Vitamina Materna Engorda?

publicado em

Materna é um suplemento polivitamínico e poliminerais de uso adulto e oral indicado para mulheres que estejam grávidas ou encontrem-se em processo de amamentação de seus bebês, além de poder ser utilizado por aquelas que estão passando por períodos de grande atividade fisiológica, em que existe uma elevação das necessidades nutricionais diárias, conforme informou a bula do medicamento.

O documento também explica que o produto complementa o fornecimento de vitaminas e mineiras para essas usuárias. Ele é encontrado para comercialização no formato de cartucho contendo frasco plástico com 30 comprimidos revestidos.

A venda do suplemento não requer a apresentação da receita médica por parte do comprador.

Composição da vitamina Materna

De acordo com a bula do suplemento disponibilizada por sua fabricante, cada comprimido revestido do produto possui as seguintes substâncias:

Fonte: http://www.pfizer.com.br/sites/g/files/g10030176/f/product_attachments/Materna.pdf 

A vitamina Materna engorda?

Baseando-nos nas informações apresentadas pela bula do polivitamínico e poliminerais, não é correto afirmar que a vitamina Materna engorda devido ao fato de que o documento não lista algum efeito colateral ou reação adversa que poderia levar, ao menos diretamente, ao aumento de peso.

As vitaminas para gestantes, como o suplemento Materna, não engordam. Esses produtos têm a serventia de nutrir a futura mamãe e complementar a dieta ao longo da gravidez.

Por outro lado, em fóruns da internet, há relatos diversos em relação ao uso de Materna. Enquanto algumas grávidas afirmaram não terem experimentado o aumento de peso depois do uso do medicamento, outras relataram ter engordado depois de começarem a utilizar o produto e outras disserem inclusive que o medicamento causa o aumento de apetite.

Como não conhecemos todo o histórico, contexto, hábitos e outros medicamentos que essas mulheres têm e utilizam, não podemos determinar que a vitamina Materna engorda de fato, pois o aumento de peso pode estar associado a outros fatores além do uso do produto.

Caso você tenha recebido a indicação de tomar o suplemento e esteja receosa de que a vitamina Materna engorda, converse com seu médico a respeito disso. Já se você já começou a usar o medicamento e percebeu que engordou mais do que o normal ou esperado, também procure o médico para saber se isso tem a ver realmente com o produto e o que pode ser feito para lidar com a situação. 

Contraindicações e cuidados com a vitamina Materna

Conforme informações da bula da fabricante, o suplemento não deve ser utilizado por indivíduos que tenham hipersensibilidade a algum dos componentes do produto, para pessoas com menos de 12 anos de idade e para homens.

O medicamento também não é apropriado para o tratamento da anemia perniciosa, que acontece em decorrência da deficiência de vitamina B12. É necessário tomar cuidado caso já esteja fazendo uso de outro suplemento, para certificar-se de que os dois produtos não contenham as mesmas substâncias.

Ainda caso esteja fazendo uso de qualquer outro tipo de remédio ou suplemento, converse com o médico de sua confiança antes de começar a usar Materna para que o profissional possa verificar se existem riscos de interações entre os dois medicamentos, que possam trazer prejuízos para a saúde do seu organismo.

Ainda que não seja necessária a apresentação da receita médica para adquirir o produto, a bula do suplemento recomenda que a utilização não seja feita sem o conhecimento do médico porque isso pode ser perigoso para a saúde.

Isso é particularmente importante para as mulheres gestantes ou que estejam amamentando os seus bebês, tendo em vista que o que elas ingerem pode influenciar a saúde e o organismo de seus filhos.

De acordo com a médica ginecologista Sheila Sedicias, as vitaminas, como é o caso da Materna, devem ser tomadas somente de acordo com a orientação do obstetra ou nutricionista.

A ginecologista explicou que a dosagem apropriada para cada paciente varia de acordo com alguns fatores como a idade e a presença de doenças como a anemia, por exemplo. Sedicias ainda alertou que nem todas as mulheres precisam utilizar suplementos como Materna. E ainda afirmou que um produto multivitamínico para grávidas e mamães amamentando não engordam.

Ela também esclareceu que tomar suplementos vitamínicos sem a orientação do médico é perigoso para a saúde porque a presença em quantidades excessivas de alguns nutrientes pode provocar problemas tanto para as mães quanto para os bebês.

De acordo com a médica, o excesso de vitamina A pode provocar malformações no feto e a presença exagerada de vitamina C no organismo está associada à elevação do risco de desenvolvimento de cálculos renais.

Efeitos colaterais

De acordo com a bula do polivitamínico e poliminerais, ele pode provocar as seguintes reações adversas:

  • Desconforto abdominal;
  • Desconforto gástrico;
  • Constipação (prisão de ventre);
  • Diarreia;
  • Distúrbios do sistema imune como sensibilidade alérgica associada ao uso do suplemento.

Caso experimente um ou mais dos efeitos colaterais apresentados acima, busque prontamente a ajuda do médico de sua confiança para saber como proceder.

Você conhece alguém que tenha tomado e afirme que a vitamina Materna engorda? Tem vontade de experimentar esse multivitamínico? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

9 comentários em “Vitamina Materna Engorda?”

  1. Sim,minha Sobrinha começou a tomar e estava muito magra e ja aumentou seis hgs ainda na primeira caixa e vai contnuar usando,poid tinhamos dado outras que não surtiu efeito e eu já estou pensado em tomar também pois só emagreço e nada me faz ganhar peso sou diabética e hipertensa e tenho 66.obg

    Responder
  2. Estou tomar desde inicio da gravidez esta vitamina receitada pela medica e tambem boatos que receava eram que engordasse ,ja estou com 35semanas e nao engordei tinhas unhas fracas e ja nao tenho por isso estou contente com resultado e aconselho em tds sentidos.

    Responder
  3. Aos 3 meses de gravidez não tinha engordado nada. E pedi para o médico orientação do que comer. Ele me recomendou o polivitaminico (Materna, Natale). Meu apetite aumentou que engordei horrores. Tou com 7 meses e aumente 14 kg.
    Acho que vou voltar para o sulfato ferrosos. Tou muito gorda.

    Responder
  4. Eu s tinha engordado 1 kilo at os 4 meses da gestao ento comei a tomar materna e engordei 5 no quinto ms, acho que pode ser efeito da vitamina sim, pois a diferena foi gritante ,mas pelo meu bebe estou disposta a continuar tomando.

    Responder
    • Estou tomando porque meus cabelos estão caindo muito, já notei uma melhora significativa, em pouco tempo de uso.

      Responder
      • Vc teve algum efeito colateral? Eu comprei justamente por ela ser turbinada e quis fazer o teste. A centrum tava cara demais e é mto mais fraca

        Responder