Amigo da digestão, nutritivo e bom para os ossos: conheça os benefícios do sorgo para saúde e boa forma, para que serve e como usar na dieta!
O sorgo é um grão muito cultivado nos Estados Unidos e em locais de clima tropical e subtropical ao redor do mundo. Além de alimento na forma de grão, o sorgo é usado na produção de melaço e xarope. Também vem ganhando utilidade na produção de bebidas alcoólicas e biocombustíveis.
Existem mais de 30 espécies de sorgo, mas apenas um deles é usado para consumo humano – o restante é apropriado apenas para alimentação animal (ração de gado). A espécie mais importante para nós é, portanto, aquela destinada ao consumo humano: Sorghum bicolor.
O sorgo é altamente nutritivo e pode trazer vários benefícios para a saúde. Para pessoas que adotam uma dieta livre de glúten, por exemplo, o sorgo é um grão extremamente indicado por não conter a substância e, de quebra, ser rico em nutrientes.
Cada porção de ¼ de xícara de grãos de sorgo contém cerca de 163 calorias. Rico em carboidratos e fonte de fibras, ele também possui proteínas, minerais como magnésio, ferro, cobre, cálcio, fósforo e potássio e vitaminas do complexo B em sua composição.
Benefícios do sorgo
Pesquisas e análises indicam quais são os benefícios do sorgo. Conheça para que serve o alimento:
1. Melhoria do processo digestivo
Devido ao alto teor de fibras, cerca de 48% do teor de ingestão de fibras recomendado em uma dieta normal, o sorgo ajuda a melhorar o sistema digestivo. Por isso, é capaz de aliviar gases e tratar condições como diarréia, inchaço, constipação e dor de estômago.
2. Combate aos radicais livres
O sorgo contém diversas substâncias antioxidantes que podem ajudar a combater o câncer através da eliminação de radicais livres.
3. Saúde do coração
O sorgo é rico em fibras, o que ajuda a reduzir o colesterol LDL (colesterol ruim) do organismo e, por isso, reduz o risco de ataque cardíaco e desenvolvimento de outras doenças do coração.
4. Substituto de alimentos com glúten
Muitas pessoas apresentam doença celíaca, que nada mais é do que uma alergia ou intolerância ao glúten que pode desencadear sintomas desagradáveis. O sorgo, portanto, surge como um grão que pode substituir o trigo em pães e massas em geral e evitar esses sintomas.
5. Auxílio ao controle da diabetes
A capacidade de controlar tendência a diabetes aparece como um dos benefícios do sorgo. Isso porque o sorgo é rico em taninos, substâncias que contêm enzimas que evitam a absorção de amido pelo corpo, restringindo assim a quantidade de carboidrato que entra no organismo.
Tal propriedade ajuda a regular os níveis de insulina e glicose no sangue e assim controlar a diabetes.
6. Fortalecimento dos ossos
O mineral mais abundante na composição do sorgo é o magnésio, que é capaz de aumentar a absorção de cálcio pelo organismo, o que ajuda a manter os níveis de cálcio adequados ao desenvolvimento e manutenção dos ossos. Por isso, pode prevenir artrite e osteoporose.
7. Melhoria da circulação sanguínea
Rico em minerais como o ferro e o cobre, o sorgo é capaz de melhorar a circulação do sangue. Isso porque a presença de cobre no corpo aumenta a absorção de ferro e uma única porção de sorgo apresenta cerca de 58% da ingestão diária recomendada de cobre.
Já uma maior quantidade de ferro significa uma melhor oxigenação na corrente sanguínea, já que o ferro se liga à hemoglobina, que é a proteína responsável por transportar oxigênio pelo organismo. Além disso, altos níveis de ferro previnem o desenvolvimento de anemia.
8. Fonte de energia para o organismo
A niacina, também conhecida como vitamina B3, é responsável pelos benefícios do sorgo para o processo de transformação do alimento em energia no organismo. Ou seja, a niacina metaboliza os nutrientes obtidos através da dieta e mantém os níveis de energia em equilíbrio durante o dia.
9. Auxílio ao metabolismo
Tanto o magnésio quanto o cobre têm um papel no metabolismo, já que se tratam de minerais que ajudam as células a produzir energia para o resto do corpo.
Uma porção de sorgo oferece cerca de 91 miligramas de magnésio e 518 microgramas de cobre. Pode parecer pouco, mas isso significa 58% de todo o cobre que seu corpo precisa diariamente e 22% da quantidade diária recomendada de magnésio para os homens e 28% para as mulheres.
O ferro e a vitamina B3 também ajudam no funcionamento do metabolismo, já que o ferro ajuda na produção de energia e no transporte de oxigênio para as células, enquanto que a vitamina B3 ajuda a quebrar e metabolizar os nutrientes obtidos pela dieta em energia.
Benefícios do sorgo: saiba como usar!
Para incluir o sorgo na sua rotina alimentar, você pode usar a farinha de sorgo no lugar da farinha de trigo. Por apresentar um sabor suave, é possível empregar o sorgo em receitas de pães, bolos e massas de pizza, por exemplo.
Cozinhe grãos de sorgo inteiros em água para usar como substituto de outros grãos em receitas como sopas, por exemplo.
Além disso, experimente combinar sorgo com legumes picados e ervas frescas com um toque de limão para resultar em uma salada deliciosa e altamente nutritiva!
Fontes e Referências Adicionais:
- Science of The Total Environment – Influence of organic matter on the uptake of cadmium, zinc, copper and iron by sorghum plants
- Crop Science – Phenotype, Fiber Composition, and in vitro Dry Matter Disappearance of Chemically Induced Brown Midrib (bmr) Mutants of Sorghum1
- Nutrition Research – Bound niacin in sorghum and its availability
- Clinical Nutrition – Celiac disease: In vitro and in vivo safety and palatability of wheat-free sorghum food products
- Journal of Agricultural and Food Chemistry – Properties of 3-deoxyanthocyanins from sorghum
- Food Chemistry – Anthocyanins from black sorghum and their antioxidant properties
- Phytotherapy Research – A novel nutraceutical property of select sorghum (Sorghum bicolor) brans: inhibition of protein glycation
- Phytochemistry – Sorghum phytochemicals and their potential impact on human health
Bom Dia!
Sempre tive a curiosidade de fazer algo para nosso consumo com o sorgo, um vez que diziam ser comida só para cavalos. Comprei o Sorgo Vermelho em grão, tornei-o farinha batendo simplesmente no liquidificador. Fiz pão usando uma boa quantidade do mesmo como experiência misturando outros grãos e um pouco de farinha branca, o resultado um pão maravilhoso, leve e saboroso. Como o teste aprovou hoje farei um nhoque de espinafre com a farinha de sorgo somente. Imaginem a delícia. Sou uma curiosa por alimentos alternativos.
Quantas colheres devo adicionar na dieta por dia.
Onde encontrar o sorgo com confiança que não tem mistura com outros carboidraros
onde compra -lo ?
Sim, gostaria de usá-lo na minha refeição. Onde posso encontrá-lo?