Coco engorda ou emagrece?

atualizado em

O coco é um alimento saboroso e que pode ser usado nas mais diversas receitas, proporcionando vários benefícios à saúde. Mas será que ele engorda?

Essa dúvida é justificada pela grande quantidade de gorduras e calorias presentes no fruto, que podem atrapalhar a perda de peso, ou mesmo levar ao ganho de alguns quilinhos extra.

Por isso, no decorrer do artigo vamos conhecer melhor o coco e seus benefícios para a saúde, a boa forma e o bem estar, além de descobrir se ele engorda ou emagrece.

Veja também: Benefícios do óleo de coco para a pele e como usar

O coco

O coco, ou Cocos nucifera, é uma fruta típica de países tropicais, composta por uma casca rígida, uma polpa suculenta e saborosa e água. Assim, ele pode ser usado de diversas formas, tanto como alimento quanto como bebida.

Além disso, desse fruto também é extraído o óleo de coco, que pode ser uma alternativa para os óleos convencionais, e o leite, também muito usado em receitas.

O coco engorda?

Coco ralado
Apesar de ser nutritivo, o coco não deve ser consumido exageradamente

Para saber se o coco engorda, primeiro é necessário verificar sua composição nutricional.

A polpa do coco in natura é repleta de nutrientes, que podem trazer uma série de benefícios para a saúde. Entretanto, o coco também é um alimento rico em gordura, o que aumenta o seu valor calórico e causa preocupação em pessoas que precisam ou desejam perder peso. Porém, como veremos mais adiante, a gordura presente no coco é considerada saudável.

Por isso, para usufruir de seus nutrientes e evitar o ganho de peso, é importante consumir o coco com moderação, e incluí-lo em uma dieta balanceada.

Assim, podemos concluir que a influência do coco no peso vai depender do consumo:

  • Em excesso ele pode causar ganho de peso.
  • Com moderação ele não engorda, e pode ser uma importante fonte de energia para exercícios.

Benefícios do coco

Apesar da grande quantidade de gorduras e, consequentemente, de calorias, o coco é uma fruta rica em nutrientes e minerais, que podem trazer grandes benefícios para o organismo.

Então, confira abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de coco (polpa) in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias423 kcal
Carboidratos10,4 g
Proteínas3,69 g
Gorduras42 g
Fibra alimentar5,38 g
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da Unicamp (TACO)

Ao final do artigo você verá a tabela nutricional completa, com todas as vitaminas e minerais.

Assim, vamos agora conhecer os benefícios que o coco pode trazer para a saúde e a boa forma:

1. É rico em gorduras boas

A maior parte das calorias do coco se deve às suas gorduras: uma porção de 100 gramas do alimento contém 42 gramas de gorduras.

Porém, apesar de ser uma quantidade grande de gorduras, elas são ácidos graxos de cadeia média, que não afetam tanto os níveis de colesterol ruim, ou LDL.

Além disso, o fruto contém boas quantidades de ácido láurico, que é uma gordura que aumenta o colesterol bom, ou HDL.

Por isso, quando consumido com moderação, associado a uma dieta saudável e à prática de atividade física, o coco pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de algumas doenças cardiovasculares.

2. Ajuda a manter o funcionamento do intestino

O coco possui um alto teor de fibras alimentares, com cerca de 5 gramas do nutriente para cada 100 gramas da polpa da fruta. 

Por isso, incluir o coco na dieta pode ajudar a manter o bom funcionamento intestinal, uma vez que as fibras são essenciais para hidratar e dar volume ao bolo fecal.

Entretanto, o consumo de fibras sempre deve ser acompanhado de uma boa hidratação, caso contrário o efeito oposto pode ocorrer: o nutriente pode acabar piorando a constipação.

3. Energia para exercícios físicos

Por fim, o coco pode ainda ser útil para quem deseja ganhar massa muscular, uma vez que as gorduras presentes no alimento podem ser utilizadas como fonte de energia para os treinos.

Por isso, muitos especialistas recomendam o consumo do coco in natura ou o seu óleo antes do exercício, ao invés de consumir apenas alimentos ricos em carboidratos.

Assim, o fornecimento de energia é feito de forma mais constante, ao invés de em forma de picos, como ocorre com os carboidratos simples.

4. Contribui para a prevenção da anemia

Além dos benefícios já citados, o coco também é uma boa fonte de ferro e de cobre, que são minerais essenciais para a produção dos glóbulos vermelhos do sangue.

Por isso, o fruto pode ser um excelente aliado na prevenção e no tratamento da anemia.

Outras formas de consumir coco

Água de coco
Refrescante, a água de coco é um dos produtos da fruta que podem ser aproveitados na dieta

Além da polpa in natura, o fruto pode ainda ser consumido de outras formas, que possuem propriedades e benefícios diferentes:

  • A água de coco é composta principalmente por água e sais minerais, o que a torna um isotônico natural.
  • Já a farinha de coco, que pode substituir outras farinhas nas mais diversas receitas, é muito usada para acrescentar fibras alimentares aos alimentos.
  • Por sua vez, o leite de coco é um ingrediente muito usado em receitas, e é rico nas mesmas vitaminas e minerais que a fruta in natura.
  • Por fim, o óleo de coco é rico em triglicerídeos ou ácidos graxos de cadeia média, que são consideradas “gordura saturada”, mas são metabolizados mais rapidamente pelo organismo.

Tabela nutricional

Porção de 100g de coco (polpa) in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias423 kcal
Carboidratos10,4 g
Proteínas3,69 g
Gorduras42 g
Fibra alimentar5,38 g
Gorduras saturadas30 g
Gorduras monoinsaturadas1,5 g
Gorduras poliinsaturadas0,3 g
Cálcio8,69 mg
Ferro1,15 mg
Sódio15,3 mg
Magnésio44,8 mg
Fósforo70,8 mg
Potássio307 mg
Zinco1,59 mg
Cobre0,24 mg
Selênio10,9 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,3 mg
Vitamina B60,03 mg
Vitamina C2,49 mg
Equivalente de folato28 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da Unicamp (TACO)

Vídeo:

Veja mais dicas, cuidados e receitas sobre o coco neste vídeo e também sobre o leite de coco e água de coco. Aproveite para se inscrever no nosso canal com um clique no botão abaixo:

COCO ENGORDA OU EMAGRECE? Como Ele Pode Ajudar? - COMO USAR CERTO! (Dicas e Receitas)

De que forma você prefere consumir o coco? Com qual frequência você o consome? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

24 comentários em “Coco engorda ou emagrece?”