Uva Dá Gases?

publicado em

Confira se podemos dizer que a uva dá gases ou se essa fruta não causa o incômodo desconforto em quem a consome.

A uva está na lista das suas frutas favoritas? Pois saiba que você faz muito bem em continuar a consumir, sem exageros, algumas unidades da fruta depois do almoço ou no lanche da tarde.

Isso porque uma xícara com 151 g de uvas verdes ou tintas é fonte de nutrientes como carboidratos, fibras, potássio, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zinco, vitamina B9, vitamina C e vitamina K.

Além de todos esses nutrientes serem importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo, a fruta também é considerada um alimento rico em antioxidantes. existem, inclusive, vários benefícios da uva para a saúde e boa forma.

Por outro lado, há quem acredite que comer uvas pode deixar uma pessoa mais flatulenta. Você já ouvir falar nessa história?

É verdade que a uva dá gases?

Segundo informações encontradas, as uvas podem ser classificadas dentro do grupo de frutas que apresentam menor tendência de provocar flatulências.

A Fundação Internacional para Distúrbios Gastrointestinais (IFFGD) apontou a uva como uma das frutas que apresentam menor propensão de provocar os gases. Entretanto, isso não significa necessariamente que elas não possam promover esse efeito para nenhuma pessoa.

Até porque a Mayo Clinic, organização da área de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares dos Estados Unidos, assinalou que a ingestão elevada de muito açúcar oriundo de frutas pode gerar o aparecimento dos gases.

Se o intestino delgado não absorver todo o açúcar de frutas doces como as uvas, essa responsabilidade ficará por conta do intestino grosso, em um processo que resulta em gases e inchaço.

Estamos falando da frutose

De acordo com informações de um artigo publicado, a frutose (que muitos acham que faz mal), que é justamente o açúcar encontrado naturalmente na uva e em outras frutas, pode ser uma fonte de desconforto digestivo para algumas pessoas.

Esse desconforto pode incluir os gases – segundo a publicação, a frutose é uma das principais causas para o desenvolvimento da flatulência.

O médico gastroenterologista Shawn Khodadadian explicou que a quantidade de frutose com o qual o sistema digestivo consegue lidar varia de pessoa para pessoa, portanto, não há como dizer qual seria a quantia limite da substância que alguém pode ingerir.

Essa associação entre a frutose e o aparecimento dos gases pode ser mais expressiva principalmente para quem sofre com uma condição chamada de má absorção da frutose, em que o organismo não dá conta de absorver esse açúcar natural. Isso porque um dos sintomas relacionados à má absorção da frutose são justamente os gases.

Ou seja

Em outras palavras, é possível afirmar que a uva dá gases para algumas pessoas, principalmente para quem a consome em excesso, assim como outras frutas, embora seja possível que nem todo mundo experimente essa reação ao consumir o alimento.

Não podemos jogar a culpa somente na alimentação

Mais do que saber se a uva dá gases, é importante conhecer quais outros fatores – não apenas aquilo que comemos e bebemos durante as nossas refeições – podem interferir na produção de gases no organismo.

O PhD e professor clínico associado de nutrição da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, Charles Mueller explicou que os gases que soltamos não são produzidos somente pelos alimentos que consumimos, mas também pelo ar que engolimos, que acaba passando pelo trato gastrointestinal. Não deixe de conferir se comer rápido dá gases.

No mesmo sentido, o gastroenterologista, professor clínico associado de medicina da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e PhD David Poppers esclareceu que os gases são uma combinação entre dois fatores: o ar que engolimos, ao comermos muito rapidamente, e o alimento que consumimos.

A nutricionista Abby Langer explicou ainda que doenças gastrointestinais sérias também podem ser a principal causa dos gases. Eles ainda podem estar relacionados ao uso de alguns medicamentos e a problemas na flora intestinal, completou a especialista.

“Para aqueles que não têm um problema de fundo (para provocar os gases, como as doenças gastrointestinais), a quantidade de gases que nós temos está diretamente relacionada com a quantia de alimento e/ou ar não digerido no nosso cólon. Se estamos comendo coisas que o nosso corpo não está decompondo, nós vamos ter gases”, completou Langer.

Ainda que seja constrangedora, a flatulência é uma função normal do corpo, completou o PhD Charles Mueller. Ele alertou ainda que devemos nos preocupar mais quando não estivermos soltando gases do que quando a flatulência aparecer.

Mueller orientou também a procurar o auxílio médico quando ocorrerem mudanças nos hábitos intestinais que não se resolvem sozinhas como cólicas, inchaço, prisão de ventre, diarreia, não ter flatulência alguma ou o aparecimento de muitos gases

Referências Adicionais:

Você já tinha percebido que uva dá gases para você? Consome com frequência essa fruta na dieta? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

Deixe um comentário