A cada ano, novos medicamentos anticoncepcionais são lançados no mercado, como o DIU mirena, mas sempre fica a dúvida: ele engorda ou emagrece?
Esse questionamento se deve ao grande número de relatos sobre ganho de peso durante o uso deste DIU, muitas vezes chegando a 20 quilos.
Então, vamos conhecer o DIU mirena, quais os seus efeitos colaterais, e descobrir se ele engorda ou emagrece.
Lembrando antes que esse artigo tem um caráter meramente informativo e não deve ser usado em substituição à bula do produto.
- Veja também: Anticoncepcional faz mal? Efeitos colaterais e dicas
O que é?
O DIU mirena é um tipo de contraceptivo interno, também chamado de endoceptivo, usado para prevenir a gravidez e para tratar problemas como a endometriose.
Ele combina dois tipos de sistemas contraceptivos:
- O dispositivo intrauterino (DIU), uma vez que ele é colocado no interior do útero, e age diretamente no órgão;
- O hormônio anticoncepcional, o levonorgestrel, que é liberado aos poucos.
Principais vantagens
Esse método contraceptivo vem sendo bastante utilizado nos últimos anos, uma vez que sua taxa hormonal é baixa, além de evitar os problemas relacionados ao esquecimento de dose, como ocorre com os anticoncepcionais orais.
As suas principais vantagens são:
- O DIU mirena possui uma eficácia acima de 99% na prevenção de gravidez;
- Ele ajuda a reduzir o fluxo ou mesmo a suspender a menstruação;
- Não causa infertilidade a longo prazo. Ou seja, é possível engravidar pouco tempo após a retirada do DIU;
- Ele possui uma duração de efeito de 5 anos.
Anticoncepcional DIU Mirena engorda ou emagrece?
Assim como qualquer reposição hormonal artificial, há diversos mitos que envolvem o uso do DIU mirena, principalmente com relação ao ganho de peso. Mas esses fatores podem variar de acordo com as características individuais de cada mulher.
Mas, falando especificamente do DIU mirena, alguns especialistas afirmam que ele não causa o ganho de peso, uma vez que a dose do hormônio liberado por dia é baixa, e age apenas no útero.
Entretanto, algumas mulheres podem ser mais sensíveis à mudança hormonal, e a quantidade da substância no DIU, mesmo pequena, pode levar ao desequilíbrio orgânico e ao ganho de peso.
Por isso é recomendado a adoção de uma dieta balanceada e a prática regular de atividades físicas.
Efeitos colaterais
Assim como qualquer outro medicamento, o DIU mirena pode levar ao desenvolvimento de alguns efeitos colaterais.
Veremos agora os efeitos mais comuns para as mulheres que usam o contraceptivo:
- Alergia;
- Erupção cutânea;
- Urticária, ou coceira na pele;
- Angioedema, que é um tipo de inchaço, que acontece nas camadas mais profundas da pele;
- Depressão;
- Enxaqueca;
- Dores de cabeça;
- Dor nas costas;
- Infecção do trato genital superior;
- Cistos ovarianos;
- Expulsão completa ou parcial do DIU;
- Perfuração uterina;
- Aumento da pressão arterial;
- Dor abdominal ou pélvica;
- Hirsutismo, que é o excesso de pelos no corpo;
- Dismenorreia, ou dor durante a menstruação;
- Acne;
- Perda de cabelo;
- Ansiedade;
- Náuseas;
- Mudanças frequentes de humor;
- Mastalgia, ou dor nas mamas;
- Corrimento vaginal;
- Fadiga;
- Alterações no fluxo menstrual;
- Sepse, que é um tipo de infecção sistêmica grave, podendo ser fatal.
Gravidez durante o tratamento: É possível?
Apesar de rara, existe a chance de gravidez durante o uso do DIU mirena. Mas as chances são de duas a cada 1 mil mulheres no primeiro ano de tratamento e de sete a cada 1 mil no quinto ano.
Além disso, existe a chance de que a gravidez seja ectópica, que é uma gestação que ocorre fora do útero, sendo necessário, nesses casos, o atendimento médico de urgência.
Contraindicações
Apesar de ser um método contraceptivo seguro, o DIU mirena é contraindicado para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez.
Ele também não pode ser utilizado por mulheres que têm tem as seguintes condições de saúde:
- Doença inflamatória pélvica atual ou recorrente;
- Infecção no trato genital inferior;
- Infecção do útero após o parto;
- Infecção do útero após aborto nos últimos três meses;
- Infecção do colo do útero;
- Anormalidades celulares do colo do útero;
- Suspeita de câncer de colo de útero ou no próprio útero;
- Tumores que dependem do hormônio progesterona para se desenvolver;
- Sangramento vaginal anormal ainda sem diagnóstico;
- Anormalidade do útero ou colo do útero, como miomas que causam deformação na cavidade uterina;
- Alguma condição que aumente a susceptibilidade a infecções;
- Doença ou tumor no fígado;
- Alergia a um dos componentes do produto.
Mas, além de se atentar às contraindicações, é fundamental que a mulher tenha o acompanhamento do médico de sua confiança enquanto estiver usando o DIU mirena.
Relatos de experiências
Muitas mulheres já compartilharam suas opiniões sobre o DIU mirena, e poucas delas afirmam que o dispositivo ajuda na perda de peso.
Na verdade, a maioria delas relatam exatamente o contrário, que o anticoncepcional DIU mirena engorda.
A seguir veremos alguns desses relatos obtidos em fóruns e grupos nas redes sociais:
“Enquanto eu estava com o DIU, consegui ganhar 20 quilos, isso conquistado em anos. Removi o dispositivo há alguns meses, e até agora só eliminei 15 quilos. Eu não me sinto bem, e espero que outras mulheres tenham resultados melhores.”
“Eu estou com o DIU há quase 5 anos, e faço dieta e exercícios regularmente. Eu tento comer direito, para não ganhar quilos extras, e até agora não ganhei peso de forma significativa, apenas sinto que meus seios estão maiores. Acho que poderei compartilhar um pouco mais, quando eu remover e notar se perderei ou ganharei peso.”
“Estou na minha segunda tentativa com o DIU, e diferente da primeira, agora estou praticando muitos exercícios, como Zumba, Ioga e aeróbico. Espero que dessa vez, diferente da primeira, eu não ganhe 15 quilos.”
“Desde que coloquei o DIU, ganhei 30 quilos, e não importa a dieta ou o exercício que eu faça, não consigo perder sequer 1. Não há nada sendo acusado como errado em meus exames, mas me sinto ansiosa, cansada e sem libido, além dos problemas de acne.”
“Eu adoraria dizer que perdi magicamente alguns quilos após remover o DIU, mas isso não seria verdade. Eu não tive problemas com ganho de peso, a minha questão é que eu não perdia um grama sequer, e olha que a minha dieta e exercícios eram bastante rigorosos.”
Coloquei há 2 anos o diu Mirena e engordei 10 kg nesse tempo. Me sinto extremamente inchada e pesada.
Irei tirar o DIU pq além de engordar sinto dor nos seios o mês todo, barriga super inchada e mau humor mesmo tomando meus remédios para depressão. Uma penas os médicos se venderem e tratar os pacientes como número e não avisar sobre o que acontece com a maioria
Coloquei o DiU Mirena a 6 meses e ganhei exatos 6 kgs. Detalhe: sempre fui do tipo que tinha dificuldade para ganhar peso. ? Ganhei demais e não consigo perder.
Minha experiência com Diu mirena é que engorda sim. Ganhei 12 kg em um ano. Kgs esses, que não se perde nem meio, mesmo com dieta e atividade física. Fora todos os outros efeitos colaterais. Os médicos falam que não tem nada a ver, mas tem sim. Tirei isso.
Estou pra fazer uma videolaparoscopia e colocar o diu mirena, mas cm tantos relatos de pessoas que engordaram muito, estou começando a ficar cm medo de colocar esse diu. Já engordei 8 kg usando desogestrel porque não posso menstruar, tenho um mioma na parede do útero e, meu médico não quer fazer a retirada do útero, devido a medo de complicação na cirurgia. Aí meu Deus, não sei o que fazer…
Em primeiro lugar, respire. Peça mais duas opiniões. Verifique outra opção que não o Mirena. Eu usei por causa da endometriose,e no primeiro ano de uso, ganhei 6kg. Ao final de 2 anos e meio, 10 kg……retirei e entrei na menopausa. Boa sorte. Sempre há um caminho. Abç.
Engordei 8 kilos em 1 ano usando ele.A minha mama cresceu bastante,muita acne(o que nunca tive antes) é muito cansaço.Vou retirar na quinta.
Eu coloquei o DIU mirena já faz 5 anos. Eu engordei 25 kg e tive um aumento exagerado de mamas, porém o DIU resolveu o meu problema com o fluxo intenso hemorrágico menstrual que eu tinha, vou colocar de novo e ver o que eu faço para controlar o peso
Olá meninas, coloquei o meu DIU ontem, senti muita dor na hora da inserção, tive bastante cólica a seguir e também sangrei bastante. Hoje está mais brando, mas ainda sinto um desconforto e sangramento.
Antes usava a pílula ciclo 21, ganhei cerca de 2/3kg no uso da pílula, mas faço academia e como bem, por isso não foi grave. Mas ao ler os relatos fiquei com muito medo de ganhar peso excessivo, parece que toda a gente ganhou pelo ou menos 10kg com o diu, eu não quero isso. Há alguém que não tenha notado diferença?
Eu não costumo ter espinha quase nunca, meu cabelo já é bastante ralo e tenho muito cuidado com o ganho de peso. Ao ler os relatos dá-me vontade de ir tirar logo antes de fazer o primeiro ultra-som!
Eu coloquei o DIU há uns 6 meses e ganhei 5 k, decidi tira-ló pois estava com suspeita de trombose e aneurisma, a médica que retirou o diu me relatou que outra paciente também havia engordando 20 k em 2 anos, e pior teve um diagnóstico de aneurisma, o médico neuro pediu para ela retirar o Diu imediatamente, eu estava me sentindo uma gorda, e dores nas articulações, pernas, formigamentos nos braços e pernas, dores de cabeça, espinhas e cabelos ralos, mas muito pelo pelo corpo, a minha médica DR Rosa me falou que nunca indica o DIU, só se a paciente insistir muito, e mesmo assim ela não coloca, ela indica para outro especialista. ela mesmo é contra o progesterona, pois ela mesmo já fez o uso por conta da menopausa e deu muitos efeitos colaterais nela, fica a dica.
Olá meninas, uso o Mirena desde 2009. Já tive que trocar uma vez em 2017. Ganhei 10 kgs quando usei o primeiro, que tinha a validade para 5 anos, mas usei por 8 anos já que fiz a laqueadura. Tive que colocar o Mirena devido a hemorragia nos meus períodos menstruais que me levou a transfusão de sangue. Como disse, meu primeiro DIU tinha validade para 5 anos, depois dos 5 anos, comecei a perder peso, o que nao tinha o que eu fizesse para perder antes. Troquei de DIU porque tive que sair do país e queria estar certa de que eu nao voltaria a menstruar. A partir do momento que coloquei o segundo DIU, voltei a engordar rapidamente, e ganhei mais 10 kgs novamente. Este novo DIU tem validade para 8 anos. Já fazem 5 anos que o coloquei, neste período, alem do ganho de peso, estou com muita celulite, apareceu o melasma em quase minha face inteira e peito. Apesar de tudo isso, nao vou tira-lo, pois pra mim menstruar abundantemente ainda é pior a tudo isso que estou passando. Tenho mais 3 anos pela frente com este DIU. Depois dos 8 anos, a sua ação diminui bastante e daí acredito que voltarei a perder peso como foi da primeira vez. Enquanto isso, faço o meu exercício de sempre e cuido com a alimentação. Vou começar uma experiência tirando completamente o gluten. Quero ver se isso vai ajudar o meu corpo de alguma maneira. Se tiver algum resultado positivo as deixarei saber. Tenho 3 amigas que tbem colocaram o Mirena. Uma ganhou peso igual eu, a outra não e a outra encheu o rosto de espinha logo nos primeiros 2 meses. Ela retirou logo em seguida, e tudo melhorou. Realmente a ação do Mirena no corpo humano ainda é uma incógnita!
Eu coloquei o Diu mirena há 4 anos, nunca tive problema com peso, eu tenho 1.70 e nunca passei dos 60kg, mesmo depois de 2 gestações. Após 1 ano com o Mirena, eu engordei 13 kg, e não tem o que eu faça de dieta e exercícios para eu voltar ao meu peso. Minha GO indicou para eu fazer a troca quando vencer. Eu vou trocar o anticoncepcional, ainda não sei qual método adotar, mas outro mirena eu sei que não será.
A vantagem do Mirena no meu caso é ter método contraceptivo por 5 anos, não menstruar, não ter TPM e nem acne.
A desvantagem é ganhar peso.