Anticoncepcional injetável engorda? Vale à pena usar?

atualizado em

O anticoncepcional injetável vem ganhando espaço como uma opção segura e prática quando o assunto é evitar a gravidez. Entretanto, ele tem uma desvantagem que incomoda bastante: o anticoncepcional injetável engorda. Ou melhor, pode engordar.

E é isso que você vai ver com mais detalhes a seguir, como por exemplo para quem ele engorda, qual é a forma que ele faz isso, quais são seus outros efeitos colaterais, e muito mais.

O que é o anticoncepcional injetável?

Anticoncepcional injetável

O anticoncepcional injetável é um composto de hormônios que funciona inibindo a ovulação e aumentando a viscosidade do muco cervical. Essa viscosidade faz com que os espermatozoides não consigam passar facilmente.

Há duas formas de usar: Uma é recebendo uma injeção mensal (combinado de estrogênio e progesterona) e a outra é receber a cada três meses (à base de progesterona).

Isso têm atraído as mulheres a iniciarem o uso, já que com a injeção não há risco de esquecer de tomar o hormônio, o que poderia comprometer a eficácia do tratamento.

Quais as vantagens do seu uso?

Além da praticidade desse método contraceptivo, esse tipo de anticoncepcional diminui bem mais os sintomas da TPM, incluindo as temidas cólicas menstruais, se comparado com o anticoncepcional oral.

Conforme o Manual de Planejamento Familiar do Ministério da Saúde, o anticoncepcional injetável também ajuda a prevenir uma série de doenças, como miomas, cânceres (do endométrio, de ovários), cistos, doenças mamárias, etc.

Além do mais, outro ponto interessante é que esse tipo de anticoncepcional pode ajudar no tratamento da anemia, já que estimula a formação de glóbulos vermelhos.

Relação entre anticoncepcional injetável e ganho de peso

ganho de peso anticoncepcional

Apesar das várias vantagens de utilizar o anticoncepcional injetável, existem pontos negativos. Eles incluem dores de cabeça, sangramento irregular e o principal: pode sim causar o ganho de peso.

Nesse sentido, dentre as formas com que o anticoncepcional injetável participa do ganho de peso, destaca-se a presença de uma maior quantidade de hormônios (estrogênio e progesterona, isolados ou em conjunto) nessa forma do que em comprimido.

Assim, as mulheres podem sentir os efeitos colaterais mais intensos. Isso inclui maior retenção de líquidos (mesmo nas mulheres que não têm tendência à reter líquidos) e também um apetite maior que o normal.

Além disso, o anticoncepcional injetável também engorda de outras maneiras. Conforme um estudo publicado na Revista de Ginecologia e Obstetrícia do Texas em 2009, pesquisadores acompanharam mulheres durante 3 anos.

Durante os 6 primeiros meses, eles constataram que as mulheres que recebiam injeções de Depo-Provera (anticoncepcional injetável produzido pelo laboratório Pfizer/Wyeth) aumentaram a gordura corporal em quase 5% do inicial.

Além disso, o estudo descobriu que mulheres que faziam uso do anticoncepcional injetável tinham quase o dobro de chance de se tornarem obesas comparado com as que faziam o controle com outros métodos em um período de 3 anos.

Logo, está cientificamente comprovado que, ao contrário da pílula oral que “engorda” porque causa retenção de líquido, o anticoncepcional injetável realmente engorda, causando acúmulo de gordura corporal.

Outras descobertas sobre o anticoncepcional injetável e o ganho de peso

Entretanto, nem tudo é tão ruim como parece. Esse mesmo estudo também encontrou outros resultados. Por exemplo, o ganho de peso não ocorre em mulheres adultas que já são obesas. Por outro lado, mulheres magras apresentaram ganhos acentuados.

Conforme um outro estudo publicado na mesma revista, foi mostrado que uma maior ingestão de proteína durante o uso do Depo-Provera ajudou a proteger as mulheres contra os quilos extras.

Nem todo mundo é igual

Mas, é sempre importante lembrar que isso não é regra. Embora esse anticoncepcional apresente uma maior probabilidade de engordar do que a pílula anticoncepcional, há pessoas que não sofreram esse efeito colateral.

Portanto, se você estiver cogitando a possibilidade de iniciar o uso do anticoncepcional injetável, procure o seu médico, conte em detalhes seu histórico de saúde (não apenas em relação a ganho/perda de peso) e realize todos os exames.

Então, se o seu médico achar que é seguro, você pode realizar o teste e ver se vai engordar ou não. Além disso, não se esqueça de manter sempre relações sexuais de forma segura. Não temos que nos preocupar apenas em evitar a gravidez.

Fontes e referências adicionais

Você toma ou já tomou anticoncepcional injetável? Sentiu diferença no seu peso? Se não toma, você começaria a tomar esse tipo de anticoncepcional? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

111 comentários em “Anticoncepcional injetável engorda? Vale à pena usar?”

  1. Tomo injeção e depôs que tomei meu rosto encheu de espinhas uma coisa que não tinha antes e não consigo emagrecer toda vez que olho a balança estou no mesmo peço

    Responder