Será que o kefir dá gases por ser um probiótico? Embora a maioria das pessoas não experimente esta condição, o kefir pode sim, causar gases ou diarreia em algumas pessoas.
O kefir é uma bebida fermentada, conhecida por servir como uma boa fonte de bactérias do bem, entre outros nutrientes, como vitaminas do complexo B e K2, além de minerais como cálcio, fósforo e potássio.
Além disso, ele é apontado como um produto que pode promover a melhoria do sistema digestivo, imunológico e auxiliar no combate a problemas relacionados à saúde mental, como ansiedade e depressão.
A propósito, vale a pena você conhecer todos os benefícios do kefir, algumas receitas com kefir para emagrecer e saúde e também alguns alimentos conhecidos por provocarem gases.
Por ser fonte de probióticos, o kefir dá gases?

De acordo com informações da nutricionista e mestre em ciência nutricional Erica Julson, ainda que a maioria das pessoas não experimentem efeitos colaterais, o aumento dos gases e do inchaço são as reações mais comuns registradas em associação ao uso de suplementos probióticos à base de bactérias.
“Não se sabe exatamente por que algumas pessoas experimentam esses efeitos colaterais, mas eles tipicamente diminuem depois de poucas semanas de uso continuado. Para reduzir a probabilidade de efeitos colaterais, comece com uma dose baixa de probióticos e aumente lentamente para a dosagem total ao longo de poucas semanas. Isso pode ajudar o seu corpo a se ajustar a eles”, afirmou Julson.
As bactérias boas e ruins podem produzir gases enquanto se alimentam dentro do nosso organismo.
Gases e diarreia também podem ocorrer quando introduzimos os probióticos pela primeira vez em nossa alimentação. No entanto, a maior parte das pessoas acabam nunca sentindo esses efeitos colaterais.
Entretanto, conforme a flora intestinal vai ficando mais saudável e equilibrada, esses sintomas tendem a diminuir.
Mas, caso os gases, o inchaço ou outros efeitos colaterais persistirem durante mais do que algumas semanas, a pessoa deve parar de tomar o probiótico e procurar a ajuda de um médico.
A intolerância à lactose e a alergia ao leite
Por outro lado, quando uma pessoa que sofre com a intolerância à lactose toma um kefir com leite, é bastante provável que ela experimente gases.
Isso porque quando uma pessoa que tem esta condição ingere a lactose, que é o açúcar do leite, por meio do próprio leite ou outros produtos laticínios, ela apresenta sintomas como gases, diarreia e inchaço.
Portanto, se você é intolerante à lactose, antes de tomar o kefir, certifique-se de que a sua bebida não está acompanhada de leite ou outros ingredientes compostos pela substância para evitar sofrer com os sintomas da condição.
Esse mesmo cuidado, de passar longe do kefir com leite, deve ser tomado pelas pessoas que sofrem com a alergia ao leite.
Diferente de uma intolerância à lactose, que ocorre quando o organismo não consegue digerir o açúcar do leite, a alergia ao leite e os seus sintomas aparecem quando o sistema imunológico trata a bebida como um invasor perigoso, esclareceu o Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI, sigla em inglês).
Uma alergia ao leite pode causar gases, diarreia, náusea, vômito e dor no estômago e pode gerar sintomas potencialmente mais graves como dificuldade em respirar, queda repentina na pressão arterial e taquicardia.
A culpa não é só da alimentação
Além de saber se o kefir dá gases, é importante conhecer quais outros fatores, que não se resumem apenas àquilo que comemos e bebemos em nossas refeições, podem interferir na produção de gases no organismo.
O PhD e professor clínico associado de nutrição da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, Charles Mueller, explicou que os gases que soltamos não são produzidos somente pelos alimentos que consumimos, mas também pelo ar que engolimos, que acaba passando pelo trato gastrointestinal.
No mesmo sentido, o gastroenterologista, professor clínico associado de medicina da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e PhD David Poppers, esclareceu que os gases são uma combinação entre dois fatores: o ar que engolimos ao comermos muito rapidamente, e o tipo de alimento que consumimos.
A nutricionista Abby Langer explicou ainda que doenças gastrointestinais também podem ser a principal causa dos gases.
Eles ainda podem estar relacionados ao uso de alguns medicamentos e a problemas na flora intestinal, completou a especialista.
“Para aqueles que não têm um problema de fundo (para provocar os gases, como as doenças gastrointestinais), a quantidade de gases que nós temos está diretamente relacionada com a quantia de alimento e/ou ar não digerido no nosso cólon. Se estamos comendo coisas que o nosso corpo não está decompondo, nós vamos ter gases”, completou Langer.
Ainda que seja constrangedora, a flatulência é uma função normal do corpo, completou Mueller.
Ele alertou ainda que devemos nos preocupar mais quando não estivermos soltando gases do que quando a flatulência aparecer.
Mueller orientou também a procurar o auxílio médico quando ocorrerem mudanças nos hábitos intestinais que não se resolvem sozinhas com o tempo, como cólicas, inchaço, prisão de ventre, diarreia, não ter flatulência alguma ou o aparecimento de muitos gases.
Vídeo: Benefícios do kefir
Quem tem dúvidas sobre o kefir e os gases intestinais não pode deixar de conferir os vídeos abaixo!
Vídeo: Como acabar com os gases intestinais
Fontes e referências adicionais
- Milk & Dairy, American College of Allergy, Asthma & Immunology
Fontes e referências adicionais
- Milk & Dairy, American College of Allergy, Asthma & Immunology
Notei quê fico com gases quê cheiram mal quando consumo iogurte de kefir
Dra. Patrícia,
Eu tomo Kefir há 30 anos, todos os dias.
Ganhei de um cientista indiano da Fiocruz, que trouxe do Cáucaso e faço exatamente como você falou.
Tomo um copo por dia.
Coloco um pouco de granola, própolis e mel.
Eu percebi q aumentou muito os gases quando tomo o iogurte de Kefir,o q fazer?