O ator Daniel Rocha, 33 anos, relatou uma situação tensa que viveu ao depilar a região íntima. Ele acabou se machucando e o que ele acreditou tratar-se de um pequeno machucado, causou um enorme sangramento, que o fez parar na emergência.

O incidente aconteceu quando o ator pegou uma máquina emprestada com um amigo para depilar a região, mas teve problemas ao chegar na parte dos testículos. “Nesse momento que a lâmina na pele meio mole, meio solta, navalhou”, contou em participação no programa Que História É Essa, Porchat?, da GNT.
Mesmo com dor, o ator ignorou a ferida e foi para um encontro. No entanto, ao notar o sangramento, Daniel sofreu uma queda de pressão e parou no hospital.
“Comecei a sentir um negócio molhado, mas pensei: ‘Não é nada’. Mas aí eu fui para o banheiro fazer xixi. Quando eu tirei a calça e olhei a situação, a cueca branca estava vermelha empapada, pingando de sangue. Eu tenho problema com sangue e comecei a quase desmaiar no banheiro. Fiquei mole, pegando nos lugares (para não cair)”, recordou.
O que causa a queda de pressão?
A condição que faz a pessoa ter algum tipo de aflição com sangue se chama hematofobia. Alguns especialistas acreditam que as consequências do problema, como a queda de pressão e desmaios, acabam sendo um mecanismo de defesa do corpo.
Mas, por quê? Inconscientemente, associamos a perda de sangue a algo grave, portanto, a tendência é que isso provoque uma sensação de pânico e angústia, acelerando os batimentos cardíacos. O corpo, então, pode reagir com um desmaio como forma de se restabelecer.
Outra explicação seria o cérebro “forçar” o corpo a ficar na horizontal, a fim de garantir a irrigação de sangue no cérebro.
É necessário um diagnóstico com profissional para saber se existe algum outro fator que cause o incômodo. O primeiro passo ao buscar ajuda médica é descobrir se o medo é apenas uma reação emocional simples ou algo como uma fobia.
No caso de fobia, o quadro pode levar a algumas consequências, como depressão e isolamento.