7 benefícios do chá de louro com orégano: como fazer, para que serve e como tomar

atualizado em

Tomar um chá é uma forma de relaxar e, no caso de algumas especiarias, tratar diversas condições de saúde, como ocorre com o louro e o orégano.

Essas ervas são usadas há centenas de anos, tanto no preparo de alimentos quanto em tratamentos caseiros para certos problemas de saúde. Mas será que esse chá realmente pode trazer benefícios? 

Para responder a esta pergunta, a seguir vamos conhecer melhor as propriedades medicinais dessas especiarias, além de aprender a preparar o chá de louro com orégano.

Veja também: Tomar chá para emagrecer funciona?

O louro e o orégano

Folhas de louro
As folhas de louro são um tempero tradicional para o feijão, mas vale a pena experimentar outros usos, como o chá

O louro, ou Laurus nobilis, é uma folha aromática muito usada no preparo de comidas e chás, e pode ser consumida na forma in natura ou seca.

Ele é conhecido por suas propriedades nutricionais, que beneficiam especialmente o estômago e o intestino.

Já o orégano, ou Origanum vulgare, é outra erva aromática, usada principalmente no preparo de pizzas, embora também possua algumas propriedades medicinais.

Além disso, as duas ervas são ricas em antioxidantes, que são as substâncias responsáveis pelo seu uso na medicina tradicional.

Vídeo relacionado:

O vídeo na sequência também te ajuda a conhecer o chá de louro. Aproveite para clicar no botão abaixo e seguir o nosso canal do YouTube:

6 benefícios do chá de louro com orégano

Sendo o louro e o orégano ervas com grande potencial medicinal, preparar um chá com esses dois vegetais pode trazer diversos benefícios para a saúde, como veremos agora:

1. Propriedades antioxidantes

Esse é um dos principais benefícios do chá de louro com orégano, já que ambas as ervas possuem compostos com ação antioxidante.

Alguns exemplos de substâncias com essa ação presente na bebida são:

  • Vitamina C
  • Carvacrol
  • Limoneno

Assim, a bebida pode ajudar a combater a ação dos radicais livres, que danificam as células de nosso organismo, causando o chamado estresse oxidativo.

2. Ação anti-inflamatória

Os antioxidantes, além de combaterem os radicais livres, também atuam na regulação do sistema imunológico. Ou seja, esse chá também pode contribuir para o tratamento de distúrbios inflamatórios e autoimunes.

No entanto, é preciso ressaltar que essa bebida não substitui o tratamento recomendado por seu médico.

Veja também: Inflamação: o que é, tipos, sintomas, causas e tratamentos

3. Ação antibiótica

Essas especiarias também são conhecidas por sua ação antibiótica, em especial contra algumas bactérias que comumente causam infecções graves. São elas:

  • Salmonella typhimurium
  • Escherichia coli
  • Staphylococcus aureus
  • Staphylococcus epidermidis

Assim, embora não possa substituir o uso de antibióticos convencionais, o consumo do chá de louro com orégano pode ajudar na prevenção e no tratamento de algumas doenças infecciosas.

4. Diminuição dos níveis de açúcar no sangue

Outro benefício que o chá de orégano com louro pode trazer é a diminuição da glicemia, ou dos níveis de açúcar no sangue.

Assim, quando associado a uma alimentação balanceada, essa bebida pode contribuir para o tratamento da resistência à insulina e mesmo da diabetes.

Mas é preciso se atentar aos sinais de hipoglicemia, principalmente se você já utiliza algum medicamento para baixar o açúcar. 

5. Ajuda a tratar problemas gástricos

A bebida pode também ser uma excelente aliada de quem sobre com problemas gástricos, como gases, azia e má digestão.

Isso se deve principalmente ao louro, que é rico em substâncias com poder antiflatulento e antiespasmódico.

6. Auxilia na perda de peso

A ação antioxidante, associada à redução dos níveis de açúcar no sangue e da resistência à insulina podem ser úteis para o processo de emagrecimento.

Isso ocorre porque essas propriedades citadas influenciam diretamente no acúmulo de gorduras e no apetite.

Assim, incluir o chá de louro com orégano em seu plano alimentar pode potencializar a perda de peso.

7. Efeito diurético

Os componentes presentes neste chá também podem ajudar na eliminação do excesso de líquidos do organismo, através de sua ação diurética leve. 

Por isso, esse chá também é recomendado para quem sofre de retenção de líquidos, em especial quando ela está associada a algumas fases do ciclo menstrual.

Como preparar o chá de louro com orégano?

Chá de louro com orégano
O preparo do chá de louro com orégano é simples e rápido

Ingredientes:

  • Uma caneca de água, ou cerca de 300 ml
  • Uma colher de chá de orégano
  • Uma folha de louro grande, ou duas pequenas

Modo de preparo:

  • Primeiro, corte a folha de louro em pedaços pequenos, para facilitar a extração de seus componentes medicinais
  • Então, aqueça a água, e desligue o fogo assim que atingir o ponto de fervura
  • Logo após, adicione as ervas, abafe e deixe em infusão por 5 a 10 minutos
  • Por fim, beba quando estiver morno, de preferência sem adoçar

Dicas e cuidados

Agora que já conhecemos os benefícios do chá de louro com orégano, e já sabemos a melhor forma de prepará-lo, precisamos fazer algumas ressalvas:

O chá é benéfico para boa parte das pessoas que o utilizam, mas existem algumas situações onde ele não deve ser utilizado. São eles:

  • Gestantes
  • Mulheres que estejam em processo de amamentação
  • Crianças e bebês

Além disso, a bebida deve ser tomada com moderação, uma vez que o seu excesso pode trazer sintomas bastante desagradáveis, como:

  • Dor abdominal
  • Náuseas e vômitos
  • Diarreia
  • Diminuição exagerada da glicemia
  • Sonolência

Assim, a recomendação é consumir no máximo duas xícaras ao dia, de preferência sem açúcar. E, caso algum sintoma surja após o consumo da bebida, o ideal é evitar o chá e procurar a orientação de um profissional de saúde.

Fontes e referências adicionais

Já experimentou o chá de louro com orégano? Conhecia os seus benefícios para a saúde? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

3 comentários em “7 benefícios do chá de louro com orégano: como fazer, para que serve e como tomar”

  1. O chá de orégano com louro,tem sido um forte aliado para minhas dores até mesmo depressão.Acrescentei cúrcuma e alecrim. Numa crise de Pânico . Foi um milagre.

    Responder
  2. Obrigada pelas informações,foram muito bem vindas,ate porque não sabia que podia fazer esse mistura de duas ervas. Muitíssimo obrigada ?

    Responder
  3. Gosto muito do chá de louro com orégano.pra mim e muito bom pra meu marido foi bom para despeitora porque estava com tosse peito cheio e sentiu o um grande alívio

    Responder