algum tipo de doença ou condição específica de saúde.

Contraindicações do xarope de beterraba

Este remédio caseiro não deve ser consumido por portadores de diabetes, pois ajuda a aumentar o teor de açúcar na corrente sanguínea.

Já a versão com mel deste xarope não é indicada para as mulheres gestantes, uma vez que pode fazer mal ingerir mel na gravidez, e para as crianças com menos de um ano de idade.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia o xarope de beterraba? Pretende experimentar para alguma das indicações listadas? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

2 comentários em “Xarope de beterraba: o que é, para que serve, como fazer e tomar”

  1. Meu nome é Elaine gostaria de saber se eu posso fazer o xarope de beterraba cortada em rodelas e colocar em um prato e cobrir a beterraba com açúcar e acrescentar um limao e deixar descansa em 24 hras

    Responder