Farinha de Casca de Abóbora – Benefícios, Como Fazer, Receitas e Dicas

atualizado em

A farinha de casca de abóbora é rica em vários nutrientes essenciais e extremamente benéfica para à saúde. Ela pode ser feita em casa e assim aproveitar uma parte tão nutritiva deste alimento que normalmente é descartada.

Conheça agora os seus benefícios e saiba como fazer, além de conferir dicas de receitas com este alimento que vem ganhando cada vez mais espaço entre as pessoas que procuram manter uma alimentação saudável.

As abóboras, frutas da família Cucurbitaceae, são alimentos ricos em vitamina A, vitaminas do complexo B, fósforo, cálcio, betacaroteno, além de carboidratos e outros componentes de altos valores nutricionais e bioativos. Conheça todos os benefícios da abóbora aqui e entenda se abóbora emagrece ou engorda.

Embora a sua casca não apresente um conteúdo significativo de carboidratos, ferro, lipídios e potássio, ela possuo quantidades substanciais e muito mais elevadas, quando comparada à sua polpa, de fibras e proteínas, além de cálcio e ácido ascórbico.

Benefícios da farinha de casca de abóbora para a saúde

A farinha de casca de abóbora é um alimento rico em vários nutrientes, como proteína, fósforo, ferro, vitamina C, fibras e betacaroteno. Isso a torna uma ótima opção para as pessoas que buscam adicionar valor nutricional aos seus alimentos.

Alguns dos seus benefícios para a saúde são:

1. Poderoso antioxidante

O betacaroteno presente na abóbora não é responsável apenas pela sua cor laranja vibrante, pois também é um poderoso antioxidante.

Quando você consome betacaroteno, o seu corpo o transforma em vitamina A. Alimentos ricos neste nutriente são capazes de reduzir o risco de certos tipos de câncer, além de proteger contra doenças cardíacas, asma e atrasar a degeneração e envelhecimento do corpo.

Os compostos fenólicos (como os flavonoides e taninos presentes na casca da abóbora e na sua polpa) também são considerados os principais contribuintes para a sua capacidade antioxidante, além de possuir diversos outros agentes biológicos de atividades anti-inflamatórias, antiateroscleróticas e anticarcinogênicas.

2. Reduz o risco de câncer

Um outro benefício da farinha de casca de abóbora para a saúde é que uma dieta rica em betacaroteno está relacionada a um risco menor de câncer de próstata. Também foi demonstrado em um estudo que o consumo deste nutriente impediu o desenvolvimento do câncer de cólon em algumas populações japonesas.

3. Saúde dos olhos

Como dito anteriormente, as cascas da abóbora contêm uma grande variedade de antioxidantes, e foi comprovado que a vitamina C, E e o betacaroteno melhoram a saúde dos olhos e previnem danos degenerativos.

4. Rica em fibras

As cascas das abóboras são alimentos ricos em fibras, que são compostos vegetais responsáveis por diminuir a taxa de absorção de açúcar no sangue, além de melhorar os movimentos intestinais regulares e assim garantir uma boa digestão.

Uma boa ingestão de fibras também pode ajudar na perda de peso e a reduzir o risco de câncer de cólon.

Sendo assim, esse alimento é um ótimo suplemento, já que é rico em nutrientes e antioxidantes, e uma das maneiras mais fáceis de adicionar casca de abóbora em seus alimentos é através da farinha.

Veja agora como fazer farinha de casca de abóbora:

Como fazer farinha de casca de abóbora

Fazer farinha de casca de abóbora em casa é uma ótima maneira de aproveitar todo o legume.

Em primeiro lugar, escolha uma ou mais abóboras frescas e maduras, e lave-as com água corrente para remover toda a sujeira.

Em seguida, corte-as em filetes com uma faca bem afiada e remova a polpa, que assim como as sementes, poderão ser usadas em várias receitas, além de serem ótimas para a saúde.

Para fazer a farinha de casca de abóbora, você terá que desidratar as cascas. Se tiver um desidratador de alimentos, será bem mais fácil, mas se não, poderá deixar no sol ou fazer no forno. Para isso, preaqueça o forno a 220°, espalhe as cascas em uma forma e deixe no forno até elas ficarem secas e crocantes, o que demorará em torno de 20 a 30 minutos.

O último passo é colocar as cascas desidratadas em um triturador ou liquidificar e bater até que ela obtenha a textura desejada, de uma farinha.

Após fazer a farinha de casca de abóbora, é hora de utilizá-la em suas receitas.

Receitas com farinha de casca de abóbora

Esta farinha pode ser usada em qualquer receita que exija o uso de farinha. A maior parte das receitas sugere a substituição da farinha de abóbora por até ¼ da quantidade da farinha tradicional.

Para usufruir de todos os benefícios deste alimento, você também pode misturá-lo em sua granola, salpicar em seu prato ou café, sucos e vitaminas, fazer farofa, etc.

Veja agora duas ideias de receitas com farinha de casca de abóbora:

1. Receita de bolo de abóbora

Ingredientes:

  • 2 ovos;
  • 2 colheres de sopa de óleo de semente de abóbora;
  • 1 xícara de água;
  • ½ xícara de leite ou leitelho;
  • 1 xícara de farinha de casca de abóbora;
  • 1 xícara de farinha de milho;
  • 2 colheres de chá de fermento em pó;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de sopa de açúcar (opcional).

Modo de preparo:

Prraqueça o forno a 450° com a assadeira untada com manteiga. Bata os ovos e adicione os outros ingredientes na ordem listada. Mexa até ficar bem misturado.

Despeje a massa na assadeira quente e asse por cerca de 20 a 25 minutos ou até dourar. Ao tirar do forno, regue com óleo ou manteiga de sementes de abóbora a gosto.

2. Receita de pão de abóbora

Ingredientes:

  • ¼ de xícara de manteiga;
  • ¼ de óleo de semente de abóbora;
  • ¼ de xícara de açúcar;
  • ¼ de compota de maçã orgânica;
  • 2 ovos;
  • 1 colher de chá de baunilha;
  • 425 gramas de abóbora amassada;
  • 2/3 de xícara de farinha de casca de abóbora;
  • 2/3 de farinha de sorgo;
  • 2/3 de farinha de coco;
  • 1 colher de chá de sal.

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 325 graus e unte levemente a forma.

Bata a manteiga e o açúcar até obter uma mistura clara e macia. Adicione os ovos e misture bem. Adicione a baunilha e a abóbora e misture até obter uma mistura homogênea.

Em uma tigela separada, misture os ingredientes secos restantes e em seguida, adicione essa mistura gradualmente à mistura de abóbora e mexa até misturar todos os ingredientes, apenas não mexa demais.

Despeje na forma de pão untada e leve ao forno por cerca de uma a uma hora e dez minutos. Deixe esfriar antes de cortar.

Agora que você já conhece os benefícios da farinha de casca de abóbora, sabe como fazer e viu como é fácil adicioná-la às suas receitas, basta começar a inserir esse super alimento em seu dia a dia. Aproveite!

Você já experimentou a farinha de casca de abóbora? Pretende passar a incluir nas receitas de sua dieta? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

4 comentários em “Farinha de Casca de Abóbora – Benefícios, Como Fazer, Receitas e Dicas”

  1. Boa noite doutora Patrícia tudo bem gostei da ideia da farinha de abóbora gostaria de apresentar um projeto integração me manda algumas dicas por favor beijos Deus abençoe

    Responder
  2. Muito versátil, cozida, assada,doces em pedaços ou tipo creme salgado ou doce.
    Excelente refrigerante,gelado e gostoso e revigorante.

    Responder