Cientistas criam rim 100% humano cultivado em porco

publicado em

Na última quinta-feira (7/9), foi publicado na revista Cell Stem Cell um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Wuyi, na China, no qual detalharam como os rins humanos foram criados parcialmente em laboratório e parcialmente dentro de porcos.

Os cientistas acreditam que o experimento pode representar uma possibilidade para, no futuro, reduzir as filas de transplante sem a necessidade de doadores humanos.

Porco, fundo branco
No futuro, o experimento pode diminuir filas de transplante sem doadores humanos

De acordo com os cientistas, os porcos são extremamente interessantes devido às afinidades fisiológicas, ao tamanho dos órgãos e ao desenvolvimento embrionário.

Cientista carregando um suíno
Os cientistas acham porcos interessantes por serem parecidos fisiologicamente e terem órgãos semelhantes aos humanos

Para essa pesquisa, os cientistas coletaram células-tronco humanas, que têm a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula do corpo, e as inseriram em embriões de porcos.

No artigo, os autores do experimento explicaram que “Para produzir células humanas com superioridade competitiva no nicho intraespecífico, combinamos condições otimizadas de cultura de células-tronco pluripotentes com a superexpressão induzível de dois genes pró-sobrevivência (MYCN e BCL2)”.

Os embriões desenvolveram rins semelhantes aos de humanos e foram implantados nas mães porcas, onde permaneceram por 28 dias (quatro semanas). Após esse período, foram removidos e submetidos a uma investigação mais detalhada.

O resultado mostrou que cinco embriões desenvolveram rins normais, com até 60% de células humanas. Com isso, os pesquisadores acreditam ter evidências da viabilidade de desenvolver um órgão fundamental humanizado em porcos com deficiência de organogênese, abrindo novas perspectivas para a medicina regenerativa e a oportunidade de estudar o desenvolvimento renal humano.

Você sabia da semelhança do nosso organismo com o dos porcos? Você é um doador de órgãos? Já tinha ouvido falar sobre o desenvolvimento desse tipo de pesquisa? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Sobre Valdir Campos

Valdir de Campos Júnior é estudante de jornalismo, e combina sua paixão pela escrita com um forte interesse pelo universo da saúde e boa forma. Valdir é motivado pela curiosidade e pelo desejo de adquirir conhecimento, visando inspirar e informar as pessoas sobre um estilo de vida saudável.

Deixe um comentário