Pão faz mal para gastrite?

atualizado em

Quem não gosta de um pãozinho, não é mesmo? Pode ser pão de forma, francês, ciabatta ou recheado com manteiga, requeijão, patê, ovos mexidos ou frios, a verdade é que ele faz muito sucesso entre os brasileiros.

Mas será que todo mundo que pode saborear um pãozinho em suas refeições do dia a dia ou quem tem alguma condição de saúde deve evitar o alimento? Por exemplo, será que o pão faz mal para gastrite?

Será que o pão faz mal para gastrite?

pães integrais
Os pães integrais podem ser consumidos por quem sofre de gastrite

Os pães integrais, assim como os grãos e os cereais, geralmente são bem tolerados e não costumam agravar os sintomas desta doença.

O pão integral, inclusive, controla os níveis de ácido clorídrico, que é a substância responsável pela sensação de queimação, colaborando com a proteção do estômago.

No entanto, as pessoas diagnosticadas com gastrite devem optar por comer o pão sem miolo, evitando sempre os pães de farinha branca, como é o caso do pão francês.

A dieta pode ser tanto uma grande vilã como a principal aliada de quem sofre com gastrite.

Adotar uma alimentação balanceada fará com que o organismo se mantenha saudável e que o sistema imune esteja fortalecido para combater as inflamações estomacais.

Alimentos ricos em gordura, frutas cítricas e o consumo abusivo de álcool e bebidas gasosas, por exemplo, podem irritar as paredes estomacais e causar gastrite. Os exemplos incluem:

  • Bebidas alcoólicas
  • Café
  • Chá ou outras bebidas com cafeína
  • Sucos ácidos
  • Tomates
  • Alimentos gordurosos ou fritos
  • Alimentos picantes
  • Bebidas carbonatadas.

Do outro lado, legumes e verduras, peixes, maçã e frutas vermelhas são ótimos alimentos para quem sofre desta condição, pois possuem antioxidantes e gorduras boas que ajudam a reduzir a inflamação do estômago.

O problema do pão branco

pães
Farinha branca deve ser evitada por quem possui gastrite

O pão branco refinado e processado está no grupo dos alimentos classificados como alérgenos e inflamatórios, que são prejudiciais para quem tem gastrite.

O Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, recomenda evitar a ingestão de outros alimentos presentes na mesma lista de alergênos e inflamatórios que a farinha branca. São eles:

  • Macarrão
  • Produtos com açúcar adicionado
  • Carnes processadas
  • Gorduras trans
  • Óleos vegetais refinados
  • Frituras
  • Produtos laticínios pasteurizados.

Além disso, alimentos compostos por farinha branca, como é o caso do pão branco, causam fermentação no estômago.

A produção de gases pela flora bacteriana é o resultado da fermentação de carboidratos não completamente digeridos, que provocam um desequilíbrio na microbiota intestinal, causando inchaço e prejuízos para a saúde.

Além disso, quanto mais proteína e gordura tiver na refeição, mais tempo ela leva para ser digerida, portanto agravando os sintomas da gastrite.

Todos esses alimentos podem desencadear alergias alimentares, aumentar a inflamação, prejudicar o processo de cura e fazer com que você fique mais propenso a ter infecções, piorando assim o seu problema de gastrite.

A gastrite 

A gastrite é o enfraquecimento da mucosa que protege a parede estomacal, sendo que os próprios sucos digestivos produzidos pelo órgão acabam causando danos à parede do estômago.

Ela também é descrita como a inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago.

Além do consumo de alimentos gordurosos e picantes e do abuso de bebidas alcóolicas, os vírus, os parasitas, os fungos, o refluxo da bile para dentro do estômago, o estresse, a ingestão de esteroides, o uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides e uma bactéria conhecida pelo nome de Helicobacter pylori podem causar a gastrite.

A condição pode aparecer em uma versão aguda, que dura um período curto de tempo ou crônica que persiste ao longo de meses ou, até mesmo anos.

Entre os seus sintomas, estão:

  • Náusea
  • Vômito (que pode vir com sangue ou substâncias similares à borra de café)
  • Sensação de empanturramento na parte superior do abdômen (principalmente depois de comer)
  • Indigestão
  • Fezes escuras
  • Dor de estômago
  • Queimação.

No entanto, como a gastrite não traz sintomas perceptíveis em todos os indivíduos, vale a pena fazer check-ups e exames regulares com seu médico de confiança.

Uma vez que o diagnóstico foi determinado, é fundamental seguir as orientações do médico quanto ao tratamento, no que se refere às mudanças na alimentação, na utilização de medicamentos e demais estratégias que forem definidas pelo profissional.

Até porque, quando a pessoa sofre com a condição e não toma os cuidados apropriados, pode ver a sua gastrite evoluir para problemas mais graves como úlcera ou até mesmo câncer.

Vídeo

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que o pão faz mal para gastrite? Sofre com esta condição e tem costume de comer algum tipo de pão no dia a dia? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

Deixe um comentário

24 comentários em “Pão faz mal para gastrite?”

  1. Fiz tratamento para o h pilotis mas continua a dor no estômago e queimação no peito como saber se o tratamento fez efeito.

    Responder
  2. Não agora que eu souber que pão francês não combina com a gastrite até por quer eu cosumo pão francês de mas todos os dias

    Responder
  3. Dr tenho gastrite crônica a 10 anos
    Não sei mas ok fazer ,me ajude por favor
    Sou de pimenta bueno RO

    Responder
  4. Quando como pão com miolo ou pizza me dar muito gazes e eu arroto muito peito aperta enquanto eu não arroto muito não melhoro isso é gastrite ? Como cuidar não posso mais pão branco e pizza tem tratamento?

    Responder
  5. tive gastrite e me curei com a agua de arroz eu como o que quizer.quando o arroz estiver fervendo na panela ,você tira pouco daquela agua mais ou menos meio copo e deixe esfriar e beba (se quiser acrescentar açucar fica melhor). um abraço.

    Responder
  6. De uns tempos pra cá andei me sentindo muito mal queimação,azia bem forte inchaço no estômago
    Parecia que tava de 8 mês de grávida
    E todo dia ia no hospital pro médico me passar algum remédio que aliviasse a dor
    Lembrando que meu estômago agrediu mais com as dores depois que tive desvio na coluna daí comecei a tomar anti-inflamatorios pra dor nas Costa ai o estômago se agrava mais ainda ,então tive muito ruin nesses últimos dias ,daí comecei a ver resenha no you tube
    Procurei chás pra aliviar a dor e dai vir alguns chás fiz do gengibre
    Lembrando que a garganta vivia inflamada direto por causa do estômago fiz o chá do gengibre sábado ontem domingo a dor garganta sumiu ,
    Nao adianta vc tomar remédio e mais remédio se não mudar todo abto de comer estou me sentindo tão bem depôs que mudei minha alimentação
    Tirei café,diminui no açúcar no sal, condimentos biscoito só como de água e sal
    Alimentos bem cozidos como ovo,já que tirei o feijão (mais pode tomar o cado de feijao)como beterraba cenoura cozida tudo cozido ou refogado
    Meu café da manhã toma chá de camomila,cidreira ,
    Vcs fazendo á dieta certa vcs vão melhorar 100% nem estou ligando pra tomar chá só melhorando a alimentação já conta
    Bjos !

    Responder
    • Obrigada pelos seus conselhos, vou seguir sua dieta. Pq estou assim, azia, garganta inflamada, tudo faz mal. Mas Deus é maior. Amém

      Responder
  7. Já tive Hpylori alguns anos atrás, mas ando sentindo muita dor no estômago e enjoo será que esse vírus pode voltar?

    Responder
  8. Estou com muita dor no estômago e muita queimação e ânsia . Estou tomando suco de couve , suco de batata e espinheira santa e passei muito mal (acho que deve ser a espinheira santa ) minha pressão sempre foi baixa e com a espinheira santa minha pressão subiu muito . Parei com ela a pressão ficou normal . Mas ainda estou com muita queimação . Alguém pode me dizer se a espinheira santa sobe a pressão?

    Responder
    • Estou com está condição gastrite , e tenho medo de.que se agrave fui no médico e estou tomando medicação para a doença , estou evitando tudo que faz mal , o pior é não saber o que posso botar na comida pra não ficar totalmente branca e que não faça mal pra gastrite.

      Responder
      • Oi estou com o mesmo problema ?? já tirei tudo de tempero na minha comido
        Estou até fazendo a minha separada da dele
        Porque ele ama alho e cebola e eu já não posso comer
        Então não ligue pro sábor da comida se vai ficar sem sabor ou não
        Eu já estou com 1 semana e pouco e já diminuiu as dores e azia e desinchou bastante meu estômago
        Até o tomate e tirei
        Como bem agora ai depois que melhorar vc pode comer oq quiser
        É tão bom se sentir bem sem nenhuma incomodacao ..
        Bjos

        Responder
  9. Toda vez que eu como pau frances me faz mal.chego a vlmitar ao contrario do pao de forma ele na nao me faz mal e o leite tb as vezes me faz mal

    Responder
    • Troque o leite por leite vegetal eu fiz isso com acompanhamento da nutricionista ,tomo leite de coco ,gergelim ,aveia e chás no lugar do café sem açucar.

      Responder