Qual é o significado das cores na cromoterapia

publicado em

Você presta atenção nas cores que aparecem diante de você ao longo do seu dia a dia e no que elas te transmitem? Para a cromoterapia, que usa as cores de forma terapêutica, isso é coisa séria!

A  prática é antiga e foi iniciada em civilizações tradicionais do passado, como as do Egito, Grécia, China e Índia. Esses povos utilizavam as cores para tratar doenças e buscar a harmonia do corpo. 

Já no século 18, o cientista alemão Johann Wolfgang Von Goethe constatou, após 40 anos de pesquisa, que certos tons exercem influência no corpo humano.

As cores despertam sensações e emoções. Por exemplo, o verde favorece o relaxamento, enquanto o vermelho é uma cor mais estimulante. Inclusive, as cores são utilizadas como ferramentas em técnicas de meditação, yoga e práticas religiosas, como o budismo.

Cores no yoga
Algumas técnicas de meditação e yoga levam em consideração as sensações das cores

A cromoterapia ou terapia das cores é um tratamento alternativo que usa as ondas emitidas pelas cores com o objetivo de estabelecer o equilíbrio entre corpo e mente. Ela se baseia nas sete cores do arco-íris, além do rosa.

A cromoterapia prega que não é somente a visão que consegue absorver a energia que vem das cores, mas que todo o organismo é capaz de fazer isso. Assim, cada cor tem uma função específica e age em uma diferente parte do corpo.

Atualmente, a cromoterapia é uma terapia complementar realizada em salas especiais equipadas com aparelhos que emitem luz na cor necessária para tratar a condição específica do paciente.

Mas é importante destacar que embora a cromoterapia seja oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), a prática não é aprovada pela Conselho Federal de Medicina (CFM) e não pode substituir tratamentos e remédios indicados pelo médico.

Assim, quem tiver o interesse de usar a cromoterapia como terapia complementar para algum problema de saúde, nunca deve abandonar o tratamento convencional.

Veja qual é o significado de cada cor na cromoterapia e os seus benefícios. 

Significados das cores na cromoterapia

Entender os significados das cores na cromoterapia nos leva a conhecer quais são os benefícios prometidos pela prática. 

Azul

A propriedade marcante da cor azul é a sua capacidade calmante, promovendo relaxamento. A sua atuação inclui o sistema muscular (músculos), o sistema nervoso nervoso (neurônios e nervos) e os vasos sanguíneos.

O efeito relaxante, calmante e analgésico da cor azul beneficia a pessoa, ajudando a atenuar a agitação, o nervosismo e a dor. O uso da cor azul na cromoterapia pode ser útil para pessoas que sofrem de ansiedade, estresse elevado e têm problemas para dormir.

O azul também é utilizado no tratamento de dores de cabeça e problemas de comunicação. Alguns especialistas em cromoterapia indicam que o azul pode ajudar a melhorar a concentração e estimular a criatividade. 

Nas práticas de meditação, o azul é a cor que representa o equilíbrio, a harmonia e o desenvolvimento da consciência e a da espiritualidade

Índigo

O índigo é uma cor frequentemente associada ao equilíbrio, especialmente das energias. Outros efeitos associados a essa cor são o aprimoramento da intuição e a purificação de ambientes.

A cromoterapia defende que esse tom consegue aumentar a conexão entre as pessoas e equilibrar locais, principalmente quando há a necessidade de harmonia e espiritualidade. 

Além disso, o índigo é utilizado para tratar problemas relacionados ao sistema respiratório e ao sistema nervoso, como a ansiedade e a insônia. Veja como um cobertor pesado pode ajudar com a ansiedade e a insônia

Roxo

O roxo tem como marca a espiritualidade, sendo utilizado em práticas espirituais e de meditação. Biologicamente, o roxo contribui com a regulação da glândula pineal, uma estrutura responsável pelo nosso relógio biológico e pela produção de melatonina, o hormônio do sono. 

Essa cor pode ser escolhida no tratamento de pessoas que estão sofrendo com muito estresse, fadiga crônica, e problemas psicológicos e emocionais associados às emoções de medo e de angústia. 

Na cromoterapia, o roxo também é utilizado para tratar problemas como a insônia e a ansiedade, além de servir para lidar com enxaquecas e dores de cabeça. Veja quais são os tipos de dor de cabeça e o que fazer

Laranja

O laranja é a cor que remete à alegria, à energia, ao calor e à vontade. Por isso, está relacionada a recomeços individuais e nos relacionamentos. Muitas pessoas utilizam essa cor em ambientes de trabalho e estudo, pois ela consegue estimular a concentração e criatividade. 

Na cromoterapia, o uso da cor laranja contribui para melhorar a autoestima, sensação de bem-estar e satisfação, renovando as energias da pessoa para enfrentar os desafios da vida. 

Alguns terapeutas da cromoterapia relatam que o laranja pode ajudar a aliviar a depressão, a ansiedade e o estresse, além de estimular a comunicação e a sociabilidade.

O laranja também pode ser usado na cromoterapia como um estimulante das funções dos pulmões e dos órgãos digestivos, sendo útil no tratamento de náuseas e outros desconfortos gástricos.

Vermelho

O vermelho é uma cor quente muito estimulante, capaz de produzir em uma pessoa um senso de competitividade, coragem e prontidão para enfrentar desafios. Por isso, é recomendado usar com moderação em ambientes pequenos, de trabalho e à noite, pois o excesso de vermelho pode levar à agitação extrema.

Na medida certa, o vermelho ativa os cinco sentidos do corpo humano (visão, audição, olfato, tato e paladar) e reduz a sensação de cansaço, fadiga e desânimo, promovendo a motivação. Na cromoterapia, o vermelho é utilizado para tratar problemas relacionados à pressão arterial baixa e à falta de energia.

Além disso, o vermelho está associado à sedução e libido, sendo usado para representar paixão e amor em outros contextos. 

Amarelo

Assim como o vermelho, o amarelo remete à energia e ao calor. Além disso, é uma cor capaz de estimular o apetite, por isso é comum em restaurantes e redes de fast-food.

Na cromoterapia, o uso do amarelo visa estimular e encorajar pessoas que estão passando por sofrimento físico e/ou emocional, ajudando a aliviar emoções de melancolia e desespero. A prática também pode utilizar a cor para ajudar pessoas quietas e introvertidas que desejam ter um bom relacionamento interpessoal.

Além de melhorar os estados depressivos, o amarelo também promove o funcionamento do sistema digestivo, tornando a digestão mais rápida em pessoas que sofrem com problemas de má digestão e constipação.

Além disso, o amarelo também pode estimular o intelecto de uma pessoa, promovendo melhoria na percepção e no funcionamento do sistema nervoso central, que inclui o cérebro, entre outras estruturas.

Verde

O verde é uma cor amplamente usada em ambientes hospitalares, transmitindo paz e remetendo à saúde e à natureza, tendo impacto nos sistemas de defesa do nosso corpo e na analgesia (diminuição da sensação de dor).

Alguns terapeutas especializados em cromoterapia acreditam que o verde pode ajudar a melhorar a visão e a acelerar a cicatrização de feridas, além de ser útil no tratamento de problemas relacionados ao coração e ao sistema respiratório. 

No entanto, o uso excessivo da cor verde pode desencadear emoções depressivas e fatigantes, tornando-se danoso. Portanto, na cromoterapia, é importante usar o verde na medida certa.

Preto e branco

É de conhecimento popular que o branco está diretamente relacionado à paz. Na cromoterapia, o branco indica harmonia e ordem, ajudando a promover clareza mental e sensação de bem-estar. 

Já o preto, o extremo oposto do branco, está intimamente relacionado à noção de luto e tristeza, mas também pode transmitir uma mensagem de autoridade e luxo. Alguns terapeutas acreditam que o preto pode ajudar a promover a sensação de segurança e a estabilizar emoções fortes. 

O uso excessivo de preto pode causar sensação de isolamento e tristeza, enquanto o branco em excesso pode causar desequilíbrio e excesso de estimulação.

Cores
A cromoterapia se baseia nas sete cores do arco-íris, além do rosa

Orientação final

Embora as cores possam trazer benefícios à saúde do corpo e da mente, a cromoterapia não deve substituir tratamentos convencionais para transtornos físicos e mentais. Se desejar usar a cromoterapia como tratamento complementar, é importante consultar o médico ou a médica que o acompanha antes, para verificar se você possui alguma restrição que possa impedir o uso dessa técnica.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia a cromoterapia ou sabia que as cores tinham significados? Quais cores despertam alguma emoção ou sensação em você? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário