Fisioterapeuta morre de embolia pulmonar em voo para o Japão. Entenda o que aconteceu

publicado em

Um caso recente tomou conta das redes sociais nas últimas semanas, o da fisioterapeuta Flávia Rezende, que teria passado mal durante um voo para o Japão e, apesar de ter recebido atendimento imediato ainda na aeronave, não teria resistido e veio a falecer.

O mais chocante neste caso é o fato da brasileira ter apenas 45 anos e, embora, segundo os amigos, a causa da morte não ter sido divulgada oficialmente, ela teria morrido de embolia pulmonar.

Flavia Rezende
Imagem: Reprodução Instagram

De acordo com amigos, Flavia morava em Vitória, no Espírito Santo, e era solteira, sem filhos, mas muito próxima à família. 

O fato é que Flávia embarcou de Vitória, no Espírito Santo, para Tóquio, um percurso extremamente longo, de mais de 30 horas, incluindo conexões. O que muita gente ignora, e esse caso precisa servir de alerta, é que viagens muito longas, de avião, ônibus ou carro, podem gerar risco à circulação sanguínea.

Problemas na circulação sanguínea podem resultar em trombose ou embolia pulmonar, que acontecem quando a circulação do sangue fica represada nos membros inferiores. É importante que quando passamos muito tempo sentados, as veias ficam comprimidas, causando coágulos nos membros inferiores.

Flavia Rezende
Imagem: Imagem: Reprodução Instagram @fisioflaviarezende e @suzanewhite.oficial

É nessa hora que pode ocorrer a embolia pulmonar, causada por um coágulo de sangue endurecido. O coágulo ocorre quando o sangue, que é um líquido, se transforma em um aglomerado, em estado gelatinoso ou semissólido. 

Quanto aos sintomas de embolia pulmonar, eles podem variar, mas, geralmente, incluem falta de ar. Além disso, dependendo do tamanho do coágulo, pode haver uma parada cardíaca, se tornando fatal. 

É preciso considerar que algumas pessoas possuem maior tendência a ter trombose, como idosos, obesos, aquelas que fazem reposição hormonal, que vivem acamadas, entre outras condições. 

Em casos de eventos muito demorados ou viagens longas, como a de Flávia, não é aconselhável ficar horas em uma mesma posição, pois isso deixa o sangue lento, favorecendo o risco de trombose.

Por isso, a recomendação para viagens muito longas, é procurar se hidratar muito bem e se mexer, se alongar, andar, dentro do possível.

O Ministério das Relações Exteriores disse que está à disposição para prestar a assistência consular cabível.

Familiares estão abalados e cuidando dos trâmites para o traslado do corpo. A informação foi passada ao UOL pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) da 15ª Região.

O que achou do caso de Flavia? Você conhece alguém que passou pela mesma situação? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

1 comentário em “Fisioterapeuta morre de embolia pulmonar em voo para o Japão. Entenda o que aconteceu”