Ovo aumenta o triglicérides? Cozido, frito e mais

atualizado em

Os triglicérides são um tipo de gordura ou lipídio encontrado no sangue. Quando nos alimentamos, nosso organismo converte as calorias que ele não precisa usar imediatamente em triglicérides, que são armazenadas nas células de gorduras.

Assim, mais tarde, os hormônios liberam os triglicérides armazenados para serem utilizados como energia entre as refeições. As taxas altas de triglicérides podem contribuir com o endurecimento das artérias ou o engrossamento das paredes arteriais (arteriosclerose), aumentando o risco de ter acidente vascular cerebral (AVC), ataque cardíaco e doenças no coração.

Além disso, níveis extremamente elevados de triglicérides podem provocar doenças como, a diabetes do tipo 2, hipotireoidismo, pancreatite e condições genéticas raras que afetam a maneira pela qual o corpo converte a gordura em energia.

Os principais alimentos que favorecem o aumento de triglicerídeos na corrente sanguínea são aqueles considerados fontes de carboidratos e gorduras. Muitos alimentos contêm esses nutrientes, até mesmo frutas e legumes, então surge a dúvida, será que o ovo aumenta os triglicérides?

O consumo de ovos nos níveis de triglicérides

ovos cozidos

Foi realizada uma pesquisa em 116 homens entre as idades de 32 e 62 anos, que tinham apresentado níveis séricos (no sangue) normais de triglicérides e colesterol nos últimos sete anos.

Durante este estudo, os participantes consumiram dois ovos frescos diariamente dentro de suas dietas habituais durante três meses, eliminando o consumo deste alimento por igual período antes ou após o experimento.

Ao término desses seis meses, os pesquisadores analisaram os níveis séricos de triglicérides e colesterol dos participantes comparando com as taxas iniciais que eles tinham apresentado em suas dietas habituais e os níveis que tinham registrado depois dos três primeiros meses do estudo.

O resultado? Os pesquisadores não encontraram uma associação significativa entre a ingestão alimentar de colesterol e os níveis séricos de triglicérides ou colesterol.

O ovo é extremamente importante para o corpo, porém, nada em excesso faz bem para a saúde, devendo o seu consumo ser feito de forma moderada, até porque cada gema contém cerca de 184 miligramas de colesterol, um valor relativamente próximo ao limite diário recomendado de 300 miligramas. 

As gorduras saturadas

Por outro lado, segundo uma publicação mais recente, revisada pelo médico cardiologista aposentado Richard Fogoros, as gorduras saturadas que estão presentes na gema do ovo podem provocar o triglicérides alto.

O documento “Eating Guidelines to Lower Triglycerides” (Orientações de Alimentação para Diminuir o Triglicérides, tradução livre) da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, recomenda consumir até quatro gemas de ovo por semana e uma quantidade não limitada de claras de ovos, como fontes de proteínas para uma dieta com foco na redução do triglicérides.

Entretanto, você deve consultar o seu médico para saber se o consumo de ovo dentro de uma dieta para baixar os triglicerídeos é permitido.

A forma de consumir o ovo

diferentes formas de consumir ovos

Quando analisamos se o ovo aumenta o triglicérides, também é preciso observar as diferentes formas de preparo do alimento. Será que o ovo cozido aumenta o triglicérides da mesma forma que o ovo frito, por exemplo?

A alimentação diária de quem sofre com o triglicérides elevado pode contar com o consumo moderado de ovos, na forma cozida ou de omelete. Entretanto, os ovos fritos devem ser evitados nas refeições dessas pessoas, isso porque o óleo e a manteiga contribuem para o aumento dos níveis de triglicerídeos no sangue.

Mesmo os óleos vegetais, ao serem usados na preparação do ovo frito, não são aliados na luta contra as taxas elevadas de triglicérides. Nutricionistas explicam que ao serem submetidos a muito calor, o que acontece na hora de fritar o ovo, esses óleos são transformados em gorduras trans, que podem aumentar a taxa de triglicérides.

Uma receita interessante para fazer o ovo “frito” apenas com a água, sem utilizar esses ingredientes, é a seguinte: basta colocar uma quantidade correspondente à metade de um dedo de água na frigideira e, quando ela começar a ferver, quebre o ovo e “frite” do jeito normal.

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que ovo aumenta o triglicérides? Possui essa condição e costuma comer ovo no dia a dia? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

13 comentários em “Ovo aumenta o triglicérides? Cozido, frito e mais”

  1. Eu tenho 68 anos e todos dias no café da manhã estou comendo ovo frito no pão.. não seria melhor ao invés de fritar o ovo fazer ele a poche…

    Responder
  2. Meu triglicerídeos está 287 como em média três ovos cozido (esquentados) más sempre almoço as 13:00 horas as vezes mais tarde não consumo açúcar quase não como carne vermelha evito o máximo frituras como muito verduras E frutas como mamão abacate uvas etc. observação estou fazendo essa alimentação após exames contatarem triglicerídeos alto.

    Responder
  3. Sim arroz feijão e ovo foto não tem comida mais saborosa mas com o trigliceres alto vou ter que buscar alternativas aceito sugestões de cardapio

    Responder
  4. Azeite, faz mal pra saúde ,pq meu, triglicérides está elevado,175 mg o que eu posso substituir, então qual, alimentação adeguadra pra que eu possa consumir, tdos os dias,,, obrigada.

    Responder
  5. Eu e meu filho até hoje comiamos dois ovos cozidos todos os dias no café da manhã. A partir de hoje só vamos consumir as claras dos ovos. Meu filho Cristiano te triglicérides de 210 enquanto o normal seria menos de 150. Novas regras na ? partir hoje. Obrigada Dra ?

    Responder
  6. Todos os dias comia um ovo de minuto ,aquecido por um minuto e meu triglicerideos esta em 213 ,por esta informação vou tirar o ovo do meu café da manha .obg .

    Responder
  7. Todos os dias comia um ovo de minuto ,aquecido por um minuto e meu triglicerideos esta em 213 ,por esta informação vou tirar o ovo do meu café da manha .obg

    Responder
  8. Estava com trigliceres alto e sintomas de alcoólatra,sem nunca beber nem fumar, diarréia constante, enjôo, vômito e cefaléia,parecia que a cabeça ia quebrar,sou magrinha, elétrica e digestão rápida,como igual coelho,estou sofrendo,tenho zumbido,tonturas,preciso comer toda hora e não sei mais o que comer,se não como tenho tremores, está difícil.

    Responder
  9. Infelizmente meu triglicérides chegou ao nível de 600. Com medicamentos , depois de três meses ,reduziu para 170.

    Como cortei farinhas brancas, incluindo arroz branco e etc, com o isolamento da pandemia , acabei por incluir três ovos por dia na refeição. Na chapa com pouco azeite ,ou cozidos em água.
    Porém , agora estou muito preocupada com a informação contida nessa matéria.
    Estarei retornando ao médico para ver meus índices…

    Responder
  10. MEU NOME E ANTÓNIO CELSO PEREIRA TENHO 63 ANOS EU COMO 6 OVOS POR DIA 3 PELA MANHÃ E 3 A TARDE SENDO BATIDO COM AVEIA E ASSADO NA FRIGIDEIRA COM UM POUQUINHO DE AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM SERÁ QUE FAZ MAL ?

    Responder