10 Benefícios do chá de alecrim – Para que serve e dicas

atualizado em

O alecrim é versátil e pode ser utilizado em pratos doces, salgados e em bebidas, como o chá de alecrim. Se você já se perguntou quais podem ser os benefícios desse chá, a boa notícia é que vamos conhecer as suas propriedades para a saúde e bem-estar, conferir dicas importantes para o seu consumo e aprender como prepará-lo.

Não é à toa que gregos e romanos já utilizavam o alecrim em cosméticos, enfeites de coroas e óleos essenciais. Além disso, ainda hoje, ele é uma das ervas mais populares do mundo. 

Afinal, o alecrim possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, desintoxicantes e muito mais. Conheça os maiores benefícios do alecrim e para que ele serve, além de suas propriedades.

Antes confinadas à crença popular, as propriedades do chá de alecrim vêm sendo testadas pela ciência, e os resultados são capazes de chamar a atenção de muitas pessoas.

Continue acompanhando para ficar por dentro dos usos da bebida de sabor levemente adstringente.

Para que serve e propriedades do chá de alecrim

Chá de alecrim
O chá de alecrim tem propriedades cicatrizantes, diuréticas e anti-inflamatórias, entre outras

Da mesma família da hortelã, o alecrim (Rosmarinus officinalis) é usado há muito tempo para fins culinários, aromáticos e medicinais. É o que mostra um estudo de revisão recente publicado em 2019 no Journal of Biomedical Science que avaliou os efeitos terapêuticos do alecrim.

Graças às suas propriedades, o alecrim era considerado sagrado pelos gregos, romanos, egípcios e hebreus, que utilizavam a planta para afecções de pele, problemas de memória, infecções, má digestão e estimular a circulação.

Fonte de antioxidantes, manganês e vitaminas A, C, K, B1, B2, B3, B5 e B9, o alecrim dá origem a um chá que é muito usado devido aos seus benefícios para a saúde, além de seu sabor e aroma característicos.

O chá de alecrim tem propriedades antissépticas, antiespasmódicas, estimulantes, tônicas, cicatrizantes, expectorantes, diuréticas, descongestionantes, anti-inflamatórias e também pode ter ação relaxante muscular.

Os principais benefícios do chá de alecrim estão diretamente associados à presença de compostos ativos na planta, sendo os principais:

  • Borneol
  • Cânfora
  • Pineno
  • Cineol
  • Mirceno

Benefícios do chá de alecrim

Conheça 8 boas razões para você incluir o chá de alecrim no seu dia a dia:

1. Memória

Se faz apenas alguns anos que os pesquisadores conseguiram encontrar indícios dos benefícios do alecrim para a memória, esta propriedade da erva já era conhecida há muitos anos até mesmo por William Shakespeare.

Em Hamlet, a peça mais famosa do dramaturgo inglês, a personagem Ofélia mostra um ramo de alecrim ao irmão, Laertes, e diz que é para “lembrança”. Mas, voltando aos dias atuais, cientistas publicaram um estudo na Therapeutic Advances in Psychopharmacology que parece corroborar a visão de Shakespeare. 

Na pesquisa, foi avaliada a relação entre a concentração de um dos principais compostos do alecrim no sangue e a melhora na função cognitiva.

De acordo com os autores do estudo, participantes que apresentavam concentrações mais elevadas de 1,8 cineol na circulação sanguínea obtiveram melhores resultados em testes que avaliavam a precisão e a velocidade em determinadas tarefas mentais.

Classificado como um terpeno (molécula orgânica lipossolúvel), o 1,8 cineol é encontrado em muitas outras plantas aromáticas, como eucalipto, louro e sálvia. Estudos demonstraram que o composto pode inibir as enzimas acetilcolinesterase e butirilcolinesterase, que atuam na degradação da acetilcolina.

Isso significa que o alecrim pode estar associado a um aumento na concentração da substância no cérebro. Conhecida como um importante neurotransmissor, a acetilcolina está ligada às tarefas de aprendizado e, principalmente, memorização.

No entanto, é importante ressaltar que faltam estudos sobre o chá de alecrim especificamente. As evidências referem-se particularmente aos compostos presentes na bebida. É preciso confirmar se a quantidade e forma nas quais eles são encontrados no chá são capazes de surtir os mesmos efeitos.

2. Propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias

Os antioxidantes podem ser encontrados em uma série de alimentos de origem vegetal, o que inclui frutas, legumes e plantas, como o alecrim. Os antioxidantes são compostos que ajudam a proteger o corpo do dano oxidativo e inflamação, que podem levar a problemas como câncer, doença no coração e diabetes do tipo 2.

Além disso, o chá de alecrim possui compostos que podem apresentar propriedades anti-inflamatórias. As atividades antioxidantes e anti-inflamatórias do alecrim são, em grande parte, atribuídas aos seus compostos polifenólicos como ácido rosmarínico e ácido carnósico.

Por exemplo, um estudo publicado no Journal of Neurochemistry revelou que o alecrim contém ácido carnósico, uma substância que dificulta a ação dos compostos oxidantes nas células cerebrais.

Além disso, acredita-se que os compostos do chá de alecrim também possam ter propriedades antimicrobianas, que podem ajudar a combater infecções. As folhas da planta são usadas na medicina tradicional devido aos seus potenciais efeitos antibacterianos e de cicatrização de feridas.

3. Digestão

Muitas receitas à base de carne, sobretudo suína, listam o alecrim como um de seus ingredientes. Quando analisamos as propriedades do alecrim, fica fácil entender o porquê.

Além do aroma incomparável que confere aos pratos, a erva combate a dispepsia, também conhecida como aquela famosa sensação de estômago pesado logo após as refeições.

Na Europa, o alecrim e seus derivados estão aprovados pelas agências reguladoras para uso no tratamento dos sintomas mais comuns da má digestão, como dor de estômago, gases, azia, queimação e sensação de empachamento.

Segundo pesquisas, como a publicada em 2018 no Frontiers in Pharmacology, o alecrim pode dar suporte à digestão por meio da promoção de um auxílio ao equilíbrio saudável de bactérias intestinais e também através da redução de processos inflamatórios.

4. Eczema

De acordo com Phyllis A. Balch, autora de um livro sobre ervas medicinais, a aplicação de chá de alecrim sobre a área afetada pelo eczema melhora os principais sintomas da condição.

Para a especialista, a aplicação do chá de duas a três vezes ao dia melhora o fluxo de sangue para a área afetada. Assim, acredita-se que a mistura reduz a inflamação, vermelhidão e a coceira, ao mesmo tempo em que impede a formação de crostas características do eczema.

Dados publicados em 2008 na revista Food Chemistry sugerem que isso se dá graças às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do alecrim, que ajudam a melhorar a aparência da pele. 

Mas, quem sofre com o eczema precisa consultar um dermatologista antes de usar o chá de alecrim como parte do seu tratamento.

5. Pode ajudar na prevenção do câncer

Estudos publicados nos últimos anos têm demonstrado uma relação entre os óleos essenciais do alecrim e uma redução no desenvolvimento de determinados tipos de câncer.

Em uma dessas pesquisas, realizada na Rutgers University, nos Estados Unidos, cientistas aplicaram óleo de alecrim sobre a pele de animais de laboratório. Quando comparados aos animais do grupo controle, aqueles que receberam a aplicação contendo alecrim apresentavam um risco 50% menor de desenvolver câncer.

Outros estudos liderados pela mesma equipe de pesquisa encontraram evidências de que o consumo de alecrim reduz a incidência dos cânceres de mama e de pulmão em animais. Segundo o Dr. Chi-Tang Ho, principal autor dos estudos, o alecrim inibe o desenvolvimento e também o crescimento dos tumores cancerígenos. 

Para melhores resultados, combine o chá de alecrim com uma dieta rica em frutas e verduras orgânicas, que fornecem compostos antioxidantes que também atuam na prevenção dos danos causados pelos radicais livres.

Além disso, é importante ter em mente que os estudos foram feitos em animais e que não citaram especificamente o chá de alecrim. Assim, embora a bebida possa ser incluída na rotina de um estilo de vida saudável, sozinha, ela não faz milagres para evitar o câncer.

6. Tratamento natural para o couro cabeludo

O óleo de alecrim é utilizado na prevenção da caspa e da alopecia, a perda parcial ou total de pelos ou cabelos. 

Ainda não são muitos os estudos sobre o tema, mas algumas pesquisas, como a publicada em 2013 no Phytotherapy Research e em 2015 no Skinmed, sugerem que o óleo ou o extrato de alecrim quando aplicado no couro cabeludo pode diminuir a perda de cabelo.

De acordo com as informações de um estudo publicado no Journal of the Medical Association Dermatology (JAMA Dermatology), o mesmo benefício pode ser obtido com o uso de chá de alecrim no couro cabeludo.

Acredita-se que as propriedades antibacterianas do alecrim ajudam a proteger o couro cabeludo e os nutrientes da erva ajudam no combate à caspa e na nutrição local.

Dica de uso: faça uma infusão de com 30 gramas de folhas de alecrim desidratadas e um litro de água. Deixe a mistura descansar de um dia para o outro e, então, utilize-a para enxaguar os cabelos após o uso do shampoo.

7. Reduz o estresse e melhora o humor

Não há estudos específicos sobre o efeito do chá de alecrim sobre o humor, mas algumas pesquisas indicam que os compostos encontrados no alecrim podem ajudar nesse sentido.

De acordo com o Medical Center da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, o chá de alecrim tem propriedades calmantes e relaxantes. 

Um estudo demonstrou que o alecrim pode reduzir a secreção de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse. 

Uma outra pesquisa de 2018, publicada no periódico Complementary Therapies in Clinical Practice, avaliou os níveis de ansiedade de estudantes universitários e apontou que o uso de 500 mg de extrato de alecrim duas vezes ao dia durante um mês diminuiu de forma significativa a ansiedade desses estudantes.

Já uma outra pesquisa de 2015, publicada no Iranian Journal of Nursing and Midwifery Research, mostrou o efeito do consumo de um chá de alecrim em 66 funcionários de uma indústria química. 

No estudo, o chá preparado com duas colheres de chá (4 gramas) de alecrim em 150 mL de água foi tomado pelos funcionários da fábrica. Ao fim do experimento, observou-se que os funcionários que bebiam o chá se sentiam menos esgotados em relação aos seus empregos do que aquelas pessoas que não tomavam nada.

Por fim, um outro estudo de 2012 do Therapeutic Advances in Psychopharmacology indicou que o simples ato de cheirar o alecrim por quatro a 10 minutos antes de se submeter a um teste mental foi o suficiente para melhorar a concentração, o humor e o desempenho de adultos jovens e saudáveis na prova.

8. Visão

Um estudo publicado no periódico científico Investigative Ophthalmology & Visual Science revelou que o ácido carnósico, que como já vimos é um dos principais compostos ativos do alecrim, pode melhorar a saúde ocular.

Para o Dr. Stuart A. Lipton, um dos autores da pesquisa, essa propriedade do alecrim tem implicações clínicas diretas.

Um estudo conduzido em animais e em laboratório publicado em 2018 na revista Scientific Reports apontou que o ácido rosmarínico encontrado no alecrim pode atrasar o aparecimento de cataratas, uma espécie de opacidade gradual do olho que pode levar à cegueira.

Mas vale lembrar que a maior parte dos estudos sobre o alecrim e seu impacto na saúde dos olhos usou extratos concentrados da erva. Isso significa que não é possível garantir que as concentrações presentes no chá de alecrim sejam capazes de promover os mesmos resultados.

Como preparar o chá de alecrim

Alecrim
É muito simples fazer o chá de alecrim em casa

Para preparar o chá de alecrim, aqueça o equivalente a duas xícaras de água e desligue o fogo assim que iniciar a fervura. Acrescente duas colheres de folhas de alecrim e deixe em infusão (abafado) por 10 minutos. Coe e tome sem açúcar.

Dicas importantes e cuidados

  • Sempre que possível, prefira utilizar ramos frescos de alecrim para fazer o chá, uma vez que esta forma da erva preserva melhor os odores e as propriedades do alecrim.
  • Se quiser potencializar as propriedades calmantes do chá de alecrim, junte ao preparo da bebida algumas gotas de limão e uma colher de chá de mel.
  • Recomenda-se tomar até três xícaras de chá por dia, sem exagerar, pois tudo que é consumido em exagero faz mal.
  • Em excesso, o alecrim aumenta o fluxo menstrual e pode até mesmo atuar como um abortivo. Além disso, o excesso do chá de alecrim também pode provocar reações adversas como irritação no estômago, inflamação nos rins, enjoos e vômitos.
  • Na forma de remédio caseiro, como chás, tinturas e óleos essenciais, o alecrim é contraindicado para crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
  • Pessoas com doenças no fígado, epilepsia ou que usam remédios anticoagulantes, diuréticos, lítio e anti-hipertensivos devem consultar o médico antes de usar o alecrim como remédio caseiro.
  • Mas, quem estiver utilizando algum outro medicamento, também deve conversar com o seu médico antes de começar a tomar o chá de alecrim regularmente.
  • O alecrim não é uma planta milagrosa ou capaz de curar doenças, portanto, jamais substitua um tratamento prescrito pelo médico apenas pelo uso da planta na forma de chá de alecrim (ou qualquer outra forma), pois isso poderá ser bem perigoso para a sua saúde.

Vídeo: Benefícios do alecrim

Aproveite para continuar a aprender sobre os benefícios do alecrim com os vídeos abaixo! Inscreva-se no nosso canal para mais dicas com um clique no botão a seguir:

Vídeo: Chá de alecrim

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia todas essas propriedades e benefícios do chá de alecrim para a saúde? Irá incluí-lo com frequência em seu dia a dia agora? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

15 comentários em “10 Benefícios do chá de alecrim – Para que serve e dicas”

  1. Exatamente, Nerzi. Os indígenas já conheciam o poder de cura da natureza antes mesmo da indústria farmacêutica existir

    Responder
  2. Eu tomei o chá de alecrim e quando fui fazer novos exames a retina para ser operada o médico ficou admirado dizendo que era a primeira vez que via uma doente melhorar. Pois a minha membrana estava melhor a 65% não vendo motivo de operar por enquanto tudo devo ao chá de alecrim obg

    Responder
  3. Fiz busca para conhecer quais os benefícios do chá de alecrim e deparei com este artigo muito elucidativo, muito bem escrito e muitíssimo responsável. Muitíssimo responsável sobretudo porque no final alerta-nos para as contra indicações que é um assunto muiro importante. No meu caso não poderei tomar o chá em virtude de tomar anticoagulante.
    Muito obrigada e sucesso.
    Bj de Portugal.

    Responder
  4. Boa noite, só não gostei porque sou hipertenso e não posso tomar todos os dias, já que tenho um pé de alecrim em casa.. Mas tudo bem, vou tomar menos.

    Responder
    • Mas na reportagem diz que o alecrim diminui a pressão arterial,e se vc tem pressão alta pode tomar sim o chá de alecrim.

      Responder
  5. Obrigada pelas as informações.
    Eu amo o chá de alecrim, agora com tantas informações vou utilizar mais ainda .uso pra tudo até no shampoo chá pra cabelos pra tomar tudo mais.

    Responder
  6. Dos 338000 subscritores do canal da Drª Patricia, eu sou um deles !! Terei já cerca de dois anos de aconselhamentos e tudo está comprovado por mim, como sendo uma “Grande especialista” na sua area: Agora com o chá de Alecrim, claro que vou utilizar, porque sinto necessidade de melhorar alguns Itens que foram inumerados. Já falta muito pouco para os 80 anos e está na altura de fazer uma revisão á máquina !! Obrigados.

    Responder
  7. Se todas essas informacões, forem mesmo verdade, esse assunto poderia ser mais explorado, e divulgado pelas autoridades competentes, o ministerio da saúde poderia divulgar mais informacões sobre essa assunto!

    Responder
    • Jandira Santos, o ideal seria isto. Mas a magia das indústrias farmacêuticas ia viver de que? Não é interessante para eles divulgarem benefícios de produtos tão baratos e acessíveis ao consumidor. Ao invés disto nos entopem de remédios industrializados que os efeitos colaterais são maiores que os benefícios.

      Responder
  8. E importante saber que o alecrim e composto de todos esses beneficios.muito importante saber desses beneficios que o alecrim mim propoe.obrigado pelas informacoes

    Responder