Minancora tira manchas mesmo?

atualizado em

Você provavelmente já deve ter ouvido falar da Minancora, uma pomada bastante conhecida aqui no Brasil. Ela possui ação antisséptica, antipruriginosa (combate a coceira), analgésica e cicatrizante. Entretanto, muitos a utilizam como se tivesse ação antimanchas, mas será que a Minancora tira manchas mesmo? 

A Minancora não foi desenvolvida para tirar manchas da pele, mas a pomada Minancora Action, voltada para o tratamento de cravos e espinhas, suaviza manchas avermelhadas na pele, por sua ação anti-inflamatória, não tendo nenhuma ação contra manchas antigas. 

Apesar da Minancora ser aquele tipo de pomada que as pessoas indicam para tratar qualquer problema de pele, ela foi desenvolvida para tratar feridas superficiais, frieiras, escaras e picadas de inseto. Isso porque seus componentes ativos, o óxido de zinco, o cloreto de benzalcônio e a cânfora inibem a proliferação de microrganismo na pele (ação antisséptica), aliviam a coceira e promovem a cicatrização.

Além disso, a bula do produto indica que a Minancora pode ser utilizada para prevenir odores desagradáveis das axilas e dos pés, e o ressecamento da pele. 

Veja, com mais detalhes, se a Minancora tira manchas e quais cuidados você deve ter ao usar a pomada. 

A Minancora tira manchas?

Minancora
Reprodução: via Minancora

Mas será que apesar de não ter sido desenvolvida para este fim, a Minancora não é capaz de tirar manchas? 

De acordo com os esclarecimentos da dermatologista Claudia Savassi, não podemos afirmar que a Minancora tira manchas. Isso porque a médica explicou que a pomada não carrega nenhum tipo de composto ativo clareador em sua composição e, portanto, ela não deve ser usada para esse fim. 

A própria bula do produto não apresenta essa indicação de uso da pomada.

Entretanto, a dermatologista afirmou que o óxido de zinco presente na composição da pomada possui efeito anti-inflamatório e, por isso, sua aplicação pode minimizar a vermelhidão da pele. Veja o que pode ser uma mancha vermelha na pele

Ou seja, segundo a dermatologista Claudia Savassi, os únicos tipos de manchas que a Minancora pode amenizar são aquelas que surgiram em decorrência de algum processo inflamatório na pele, não tendo eficácia contra manchas antigas causadas pelo sol ou acne, por exemplo.

Na verdade, o uso da pomada Minancora tradicional sobre uma pele acneica pode agravar o quadro, pois ela contém óleo mineral e parafina na composição, que podem obstruir os poros e provocar o aparecimento ou agravamento das acnes e cravos.

Também não existem evidências que apontem que a Minancora tira manchas escuras das axilas e da virilha

Se você sofre com manchas na pele e deseja eliminá-las, o ideal é procurar auxílio de um médico ou médica dermatologista, que poderá examinar sua pele e te encaminhar ao tratamento mais adequado e seguro.

Além disso, uma consulta médica possibilita a investigação das causas das manchas, que podem, ou não, estar relacionadas a alguma doença que demanda um tratamento específico. 

O conhecimento das causas das manchas também previne o retorno do problema após o tratamento, já que você aprende a como evitar os seus desencadeadores/gatilhos. 

Cuidados com a Minancora

Vermelhidão na pele
Mesmo que raros, alguns efeitos colaterais da Minancora são a ardência e vermelhidão da pele

De acordo com a bula, a pomada não pode ser utilizada por pessoas com menos de 2 anos de idade e nem por indivíduos que possuam hipersensibilidade a algum dos componentes da sua fórmula. 

Ainda que sejam de ocorrência muito rara, a bula informa que existe a possibilidade de surgirem efeitos colaterais em decorrência do uso do produto. Entre eles estão: 

  • Ardência
  • Vermelhidão
  • Coceira
  • Formação de pápulas (elevações na pele)  
  • Pequenas bolhas e secreção

Esses sinais caracterizam um quadro de dermatite de contato, que pode evoluir para descamação e formação de crostas. Veja quais são os tipos de dermatite e como tratar

Ao experimentar essas reações adversas, suspenda o uso da pomada e procure ajuda médica rapidamente para saber como proceder em relação ao problema.

Para ter certeza de que o produto é realmente indicado para o seu caso e que não fará mal à sua pele, consulte um médico ou médica dermatologista de sua confiança antes de começar a utilizá-lo.

Você conhece alguém que já tenha utilizado a pomada Minancora para tirar manchas? Você já usou a pomada para tratar algum tipo de problema na pele? Tem curiosidade de experimentar esse produto? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Akemi Martins

Dra. Akemi Martins Higa é bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Doutora na área de Medicina Tropical e Saúde Internacional, com ênfase em doenças neurodegenerativas, pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de nanotecnologia e imunologia aplicada ao diagnóstico de neuromielite óptica e esclerose múltipla. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário