A modelo Emma Heming Willis, 46 anos, contou que a família teve dificuldades em perceber os primeiros sinais da demência de Bruce Willis. O ator anunciou a aposentadoria após diagnóstico de afasia, que afeta a comunicação e a memória.
Ela revelou que o astro já tinha histórico de problemas relacionados à fala. “Para o Bruce, (o indício) começou com a linguagem. Ele tinha uma gagueira intensa quando era criança. Ele foi para a faculdade e conheceu um professor de teatro que disse: ‘Tenho algo que vai te ajudar’. Após as aulas, o Bruce compreendeu que era capaz de decorar roteiros inteiros e não gaguejar”, explicou Emma em entrevista à revista norte-americana Town & Country
A família foi pega de surpresa com o diagnóstico: “À medida que a fala dele começou a mudar, parecia que era apenas uma variação da gagueira, era apenas o Bruce. Nunca, em um milhão de anos, eu iria cogitar que se tratava de uma forma de demência, ainda mais em alguém tão novo”.
Heming declarou ainda que a doença do seu marido é frequentemente “mal diagnosticada”, “ignorada” e “incompreendida”. “Finalmente conseguir um diagnóstico foi fundamental para que eu pudesse aprender o que é a demência frontotemporal e educar nossos filhos”, pontuou.
“Ele foi diagnosticado há dois anos, mas um ano antes tivemos um diagnóstico preliminar de afasia, que é um sintoma de uma doença, mas não é a doença”, relatou.
As filhas de Emma e Bruce
A modelo também falou sobre as duas filhas do casal, Mabel, 12 anos, e Evelyn, 10 anos. O ator ainda tem Tallulah, 30, Scout, 33, e Rumer, 36, de seu antigo casamento com a atriz Demi Moore.
“Eu nunca tentei adoçar nada para elas. Elas cresceram vendo o Bruce piorar ao longo dos anos. Eu não estou tentando protegê-las disso”, afirmou Emma na entrevista.
Ela lida com a situação com ajuda psicológica. “O que aprendi com nossa terapeuta foi que, se as crianças fazem perguntas, é porque estão prontas para saber a resposta”, refletiu. As filhas do ator têm noção da condição do pai. “Elas sabem que o papai não vai melhorar. Essa doença é crônica, progressiva e terminal. Não há cura”, lamentou, por fim.
- Veja também: Esposa de Bruce Wilis se emociona ao contar dificuldades de cuidar do ator em meio à luta contra demência
Recentemente, Demi Moore também comentou o quadro de saúde de Bruce Willis. “Dadas as circunstâncias, ele está em uma situação estável”, detalhou a estrela em participação no programa ‘The Drew Barrymore Show‘.
“O que eu digo para as minhas filhas é que você aceita as pessoas como elas são agora. Você não se apega a quem elas eram ou ao que você quer que elas sejam, mas a quem elas são neste momento. A partir disso, há tanta beleza, alegria, amor e doçura”, concluiu.