Fibroma mole (acrocórdon): o que é, causas e tratamento

publicado em

Um fibroma mole, acrocórdon ou nevo molusco é uma pequena massa que surge na pele, geralmente em regiões como pescoço, axila, virilha e abaixo do peito, mas ainda pode aparecer nas pálpebras ou até mesmo nas nádegas. Ele tende a ter a mesma cor da pele, porém também pode variar na sua coloração.

Da mesma forma, os fibromas moles também variam de tamanho e podem ter entre 1 a 5 mm ou crescer e chegar a atingir a casa dos centímetros. Eles podem ser arredondados ou lembrar um grão de arroz.

Os fibromas moles são considerados comuns: pesquisadores estimam que metade dos adultos terá pelo menos um acrocórdon ao longo da sua vida. A boa notícia é que ele não afeta a saúde, a notícia ruim é que ele pode se tornar uma problema de aparência, dependendo da região em que se localiza.

Fibromas moles x verrugas

Fibroma mole
Reprodução: via Wikipedia

Ao dar uma primeira olhada, os fibromas moles podem se parecer com as verrugas. No entanto existem algumas diferenças entre eles:

  • Geralmente, os fibromas moles são macios. Por sua vez, as verrugas tendem a ser mais ásperas e a apresentar uma superfície irregular.
  • Os fibromas moles também costumam dar a impressão de estar pendurados na pele, parecendo estar ligados à pele por uma espécie de talo pequeno e fino. Já as verrugas normalmente apresentam uma ligeira elevação.
  • Além disso, os fibromas moles não são contagiosos, enquanto as verrugas são transmitidas com facilidade.

Sintomas

Os fibromas moles não costumam provocar sintomas, no entanto, o seu atrito contra a roupa ou alguma joia, bijuteria ou acessório que a pessoa esteja usando pode causar desconforto, dor ou até mesmo um sangramento.

Como já vimos, os fibromas moles não fazem mal, entretanto, para quem estiver em dúvida se a lesão que apareceu na sua pele é realmente um acrocórdon, vale a pena consultar um dermatologista para confirmar do que se trata.

Isso é importante porque um carocinho ou massa que apareceu na pele pode se assemelhar a um fibroma mole, mas, na verdade, se tratar de uma verruga ou ser uma doença de pele ou até mesmo câncer.

Causas

Um fibroma mole ou acrocórdon é feito de fibras soltas de colágeno e vasos sanguíneos cercados por pele. Ela surge quando o organismo produz células a mais nas camadas superiores da pele. 

A tendência é que um fibroma mole se desenvolva quando a pele fricciona ou esfrega contra ela mesma e, por isso, é mais comum em pessoas acima do peso, já que elas costumam ter dobras na pele.

Os fibromas moles aparecem tanto nos homens quanto nas mulheres e também atingem mais as pessoas que sofrem com a diabetes do tipo 2 e as pessoas mais velhas. 

As mulheres que estão grávidas são outras que têm mais chances de desenvolver fibromas moles, devido às mudanças hormonais que elas enfrentam durante a gestação. Mas, geralmente eles desaparecem depois que o bebê nasce.

Além disso, os fibromas moles podem aparecer na pele de uma pessoa sem que haja uma causa aparente.

Tratamento

Cauterização
A cauterização, que usa calor para queimar o fibroma mole, é um dos tratamentos possíveis

Alguns fibromas moles podem cair por conta própria com o passar do tempo. No entanto, depois de confirmar que tem um acrocórdon, um paciente pode ficar incomodado com a aparência dele, não querer esperar e decidir removê-lo, mesmo que ele não represente algum perigo.

Além disso, o médico pode recomendar a remoção de um fibroma mole caso o acrocórdon fique irritado ou sangre com facilidade. 

Aqui, vale destacar que o profissional mais indicado para diagnosticar, tratar e remover um fibroma mole é o dermatologista. Existe mais de um método para a remoção de um acrocórdon e o médico escolhe a técnica conforme as características e localização do fibroma mole. As opções incluem:

  • O uso de um instrumento afiado, como o escalpelo ou bisturi, para raspar ou cortar o fibroma mole.
  • Crioterapia ou criocirurgia: o congelamento do fibroma mole com nitrogênio líquido. Um tempo após o congelamento, o acrocórdon cai.
  • Cauterização, que envolve o uso de calor para queimar o fibroma mole ou fazer com que pare de sangrar.

Os tratamentos caseiros para remoção de um fibroma mole não são indicados, pois eles carregam um risco mais alto de complicações como cicatrizes, sangramento excessivo, infecção e danos à pele ao redor.

Além disso, o tratamento caseiro pode não ser capaz de remover a fibroma mole por completo. 

Sem contar que se for confirmada com o médico, que a lesão realmente se trata de um acrocórdon, a pessoa corre o risco de usar um produto inadequado em algo que não é um fibroma mole, o que pode ser perigoso, caso a massa que surgiu na pele se trate de um problema mais grave.

Fontes e referências adicionais
  • Skin tags, United Kingdom National Health Service.
  • Skin tags, Healthdirect Australia (Australian Government Department of Health).
  • Skin tags, American College of Osteopathic Dermatology. 
  • Skin tags, Stat Pearls.

Você já tinha ouvido falar do fibroma mole? Já foi diagnosticado com essa condição de pele? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Akemi Martins

Dra. Akemi Martins Higa é bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Doutora na área de Medicina Tropical e Saúde Internacional, com ênfase em doenças neurodegenerativas, pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de nanotecnologia e imunologia aplicada ao diagnóstico de neuromielite óptica e esclerose múltipla. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário