Vitamina C para o rosto: benefícios e como usar

atualizado em

A vitamina C é essencial para várias funções do corpo e também para a pele, especialmente a do rosto. As propriedades antioxidantes da vitamina C, assim como o seu papel na síntese do colágeno, são apontadas por estudos como capazes de promover benefícios relevantes para a pele. E justamente por esse motivo, a indústria cosmética já incluiu a vitamina C em inúmeros produtos destinados aos cuidados com a pele.

Obtenha aqui mais informações sobre os benefícios do uso da vitamina C no rosto e como usá-la.

O que é vitamina C e o que ela faz?

A vitamina C está naturalmente presente na composição de muitos alimentos, mas também é comumente adicionada a produtos de cuidados pessoais, como loções, cremes e séruns para a pele. Veja quais são os alimentos ricos em vitamina C.

Conhecida também como ácido L-ascórbico, ela é uma vitamina solúvel em água e um poderoso antioxidante presente na epiderme e na derme, camadas da pele. Como é solúvel em água, ela não é armazenada no corpo em quantidades relevantes, pois o excesso é eliminado na urina e nas fezes. Por este motivo, ela é um componente dietético indispensável.

A vitamina C promove uma pele mais saudável, devido aos seus efeitos antioxidantes, que são capazes de neutralizar o estresse oxidativo provocado por vários fatores ambientais e orgânicos, como o envelhecimento natural. 

Ela também desempenha um papel vital na construção de tecido conjuntivo, cicatrização de feridas e na produção de colágeno, o que beneficia a pele de várias formas e melhora o aspecto de linhas finas de expressão.

Além disso, a vitamina C ajuda a proteger a pele dos raios nocivos do sol, diminuindo os danos causados ​​por ele, como por exemplo, a hiperpigmentação e os tons irregulares, pois inibe a atividade da tirosinase (oxidação), diminuindo assim a produção de melanina.

Benefícios da vitamina C para o rosto

Vitamina C no rosto
A vitamina C promove diversos benefícios para a pele do rosto

Como percebemos, a vitamina C é capaz de ajudar a pele do rosto de várias formas. Abaixo, trouxemos informações mais detalhadas sobre cada um destes benefícios.

1. Promove a produção de colágeno

O colágeno é uma proteína produzida abundantemente pelo nosso corpo, mas quando chegamos aos 25 anos, sua produção começa a diminuir gradativamente. Por esse motivo, a flacidez, linhas e rugas de expressão começam a aparecer, conforme os anos passam.

A produção de colágeno também pode ser afetada por fatores ambientais, poluição e pelo estilo de vida, que causam um impacto negativo na elasticidade da pele, resultando em um aspecto mais envelhecido, às vezes até precocemente.

A vitamina C é um componente fundamental para a produção de hidroxiprolina e hidroxilisina, ambos necessários para ligar as moléculas que produzem colágeno. Isso proporciona uma pele mais firme e tonificada, reduzindo as rugas e os sinais do envelhecimento.

2. Protege a pele dos danos causados pelo sol

Os radicais livres costumam trazer muitos prejuízos para a saúde, que são geralmente intensificados pela radiação dos raios UV. Isso acontece porque eles são moléculas livres e solitárias que procuram células saudáveis para se “ligar”, o que pode provocar uma série de problemas para a saúde, além de acelerar o envelhecimento.

Para combater essas moléculas nocivas, os antioxidantes oferecem um elétron ao radical livre, transformando-o em um agente inofensivo às células.

A vitamina C é um poderoso antioxidante e a sua aplicação na pele do rosto pode protegê-la dos danos causados pela exposição excessiva ao sol, justamente porque eles ajudarão a combater a ação dos radicais livres. Também são capazes de diminuir as queimaduras solares e as manchas que são consequência do excesso de sol.

O uso de vitamina C para o rosto deve ser constante, pois o sol diminui os níveis presentes no corpo, e vale reforçar que ela não deve ser usada como substituto do protetor solar e sim como um complemento.

3. Reduz o envelhecimento precoce

Além da exposição solar, outros fatores podem estimular os radicais livres. A poluição, o estresse e o hábito de fumar são alguns deles, podendo ser até mais prejudiciais do que a exposição prolongada aos raios ultravioleta. 

Os radicais livres provenientes desses desencadeadores ambientais atacam todo tipo de célula, podendo promover um processo conhecido como estresse oxidativo, que é capaz de estimular a mutação do DNA, danificar a pele e destruir a barreira natural de umidade, e o resultado é o aparecimento de linhas, rugas e uma pele mais seca e áspera.

Novamente, os antioxidantes potentes da vitamina C entram em ação, pois eles ajudam a combater o estresse oxidativo e consequentemente retardar o envelhecimento.

4. Ajuda a prevenir o “endurecimento” da pele

Um processo chamado glicação da pele pode danificar as moléculas de colágeno, resultando em uma pele menos flexível e, consequentemente, mais predisposta a desenvolver rugas e flacidez.

A glicação é uma reação entre moléculas de glicose (açúcares) com as proteínas constituintes da pele. Na glicação, proteínas como o colágeno e a elastina são revestidas com uma moléculas de carboidratos, provocando o seu endurecimento. Isso traz impactos negativos para a pele, como os citados acima.

Existem vários componentes que podem estimular o processo de glicação, como o excesso de carboidrato e álcool na alimentação e, também, os radicais livres. Usar a vitamina C pode ajudar a proteger o colágeno e neutralizar a glicação, prevenindo os danos causados pelo processo.

5. Ajuda a melhorar a textura da pele

A vitamina C estimula a formação de elastina, responsável por tornar a pele mais resistente, ao aumentar sua capacidade elástica. 

O colágeno é formado por fibras mais espessas do que as de elastina, servindo para manter a sustentação da pele e promover a matriz por onde os vasos sanguíneos levam oxigênio e nutrientes às células da pele, mantendo-a nutrida e saudável. A falta de nutrientes deixa a pele mais áspera e seca.

O uso de produtos contendo vitamina C para o rosto pode resultar em uma pele com aparência mais saudável e hidratada, por favorecer a produção dessas proteínas estruturais.

6. Pode tratar manchas

A vitamina C pode diminuir a quantidade de pigmento produzido pelas células da pele e clarear manchas provocadas pela hiperpigmentação.

Um estudo publicado em 2002 no periódico Journal of Drugs in Dermatology mostrou que a aplicação tópica da vitamina C no rosto foi capaz de tratar manchas causadas pela superexposição ao sol. Apenas 20 pessoas participaram do estudo e 16 obtiveram bons resultados com o uso de ácido L-ascórbico (24%), com a melhora da pigmentação e das rugas finas. O estudo concluiu que aplicar vitamina C é um tratamento seguro e eficaz para as manchas da idade.

Um estudo realizado em 2011 e publicado pelo Journal of Cosmetology and Dermatology revelou que um tratamento com vitamina C foi eficaz e trouxe poucos efeitos colaterais na despigmentação de manchas de idade, conhecidos como lentigos solares.

Através desses resultados podemos afirmar que a vitamina C é capaz de tratar manchas e também prevenir a sua formação, promovendo uma aparência mais iluminada, limpa e saudável.

7. Reduz a inflamação e a vermelhidão da pele

Mais um benefício da vitamina C para o rosto é a sua capacidade de reduzir a inflamação da pele, que geralmente se apresenta através de vermelhidão e coceira e que também pode te fazer experimentar uma sensação de queimação no rosto.

A vitamina C tem efeitos anti-inflamatórios, e eles podem até ajudar com casos mais avançados, como a rosácea e erupções de acne. Além disso, pode combater radicais livres à base de nitrogênio, que são liberados por fertilizantes ricos em nitrogênio, escapamentos de carros e árvores. Esse tipo de radical livre costuma inflamar a pele, mas pode ser neutralizado pelos antioxidantes da vitamina C.

Estudos apontaram que a vitamina C pode apresentar resultados rápidos em relação ao fortalecimento dos vasos sanguíneos e danos causados à pele vermelha pelos capilares danificados. Também pode ajudar a diminuir os vasinhos dilatados na pele, provocados pelos capilares rompidos.

8. Cura queimaduras, feridas e acne

Os antioxidantes presentes na vitamina C são tão potentes, que eles ajudam a reparar lesões causadas por queimaduras, melhorando o processo de cicatrização de feridas, incluindo as erupções causadas pela acne grave

A vitamina C promove o processo de síntese (produção) de novos tecidos da pele, o que ajuda a curar queimaduras e feridas mais rapidamente, além de reduzir a vermelhidão e inflamação, dois aspectos relevantes para o tratamento da acne e das marcas provocadas por elas.

Qual o melhor produto para obter os benefícios da vitamina C para o rosto?

Produtos de vitamina C
Dentre os produtos com vitamina C para o rosto, o sérum é o mais recomendado

O mercado está repleto de produtos contendo vitamina C, mas qual deles será que é o mais recomendado para se obter todos os benefícios da vitamina C para o rosto?

Geralmente, os soros (sérum) faciais são mais leves e finos, devendo ser aplicados no rosto após a limpeza e antes da hidratação. Eles são projetados para penetrar nas camadas mais profundas da pele, enquanto que os cremes hidratantes agem mais na camada superficial da pele. Por esse motivo, a utilização do soro pode ser mais eficaz.

Na hora de escolher o seu soro facial, procure um produto que contenha o ácido ascórbico entre os ingredientes ativos, a nomenclatura técnica da vitamina C ou outras variações, que estão listadas abaixo. 

A concentração de ácido ascórbico pode variar entre 10%, 15% e 20%, mas é interessante começar pela menor concentração e depois que a sua pele estiver acostumada, aumentar gradativamente. Idealmente, antes de utilizar qualquer dermocosmético na pele do seu rosto, busque a orientação de um médico ou médica dermatologista. 

Variações da vitamina C

A vitamina C pode ser encontrada em várias apresentações químicas. Alguns produtos incluem um componente adicional para estabilizar o componente ativo e proporcionar uma vida útil mais longa.

  • Ácido L-ascórbico (LAA): É a forma mais potente de vitamina C, além de ser aquela que contém mais pesquisas comprovando sua eficácia. Porém, pode não ser tão estável, o que pode causar irritações na pele se altas doses forem usadas. Se você não tem uma pele sensível, que se irrita facilmente com qualquer produto, então essa é sem dúvida a melhor opção de vitamina C para o rosto.
  • Fosfato ascórbico de magnésio: É um derivado da vitamina C solúvel em água. É mais estável e causa menos irritação, tornando-o a melhor opção para pessoas com pele sensível ou seca.
  • Palmitato de ascorbilo: É considerado a forma mais estável de vitamina C, sendo comumente usado em fórmulas de cuidados com a pele à base de óleo. Ele não é tão potente quanto as outras formas, mas é muito relevante para combater os danos causados pelos radicais livres, prevenindo e tratando os sinais de envelhecimento da pele.
  • Glucosamina ascórbica: É mais uma variação da vitamina C que é solúvel em água. Comumente usada por suas propriedades antioxidantes e clareadoras da pele, sendo uma boa opção para o tratamento de hiperpigmentação.
  • Ascorbato de tetrahexidecilo: Esta forma estável de vitamina C é recomendada para o tratamento geral da pele. O fato dela ser solúvel em gordura facilita sua penetração nas camadas profundas da pele.
  • Fosfato ascórbico de sódio: Esta forma de vitamina C converte-se em ácido ascórbico após a sua absorção. Ele efetivamente ilumina a pele e combate os danos dos radicais livres e é um derivado estável e solúvel em água.

É comum também encontrar outros ingredientes ativos combinados com a vitamina C. Eles podem ser inseridos na formulação para estabilizá-la e também fornecer alguns benefícios adicionais.

  • Ácido hialurônico: O ácido hialurônico contribui para a hidratação da pele. Ele potencializa a capacidade da pele de reter água, levando-a para as camadas mais profundas. O benefício desse efeito é a redução das linhas finas e dos sinais de envelhecimento, sem contar o mais óbvio, que é a hidratação profunda da pele.
  • Vitamina E: Uma combinação dessas duas vitaminas (E e C) forma um super antioxidante para combater os radicais livres que impedem a produção eficaz de colágeno, além de apoiar a barreira lipídica da pele.
  • Ácido ferúlico: Este é outro antioxidante que ajuda a impulsionar e estabilizar as vitaminas C e E. Ele também ajuda a combater os danos dos radicais livres para apoiar a produção de colágeno.

Como usar a vitamina C para o rosto?

Usar a vitamina C no rosto é muito fácil, mas a forma de uso pode ser diferente, dependendo do produto que estiver usando.

Como aplicar

Serum
A aplicação do soro de vitamina C deve ser feita assim que terminar a limpeza de pele
  • Se estiver usando um soro (sérum) de vitamina C, a aplicação deverá ser feita assim que limpar a pele com um produto adequado para este fim. Se na sequência, você utilizar um tônico para equilibrar o pH, espere secar completamente antes de aplicar o soro. Mas se não é o caso, a aplicação pode ser feita com a pele úmida. 
  • Agora, se você estiver usando um creme hidratante de vitamina C para o rosto, a aplicação poderá ser realizada após qualquer outro tratamento de costume.
  • Use os dedos limpos para espalhar o soro ou o creme hidratante sobre o rosto limpo e o pescoço. Geralmente algumas gotas de soro são utilizadas, mas a quantidade adequada deve estar descrita no rótulo de instruções do produto.
  • Espere 15 minutos para o soro ser absorvido completamente e depois passe o hidratante e o protetor solar. Uma dica importante é: se após os 15 minutos você perceber uma camada de soro na superfície da pele, isso significa que provavelmente você está usando mais do que é necessário, pois esse produto costuma ser completamente absorvido pela pele.

Dicas importantes

  • Comece com a menor concentração, que é 10%, e aumente à medida que a sua pele se acostuma ao produto.
  • Faça um teste para verificar se você tem alergia antes de começar a usar o produto. Aplique uma pequena quantidade no pulso ou atrás da orelha e aguarde entre 24 e 48 horas para se certificar de que você não tenha uma reação de pele. Se apresentar vermelhidão, coceira, erupções e outros, não utilize o produto.
  • Para obter os melhores resultados, sempre siga as instruções da aplicação presentes nos rótulos ou folhetos de orientação.
  • Use regularmente; se aplicar apenas de vez em quando, não verá resultado algum. Também tenha paciência, os resultados não são imediatos.

Cuidados para armazenar

  • Mantenha o produto longe da luz e devidamente fechado. A vitamina C é vulnerável à oxidação da luz e oxigênio. Então, sempre guarde o soro em algum lugar escuro e verifique se a embalagem está bem fechada, para evitar a entrada de ar.
  • Veja qual é a orientação do fabricante para conservar o produto. Alguns recomendam que o armazenamento seja feito na geladeira, mas outros não.
  • Antes de usar, sempre analise a cor, cheiro e consistência do seu soro, para garantir que ele não oxidou. A cor deve ser clara, branca ou com um leve tom de champanhe. Se estiver turvo ou escuro, descarte o produto. Já o cheiro deve ser neutro, se estiver azedo significa que está inadequado para o uso.
  • Os hidratantes de vitamina C costumam ter cores diferentes, pois as fórmulas são mais cremosas e contêm outros ingredientes, mas os soros devem ser incolores ou claros. 

Interações

Nunca misture soros de vitamina C contendo ácido L-ascórbico com retinol (vitamina A) ou niacinamida (também conhecida como vitamina B3, comumente usada em fórmulas de cuidados da pele). A mistura pode anular os efeitos de ambos e provocar reações adversas na pele. 

Mas, se você usa um produto que já contém uma combinação desses ingredientes, não se preocupe, pois ele provavelmente foi formulado com padrões corretos para liberar os ingredientes ativos em momentos diferentes, impedindo que eles afetem uns aos outros.

Conclusão

Como vimos, usar vitamina C para o rosto pode ser interessante porque ela é capaz de estimular a produção de colágeno, prevenindo o envelhecimento precoce e ajudando a tratar linhas de expressão e rugas. Ela também é considerada um potente antioxidante, capaz de combater os danos provocados pelos radicais livres de diversas formas.

Na hora de adquirir o produto, escolha aquele fabricado por uma empresa confiável, que preserve a qualidade e as normas de fabricação e nunca tente fazer o seu próprio soro de vitamina, pois uma versão caseira não será tão eficaz e pode causar irritação e outros danos no seu rosto.

Fontes e referências adicionais

Você já utilizou produtos de vitamina C para o rosto? Já conhecia os benefícios que essa vitamina pode fornecer para a pele? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Akemi Martins

Dra. Akemi Martins Higa é bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Doutora na área de Medicina Tropical e Saúde Internacional, com ênfase em doenças neurodegenerativas, pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de nanotecnologia e imunologia aplicada ao diagnóstico de neuromielite óptica e esclerose múltipla. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário