6 benefícios da vitamina E para o cabelo

atualizado em

Os micronutrientes, que são as vitaminas e os minerais, são reconhecidamente benéficos à nossa saúde. Muitos desses benefícios se estendem para a nossa aparência, para os cabelos, pele e unhas, por exemplo. Neste cenário, a vitamina E para o cabelo é uma poderosa ferramenta para fortalecer e hidratar as fibras capilares.

Conheça abaixo 6 benefícios da vitamina E para o cabelo e saiba mais sobre esta vitamina que possui diversas propriedades que podem melhorar sua saúde e promover bem-estar.

O que é a vitamina E?

Vitamina
A vitamina E para o cabelo é uma poderosa ferramenta para fortalecer e hidratar as fibras capilares

A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, solúvel em lipídios (gorduras). Na verdade, vitamina E é um termo geral para se referir a oito compostos diferentes, os alfa, beta, gama e delta tocoferois e alfa, beta, gama e delta tocotrienois. Todos estes compostos desempenham funções no nosso organismo, sendo o alfa tocoferol o mais ativo e conhecido até o momento.

Sua principal função no organismo é agir como um antioxidante, protegendo as células contra os danos causados pelos radicais livres. A vitamina E é absorvida no trato gastrointestinal, unindo-se, posteriormente, às beta lipoproteínas presentes no sangue. Ela é, então, armazenada em todos os tecidos do corpo humano, em especial nos tecidos adiposos (tecidos gordurosos). 

A deficiência de vitamina E é bastante rara, mas pode acontecer em função de problemas nutricionais, como em casos de síndrome de má absorção em crianças com distúrbios congênitos, como a fibrose cística ou a atresia biliar, além de ser bastante comum em crianças prematuras e com baixo peso. 

Distúrbios no fígado ou na vesícula biliar também podem comprometer a absorção deste nutriente, aumentando os riscos de deficiência desta vitamina.

A vitamina E possui inúmeras funções e propriedades, participando dos mais variados processos metabólicos. Veja, a seguir, algumas das suas principais funções:

Tem ação antioxidante 

A ação antioxidante da vitamina E inibe a oxidação de lipídios (gorduras) promovida pelos radicais livres. Dessa forma, a vitamina E impede a degradação dos ácidos graxos, moléculas obtidas a partir das gorduras que desempenham funções indispensáveis no nosso metabolismo, como a geração de energia. 

Previne doenças cardiovasculares 

Esta vitamina também é fundamental para o bom funcionamento do sistema circulatório, pois participa da produção de glóbulos vermelhos, da prevenção de formação de coágulos sanguíneos e da obstrução dos vasos, ao promover o seu relaxamento.

A vitamina E também ajuda na prevenção contra doenças cardiovasculares, ao inibir o acúmulo e a deposição de colesterol LDL (colesterol ruim) na parede dos vasos sanguíneos. Veja quais são as diferenças entre o colesterol LDL e o HDL, o colesterol bom

Fortalece o sistema imunológico 

Entre os muitos benefícios da vitamina E, está a manutenção do sistema imunológico. Diversas pesquisas mostram a importância deste nutriente na recuperação de pacientes com a imunidade debilitada por diversas doenças ou mesmo devido ao envelhecimento. 

A atividade dos leucócitos, ou glóbulos brancos, é potencializada na presença da vitamina E, tornando a ação do sistema imunológico mais eficiente no combate de doenças e infecções. 

Melhora a saúde da pele 

A vitamina E é um poderoso antioxidante, que atua bloqueando os radicais livres que causam o envelhecimento precoce. Utilizada em cosméticos para aplicação na pele, esta vitamina pode evitar a formação de rugas, tanto com a redução dos radicais livres nas células quanto com o aumento da produção de colágeno, ajudando a aumentar a elasticidade da pele.

Quais os benefícios da vitamina E para o cabelo?

A vitamina E possui enorme aplicação em produtos cosméticos, devido às suas propriedades benéficas para a pele e para os cabelos. 

A vitamina E pode ser obtida naturalmente, por meio da alimentação, consumindo alimentos ricos em vitamina E, como o azeite, o óleo de coco, o espinafre, as sementes de girassol, o abacate, o gérmen de trigo, as nozes e os grãos integrais.

A vitamina E também pode ser utilizada na forma de óleo puro ou em cápsulas em tratamentos caseiros. Além disso, a vitamina E pode ser encontrada em diversos produtos, entre eles cremes, protetores solares, hidratantes, entre muitos outros.

Veja, a seguir, 6 benefícios da vitamina E para o cabelo:

1. Estimula o crescimento dos cabelos

A vitamina E é um poderoso antioxidante, que atua na reparação e reconstrução de vários tecidos do corpo. Quando é aplicada no couro cabeludo, ajuda a reduzir a inflamação e promove a reparação dos danos provocados pelo estresse oxidativo nos folículos capilares. O crescimento de novos fios é estimulado quando os folículos estão saudáveis.

2. Melhora a circulação sanguínea

Um dos grandes benefícios da vitamina E para o cabelo é a melhoria da circulação sanguínea na região capilar. Ela ajuda a expandir os vasos sanguíneos, evitando problemas de circulação e prevenindo o desenvolvimento de coágulos. Quando há melhor fluxo sanguíneo no couro cabeludo, os folículos capilares recebem mais nutrientes e oxigênio, favorecendo a saúde capilar e o crescimento de novos fios.

3. Ajuda a equilibrar o pH

Uma das possíveis causas da queda capilar é a produção excessiva de óleo e o desequilíbrio do pH no couro cabeludo, que fica mais ácido. 

Quando o tecido do couro cabeludo está ressecado, as glândulas sebáceas produzem mais óleo do que o normal, como um mecanismo de defesa, causando a obstrução dos folículos capilares, o que tende a gerar queda de cabelo e pode desencadear um problema de dermatite seborreica (caspa). Tomar a vitamina E para o cabelo melhora a umidade do tecido, reduzindo a produção de óleo pelas glândulas e equilibrando os níveis de pH.

4. Tem ação antioxidante

A vitamina E é um excelente antioxidante, que ajuda a neutralizar os radicais livres que podem causar danos ao couro cabeludo e aos cabelos, mantendo-os protegidos contra as quebras e fissuras nos fios.

5. Ajuda a recuperar os fios danificados

Com o uso abusivo de pranchas térmicas e produtos químicos para tratamentos, o cabelo pode ficar bastante danificado e com pontas duplas. A vitamina E pode reverter o dano sofrido pelo cabelo, funcionando com um condicionador, que hidrata e nutre os fios, tratando também as pontas duplas.

6. Aumenta a hidratação e maciez dos fios

Com alto poder hidratante, a vitamina E pode ser utilizada em máscaras capilares e em conjunto com outros produtos para hidratação, mantendo a saúde dos fios e também auxiliando na maciez e na recuperação dos fios danificados.

Como usar a vitamina E para o cabelo?

Vitamina no cabelo
Você pode fazer a aplicação do óleo de vitamina E para tratar os cabelos secos e reparar os fios danificados

Existem muitas formas de se aproveitar os benefícios da vitamina E para o cabelo, seja melhorando a alimentação e incluindo fontes deste nutriente, ou mesmo usando produtos que contenham esta vitamina para realizar aplicações nas áreas afetadas. Veja, a seguir, algumas dicas de como usar a vitamina E para o cabelo:

Coma alimentos ricos em vitamina E

Alimentos como brócolis, espinafre, nozes e pasta de amendoim são ricos em vitamina E e podem ser facilmente inseridos nas refeições. Estudos sugerem uma ingestão diária de pelo menos 15 mg desta vitamina para que se obtenham maiores benefícios, ajudando tanto na reparação dos cabelos quanto na melhoria da saúde.

Veja esta tabela com as quantidade de vitamina E presente em uma porção de 100 gramas de suas principais fontes alimentares: 

AlimentoQuantidade de vitamina E em 100g
Óleo de milho83,2 mg
Semente de girassol26,1 mg
Azeite de oliva12,6 mg
Castanha de caju torrada11 mg
Farelo de trigo9,12 mg
Couve crua8 mg
Acelga crua2,75 mg
Espinafre cru2,73 mg
Azeitona preta2,67 mg
Abacate2,27 mg
Aspargos2 mg
Fonte: Sabrina Theil, nutricionista clínica.

Faça um tratamento capilar com vitamina E

Pesquisas mostram que a aplicação do óleo de vitamina E pode ajudar a tratar os cabelos secos e a reparar os fios danificados. 

Utilize uma ou duas ampolas de vitamina E, dependendo do comprimento do seu cabelo. Ela pode ser misturada com cremes de hidratação para facilitar a aplicação nos fios. 

Após a lavagem dos cabelos com xampu, espalhe o creme de hidratação com vitamina E de forma homogênea no comprimento dos fios e deixe agir por pelo menos 30 minutos, removendo depois com água.

Use diariamente a vitamina E

Também é possível fazer uso de produtos contendo vitamina E no dia a dia. Existem xampus, condicionadores, cremes de hidratação, todos contendo este nutriente. Isto facilita a utilização do mesmo e a sua aplicação pode ser intercalada com um tratamento mais profundo, como aquele com a máscara de hidratação, uma vez por semana.

Conclusão

A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel que é essencial para o organismo e que está presente em muitos alimentos, sendo bastante abundante na natureza. Ela possui inúmeros benefícios para o corpo humano e é bastante utilizado na área cosmética devido às suas propriedades antioxidantes e hidratantes.

A vitamina E para o cabelo pode ser aplicada através de produtos específicos ou de forma caseira, ajudando no crescimento dos cabelos, na reparação dos fios e também promovendo maior hidratação.

Fontes e referências adicionais

Você já utilizou algum produto com vitamina E nos cabelos? O que achou dos resultados do tratamento? Qual benefício da vitamina E para o cabelo mais te interessou? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Akemi Martins

Dra. Akemi Martins Higa é bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Doutora na área de Medicina Tropical e Saúde Internacional, com ênfase em doenças neurodegenerativas, pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de nanotecnologia e imunologia aplicada ao diagnóstico de neuromielite óptica e esclerose múltipla. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário