Unhas de gel são seguras? Veja possíveis riscos e como se proteger

publicado em

Recentemente, um novo tipo de procedimento para alongar as unhas vem ganhando a preferência de muitas pessoas, apesar das dúvidas sobre a sua segurança: as unhas de gel.

Essa nova técnica promete fortalecer as unhas, ao mesmo tempo que permite o alongamento e mesmo esculpi-las em formas mais peculiares.

No entanto, em paralelo ao aumento da visibilidade dessa técnica, alguns alertas de saúde vêm sendo levantados, devido aos riscos que ela pode trazer.

Por isso, a seguir vamos entender um pouco melhor sobre a colocação das unhas de gel, bem como os riscos associados a esse tipo de procedimento. 

Veja também: 7 dicas para a unha crescer mais rápido

As unhas de gel são seguras?

Unhas de gel
É importante que o procedimento seja utilizado de forma pontual, e não rotineira

A aplicação das unhas de gel vem acompanhada de alguns riscos, devido aos materiais usados na técnica e ao encobrimento das unhas naturais.

Mas esses riscos vão depender de alguns fatores, como:

  • Frequência da aplicação
  • Tipo de material utilizado
  • Habilidade do profissional

Assim, quando realizado de forma pontual, ou seja, de forma não frequente, os riscos são pequenos. Mas quando a aplicação das unhas de gel é feita de forma rotineira, a técnica pode causar sérios danos para a saúde, além de tornar as unhas mais frágeis e quebradiças.

Veja também: É verdade que deixar o esmalte por muito tempo prejudica a unha?

Quais são os riscos das unhas de gel?

A aplicação ou remoção das unhas de gel pode causar alguns danos às unhas naturais, como quebra, descamação e enfraquecimento.

Além disso, existem outros riscos associados à técnica, que devem ser levados em consideração. São eles:

  • Luz ultravioleta: como a aplicação das unhas requer esse tipo de luz para a secagem, existe o risco de desenvolvimento de câncer de pele, já que a radiação UV aumenta a chance de danos ao DNA das células
  • Alergias: nesse caso, as reações vão depender da sensibilidade da pele da pessoa, que pode ser maior ou menor
  • Infecções: esse risco está relacionado ao uso de alicates, tesouras e outros utensílios que possam causar cortes e perfurações na pele. Assim, o ideal é levar os próprios materiais de casa

Além disso, as unhas de gel requerem manutenção regular, o que pode ser caro e demandar bastante tempo.

Mas afinal, o que são as unhas de gel?

Unhas de gel
As unhas de gel são criadas através da aplicação de gel acrílico ou poliuretano sobre as unhas

As unhas de gel são um tipo de extensão das unhas naturais, usadas para dar a elas uma aparência mais longa. 

Elas são criadas através da aplicação de camadas de gel acrílico ou de poliuretano sobre as unhas que, em seguida, são endurecidas com o auxílio de lâmpadas UV ou LED. 

Após isso, as unhas de gel podem ser modeladas e pintadas com esmalte da cor desejada. 

No entanto, devido aos riscos associados à técnica, é importantíssimo que a aplicação seja feita por um profissional qualificado, para assim garantir os melhores resultados possíveis e evitar danos às unhas naturais.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia os riscos associados às unhas de gel? Já fez esse tipo de procedimento antes? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Akemi Martins

Dra. Akemi Martins Higa é bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Doutora na área de Medicina Tropical e Saúde Internacional, com ênfase em doenças neurodegenerativas, pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de nanotecnologia e imunologia aplicada ao diagnóstico de neuromielite óptica e esclerose múltipla. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário