Usado no tratamento da diabetes tipo 2, maior sensibilidade à insulina e menor absorção da glicose: será que o cloridrato de metformina emagrece? Conheça como funciona!
A diabetes do tipo 2 é uma doença normalmente associada a quadros de obesidade, de modo que as complicações se multiplicam.
O uso do cloridrato de metformina nesses pacientes tem demonstrado, porém, uma capacidade de atenuar a obesidade. Por esse motivo, muitos suspeitam que o cloridrato de metformina emagrece qualquer pessoa.
Um dos motivos para essa suspeita é a ação do remédio em relação à insulina: a resistência à insulina tem uma ligação com o excesso de peso.
O consumo constante de alimentos ricos em carboidratos força o pâncreas a produzir muita insulina, o que cria uma resistência nas células e obriga o pâncreas a produzir ainda mais insulina.
Como a insulina está associada ao acúmulo de gordura, o aumento da sensibilidade das células ao hormônio é positivo. Quando as células ficam mais sensíveis, o pâncreas precisa produzir menos insulina, diminuindo a tendência do corpo a acumular gordura.
Como funciona o cloridrato de metformina?
O modo de funcionamento do antidiabético se baseia nos seguintes efeitos:
- Menos glicose: O cloridrato de metformina faz com que o fígado diminua sua produção de glicose, de modo que os níveis de glicose no sangue são mantidos sob controle;
- Maior sensibilidade à insulina: O cloridrato de metformina otimiza o funcionamento da insulina já existente, tornando as células e os tecidos em geral mais sensíveis a ela;
- Menor absorção de glicose: Há uma diminuição do nível de glicose absorvida no trato gastrointestinal, de modo que os níveis de glicose no sangue tendem a diminuir.
O cloridrato de metformina emagrece mesmo?
É preciso lembrar que o cloridrato de metformina não é indicado para esse fim: o é remédio para o tratamento de diabetes, não para a perda de peso.
Deve-se levar em consideração ainda a falta de estudos que provem que o cloridrato de metformina funcionaria para reduzir o peso de pacientes não diabéticos.
Mesmo os resultados obtidos em pacientes que sofrem do diabetes tipo 2 são limitados: variam de 5 a 7% do peso corporal, com uma redução de até 3 cm na circunferência abdominal.
Trata-se, portanto, de um tratamento para perda de peso que é, no mínimo, duvidoso. Muitos alegam que mesmo o emagrecimento verificado em quem tem diabetes tipo 2 só se dá em virtude da dieta que se faz paralelamente ao uso do medicamento.
Efeitos colaterais e contraindicações
O cloridrato de metformina não é uma substância livre de riscos: ao usá-la é possível o desenvolver efeitos colaterais gastrointestinais, como náuseas, vômitos, diarreia ou cólica, bem como dores abdominais.
Mais sério, porém, é a possibilidade rara de apresentar acidose lática: o acúmulo de ácido lático, que pode provocar fraqueza e confusão mental. Além disso, o medicamento é contraindicado para pessoas com problemas renais ou insuficiência cardíaca.
Cuidados
Portanto, não dá para usar o cloridrato de metformina fora de seu propósito, que é o tratamento da diabetes do tipo 2.
Só use o remédio quando o médico prescrever e obedeça todas as recomendações do profissional referentes ao tratamento, incluindo dosagem, frequência de uso e duração do tratamento.
Vídeo: Metformina emagrece mesmo? Faz mal?
Assista ao vídeo abaixo para conhecer melhor a metformina.
Boa noite gostaria de saber o melhor remédio para emagrecer .obrigada
Cade os comentários?
Não sou diabética ,mas a endocrinologista passou metformina 500 mg para ajudar a emagrecer, pois estou obesa.
Será que está correto esse procedimento
Oii…você está tomando viu resultado.perdeu peso?
Não estou tomando, ela trocou por bupropiona,eu tomei por duas semanas está perdendo peso, mas na terceira semana me deu um Pânico, muita muita ansiedade, agora fiquei com medo d continuar
Sim!
Também faço o uso de Metformina para ajudar no emagrecimento..
Passado por endocrinologista!!
Eu tomo 850mg..
Estou vendo resultados!
Ainda vendo resultados? é diabetica?