Como fazer polpa de tamarindo para doces e receitas

publicado em

Aprender como fazer polpa de tamarindo para usar nos seus doces e outras receitas é algo que pode facilitar muito o dia a dia de quem gosta de saborear a fruta nas suas preparações ou sempre escuta da família o pedido para fazer aquele prato especial com tamarindo.

O tamarindo é uma fruta tropical que traz um sabor ácido e doce muito característico: antes de amadurecer, ele é muito mais ácido e quando madura, se torna bem mais adocicado. A fruta tem formato semelhante a uma vagem e possui uma casca marrom, que abriga aproximadamente uma a 10 sementes na sua polpa.

O tamarindo é originário da África e vem de uma árvore chamada tamarindeiro, que apresenta flores amarelas e vermelhas e mede aproximadamente 20 metros de altura. Elas crescem em regiões que possuem clima tropical e subtropical.

Entretanto, apesar da sua origem africana, ele é cultivado principalmente na Índia. Além disso, por conta do clima mais quente no Brasil, o tamarindo pode ser encontrado facilmente nas regiões Norte e Nordeste.

O tamarindo pode ser usado para fazer diversas preparações, como sucos da fruta, smoothies, vitaminas, sobremesas, sorvetes, molhos e geleia.

Como fazer polpa de tamarindo

Polpa de tamarindo
Existem algumas opções para fazer a polpa de tamarindo

Opção 1

Ingredientes

  • 1 kg de tamarindo
  • 1 litro de água
  • 1 xícara de açúcar

Modo de preparo

  1. Descasque os tamarindos e remova muito bem as suas cascas. Isso é importante porque se a casca estiver presente no preparo da polpa, ela poderá ficar mais amarga. Retire também as fibras que a acompanham, pois elas possuem uma consistência dura e pouco apetitosa.
  2. Despeje água em temperatura ambiente em uma tigela grande e despeje os tamarindos dentro dela. Esfregue-os levemente com os dedos até que todas as sujeirinhas sejam eliminadas. 
  3. Então, escorra os tamarindos e deixe-os em papel absorvente.
  4. Leve os tamarindos para ferver por pelo menos 30 minutos em uma panela com a água e o açúcar. Misture tudo muito bem e mexa de vez em quando, sem tirar o olho da preparação. Durante o processo, as sementes devem se soltar da polpa.
  5. Então, passado esse tempo, deixe a polpa do tamarindo descansar até esfriar.
  6. Transfira a polpa para uma tigela grande e funda. Mexa bem e, com o auxílio de um fouet (batedor de clara), triture a polpa: vá mexendo e amassando a fruta para hidratar as fibras que ainda estiverem presentes, de modo que elas possam ser retiradas com facilidade mais tarde.
  7. Remova as sementes da polpa do tamarindo, além de outros resíduos que sobrarem, como pedaços da casca, fibras e outras partes mais duras. 
  8. Transfira a mistura para um liquidificador e triture a polpa de tamarindo caso queira que ela fique mais consistente. Já se preferir uma polpa mais líquida, bata por mais tempo. Use a polpa como quiser ou armazene.

Opção 2

Ingredientes

  • 1 kg de tamarindo
  • 1 litro de água

Modo de preparo

  1. Descasque muito bem o tamarindo, retire as fibras, lave-os muito bem e transfira a fruta para uma tigela grande com o litro de água.
  2. Deixe de molho de um dia para o outro.
  3. No dia seguinte, coloque tudo em uma panela grande e cozinhe por 20 minutos ou até a polpa ficar bem macia, mexendo de vez em quando.
  4. Após esfriar, você pode usar a polpa como quiser ou guardar e armazená-la.

Opção 3

Ingredientes

  • Tamarindo a gosto
  • Água a gosto

Modo de preparo

  1. Descasque o tamarindo muito bem e lave-o cuidadosamente.
  2. Coloque a fruta em um recipiente com água filtrada. Tampe com filme plástico e deixe na geladeira por aproximadamente 24 horas.
  3. Passado esse tempo, despeje o conteúdo aos poucos em uma peneira (deixe uma vasilha grande embaixo dessa peneira) e vá extraindo a polpa com o auxílio de uma colher. A parte que sair por baixo da peneira é a polpa da fruta. 
  4. Então, separe a polpa e guarde em um recipiente hermético para ir à geladeira. Refrigerada, ela dura até uma semana.

Receitas com polpa de tamarindo

Tamarindo
Um suco de tamarindo ou um sorbet são algumas opções interessantes de receitas

Suco de tamarindo com mel

Ingredientes

  • 100 g de polpa de tamarindo
  • 1 laranja grande
  • 2 copos de água
  • 1 colher de chá de mel

Modo de preparo

  1. Junte no liquidificador o suco da laranja, a polpa do tamarindo, a água e o mel.
  2. Bata tudo até ficar homogêneo e sirva-se imediatamente.

Sorvete (sorbet de tamarindo)

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de polpa de tamarindo ou 300 g da fruta inteira
  • 2 xícaras de chá de água
  • 1 xícara de chá de açúcar

Modo de preparo

  1. Em uma panela, junte a água e o açúcar. Ferva por cinco minutos.
  2. Tire do fogo, adicione a polpa e misture. Coloque tudo em um pote e leve ao freezer.
  3. De uma em uma hora, bata a mistura com um batedor de metal, incorporando ar gelado à massa do sorbet.
  4. Repita o processo até conseguir a consistência desejada, que é a de um sorvete.

Cuidados com o tamarindo

É importante não exagerar no consumo do tamarindo porque, em excesso, ele pode provocar desgaste do esmalte dos dentes, transtornos gastrointestinais e hipoglicemia em pacientes diabéticos que consomem a fruta juntamente com o medicamento para a doença.

Inclusive, as pessoas que fazem uso de remédios para diabetes devem consultar o médico antes de consumir o tamarindo.

Adicionalmente, a ingestão do tamarindo não é indicada para quem toma anticoagulantes, aspirina, antiplaquetários e ginkgo biloba, devido a um possível aumento do risco de sangramento.

Você já experimentou receitas com a polpa de tamarindo? Pretende incluir na sua rotina? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário