Pela quinta vez, Isabella Scherer, 28 anos, precisou recorrer a remédio contra a acne. A chef profissional lamentou a situação e explicou que lida com o problema desde os 13 anos.
A influenciadora digital, filha do nadador Fernando Scherer, acredita que o problema seja genético, já que seu pai também sofre com espinhas desde mais novo. Para resolver o problema, Isa recorreu à ajuda medicamentosa.

“É um remédio super forte para acne. Ele tem muitos efeitos colaterais possíveis, até psicológicos. É bem controlado, cheio de contraindicação”, alerta.
- Veja também: Isa Scherer mostra rosto sem filtros e lamenta acnes
Na sequência, ela mostra o rosto sem filtro: “Acaba com a minha autoestima”. Isabella reforçou que não tem qualquer tipo de conhecimento profissional na área da medicina, mas descreveu como o remédio promete funcionar.
“Teoricamente, se você faz esse ciclo completo, que é uma conta de miligramas do remédio pelo seu peso, que dura um ano, você se cura da acne para sempre. Realmente, muitas pessoas tiveram um resultado absurdo, inclusive o Pequeno (apelido carinhoso que dá para o marido, Rodrigo Calazans). A ideia é que ele ‘mate’ as glândulas sebáceas e resseca o corpo inteiro. Boca, olho, ‘lá embaixo’ o cabelo… O cabelo é bom porque você fica uma semana sem lavar”, brinca.
Ademais, a mãe dos gêmeos Mel e Bento, de quase dois anos, ressalta que não pode engravidar “de jeito nenhum” enquanto está tomando o medicamento. “Vou checar meu DIU (dispositivo intrauterino), mas tem que ter dois métodos contraceptivos ao mesmo tempo”, comenta.
O remédio escolhido por Scherer foi o famoso e polêmico Roacutan. Isa deixou claro que só recorreu ao medicamento por não ver resultado com outros métodos.
“Já tentei de tudo. Já fiquei mais de um ano sem comer nenhum derivado de leite. Já fiz um exame caríssimo que foi para os Estados Unidos para ver se tem algum alimento que não digiro também. Nenhum, só ovo, e não como. Já tentei diminuir consumo de carne, já fiquei um tempo quase vegana. Já tentei quase todos os cremes. Não vem me falar que vou passar óleo de tea tree (melaleuca) que vai resolver minha vida, porque não vai. Eu passo tudo”, lamenta, por fim.
Roacutan é a isotretinoína, também conhecida como ácido 13-retinóico, usada para tratar a acne grave e também para prevenir certos tipos de câncer. O medicamento, no entanto, não tem efeito sobre as cicatrizes já formadas.
O principal mecanismo de ação da droga ocorre na glândula sebácea, como explicado por Isa, por meio da ligação a receptores para retinoides específicos.
Isso reduz sua atividade, tamanho e quantidade de sexo produzido em 75% após quatro semanas de tratamento. Algumas bactérias aumentadas nos pacientes com acne também são combatidas no processo.
O remédio é considerado polêmico por trazer muitos efeitos colaterais, sendo os principais:
- Anemia
- Irritação e ressecamento dos olhos (o que pode facilitar uma conjuntivite, por exemplo)
- Ressecamento da pele e dos lábios
- Dores musculares e nas articulações
- Aumento do colesterol
- Queda de cabelo
- Depressão.
Ademais, por poder atingir alguns órgãos, como o fígado, é necessário que o paciente que utiliza o medicamento faça exames de sangue regularmente.